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Restaurante de hotel: saiba quais são suas particularidades

A rede hoteleira tem ficado cada vez mais competitiva. Para conquistar a satisfação de seus clientes, existe a necessidade de construir e liderar uma ótima equipe, buscar sempre por capacitação e novos aprendizados, estar preparado para as emergências, contar com boas estratégias de marketing, fazer parcerias estratégicas e contar com uma forte presença na internet.

Mas além disso, o restaurante de hotel também merece destaque, justamente porque o espaço contribuirá para oferecer aos seus clientes uma experiência mais positiva, aumentando as chances de fidelizar o seu público! Por essa razão, criamos este conteúdo para que você saiba quais são as particularidades a serem adotadas nessa área de seu estabelecimento. Continue a leitura e confira!

Contar com uma boa hospitalidade

A qualidade do atendimento é uma característica a ser adotada em qualquer empresa, independentemente do nicho de atuação. Em um hotel, as pessoas buscam, principalmente, sentirem-se em casa, além de serem bem recebidas e contarem com profissionais que estejam alinhados com a cultura da empresa.

Por essa razão, ao abordarmos sobre restaurante de hotel, é preciso que esse seja o primeiro ponto de atenção. O serviço oferecido nessa área precisa ser tão bom quanto os demais, pois influenciará diretamente na percepção que o cliente terá da empresa. De nada adianta contar com quartos confortáveis, preços acessíveis e boa localização se o hóspede não gostar do atendimento prestado pelo restaurante, concorda?

Ter um cardápio alinhado com o público-alvo

Ao definir o cardápio de um restaurante, alguns cuidados devem ser tomados, e o processo parte justamente da definição de menu, começando pela escolha e avaliação detalhada de quais serão os pratos servidos. Nesse contexto, a primeira dica é considerar o seu público-alvo, entender as suas preferências e analisar quais são os tipos de comida mais buscados por quem frequenta o seu estabelecimento.

Aqui também é indicado considerar a região onde o hotel está localizado. Normalmente, as pessoas gostam de experimentar as particularidades típicas de onde elas estão passeando. Exemplo: quem vai ao Nordeste já tem algumas preferências de alimentação, como carne de sol, tapioca, moqueca de peixe, mariscos, entre outras. Por essa razão, para que seus hóspedes sejam imersos na cultura local, não deixe de prestar atenção a esses pontos para a definição de seus pratos.

Pratos definidos, chegou o momento de montar a estrutura do cardápio. Aqui, a identidade visual precisa estar alinhada com a do hotel, de modo que crie uma unidade entre todas as suas peças. O mais indicado é contratar um fotógrafo profissional para que as fotos sejam atrativas e já despertem o interesse do seu público, além de elaborar um layout que seja legível e elegante.

Contar com excelentes profissionais

Mais acima, mencionamos a importância da hospitalidade para que os clientes tenham uma experiência mais positiva em seu estabelecimento. Para que isso ocorra de forma mais precisa, existe a necessidade de contar com excelentes profissionais, além de oferecer treinamentos constantes para que eles possam exercer suas funções da melhor maneira possível.

Ao contar com cursos e treinamentos, colaboradores ficam mais satisfeitos com o local onde trabalham, uma vez que a empresa se preocupa com o seu aprendizado e com o seu crescimento. Isso permite com que haja redução da taxa de turnover, fazendo com que seu quadro de colaboradores permaneça o mesmo por um longo período, mantendo a qualidade adotada até então.

Por essa razão, é preciso que a equipe estabeleça quais são as principais prioridades dos profissionais, entenda os pontos principais que geram dificuldades e elabore capacitações de acordo com essas necessidades. Além disso, é importante que a participação de todos seja estimulada, uma vez que o atendimento deve ser alinhado e padronizado.

Analisar o restaurante diariamente

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a análise diária do restaurante. Essa parte do hotel também precisa gerar lucro para o seu caixa. Sendo assim, a forma mais efetiva de conferir esses resultados é por meio de uma avaliação periódica dos valores de entrada e saída, o que permitirá que a gestão trace estratégias eficazes para atrair mais pessoas e melhorar a experiência como um todo.

Portanto, é preciso contar com uma análise de todos os faturamentos em um determinado período, bem como entender sobre o dinheiro gasto até então. Caso os números não estejam tão atrativos, é preciso traçar estratégias. A partir desses dados, avalie como fazer uma redução de custos sem afetar a qualidade dos serviços e pratos ofertados, contando sempre com o auxílio da tecnologia.

Hoje, existem ferramentas que contribuem para a gestão do hotel como um todo. Desde o controle do fluxo de clientes até a gestão financeira, todo o processo pode ser automatizado, contribuindo para que informações sejam acessadas em um curto período de tempo e ações possam ser aplicadas com o objetivo de alcançar as metas preestabelecidas no planejamento estratégico.

Investir em mobília

Os móveis são fatores essenciais para a concepção de um lugar. Por meio deles, há a possibilidade de personalizar o ambiente, deixar os clientes mais confortáveis, além de trazer uma experiência mais rica para quem frequenta o restaurante do hotel.

Para escolher as mesas e cadeiras de forma adequada, alguns cuidados devem ser tomados. É preciso que eles se adéquem ao estilo do restaurante, sejam bem distribuídos pelo local e sejam compatíveis com a mensagem passada pelo seu estabelecimento.

Também é preciso se preocupar com a acessibilidade. A distância entre uma mesa e outra, por exemplo, é um fator de preocupação, uma vez que já existe um decreto do governo federal que regulamenta essa questão.

Por fim, escolha um fornecedor de qualidade, que entenda quais são as suas principais necessidades e ofereça materiais com durabilidade ao mesmo tempo em que traz beleza para o seu espaço.

Neste conteúdo, você entendeu um pouco mais sobre as principais particularidades de um restaurante de hotel. Como pôde perceber, preocupar-se com a parte física do ambiente deve ser uma das prioridades, uma vez que vai permitir uma melhor experiência aos seus hóspedes e contribuir para a fidelização dos clientes.

Caso tenha ficado interessado no assunto e queira avaliar quais são as linhas de móveis mais indicadas para o seu estabelecimento, basta entrar em contato com a Franco Bachot!

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