Conecte-se conosco

Gestão

6 dicas valiosas para um gestão financeira em hotéis eficiente

A má gestão financeira em hotéis pode comprometer o desempenho do negócio — mesmo que a taxa de ocupação esteja entre as mais altas. Isso acontece, principalmente, por causa da falta de conhecimento e visão estratégica por parte dos gestores.

Não é novidade que qualquer empresa mereça atenção quando o assunto envolve suas finanças. Independentemente do porte do seu hotel, a cidade onde ele está ou o tempo de mercado, é necessário adotar boas práticas financeiras para dar continuidade ao negócio.

Neste artigo, você vai conhecer 6 dicas de gestão financeira em hotéis. Saiba como fazer suas contas ficarem no azul e a preparar seu hotel para voos mais altos!

1. Faça o planejamento financeiro

O planejamento financeiro é uma ferramenta indispensável para quem deseja atuar de maneira estratégica. É muito importante que, antes de separar a calculadora e abrir uma planilha no computador, você compreenda o cenário atual do seu hotel.

Avalie os caminhos que podem ser adotados e liste o que será necessário para alcançar seus objetivos — inclusive os recursos financeiros. É a partir disso que você determinará a base para o crescimento saudável do hotel.

Suas receitas e despesas serão geridas com maior eficácia, facilitando a análise dos gastos que podem ser reduzidos ou eliminados. Dessa maneira, torna-se mais prático prever a saúde financeira do negócio nos próximos meses.

2. Controle o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é a peça central da gestão financeira em hotéis. Para que ela continue em bom funcionamento, será necessário estabelecer uma política de controle de entradas e saídas.

O controle do fluxo de caixa deve ser feito com certa frequência. Você pode estabelecer, por exemplo, uma checagem mensal e prever os próximos 12 meses. Para isso, saiba qual é o saldo atual de todas as contas da empresa.

Registre as contas a pagar e a receber e acompanhe os vencimentos de perto. Evite o pagamento de multas e juros por atraso e garanta que seus clientes façam o pagamento sempre em dia.

3. Conheça seus custos e despesas

Atenção ao dinheiro que sai do caixa! Para fazer uma eficiente gestão financeira em hotéis, é necessário contabilizar até o açúcar comprado para adoçar o café.

As boas práticas de gestão podem começar por um levantamento de todos os custos e despesas do hotel. Sem isso, será difícil garantir os recursos necessários para, por exemplo, a expansão do negócio e, às vezes, até o pagamento de algumas contas básicas.

Reúna informações de todas as áreas do hotel. Utilize uma planilha e separe, por exemplo, os gastos isolados dos recorrentes. E dê nome às despesas. Além da quantia, saiba o porquê de ter pago cada conta identificada.

4. Tenha um calendário de pagamentos

A organização é um atributo essencial para a gestão financeira em hotéis. Mas com tantas contas e prazos, é comum esquecer de um detalhe ou outro. Por isso, conte com o apoio de uma ferramenta que o ajude nesse sentido: o calendário de pagamentos.

Planilhas, aplicativos ou programas de computador, esse calendário o ajuda a não se perder durante o cumprimento das obrigações financeiras do negócio.

Lembre-se de que o objetivo é evitar gastos extras com o pagamento de multas e juros por atraso. Sendo assim, elabore um calendário com todos os pagamentos e crie alertas para que você ou o responsável financeiro não perca o prazo.

Esquecer o pagamento de algum imposto pode gerar constrangimentos e, em casos mais graves, interdições e até o fechamento do hotel.

5. Faça uma boa gestão de estoque

O estoque de alimentos e outras mercadorias para revenda precisam de recursos que financiem sua compra e reabastecimento. Se não há um controle desse tipo, em algum momento ocorrerá ruptura e seus hóspedes serão os primeiros a notar.

Na gestão financeira em hotéis, também é fundamental controlar tudo o que você mantém em estoque. Os produtos que ali estão são parte do seu capital e, deixar que estraguem, significa perder dinheiro.

A organização dos alimentos, por exemplo, deve privilegiar os que têm vencimento próximo. Por isso, converse com a equipe de cozinha para que o cardápio valorize esses produtos para que não aconteçam desperdícios e perdas financeiras.

6. Determine objetivos e trace metas

Como você imagina seu hotel daqui a cinco anos? Acompanhe o mercado para descobrir tendências e ver quais são os produtos e serviços mais populares entre os hóspedes.

Saiba também o que a sua região oferecerá no futuro em infraestrutura e estímulo ao turismo para adequar a capacidade do seu hotel às novas demandas. Determine os objetivos que deverão ser cumpridos nos próximos meses e até anos.

Para facilitar o cumprimento deles, separe cada um e divida-os em grupos de metas. Cada passo rumo à concretização de um objetivo é uma meta que deverá ser alcançada.

Sabemos que esses passos também envolvem estratégias para aumentar a receita do hotel e garantir os recursos necessários para seus objetivos.

Listamos, a seguir, algumas dicas rápidas. Confira!

  • Ofereça valor: o hóspede espera ter exatamente o que está pagando. Por isso, ofereça benefícios que justifiquem a estadia em seu hotel;
  • dinamize a utilização da estrutura: crie um programa com atividades diversas que estimulem a ocupação. Você pode pensar, por exemplo, em um day use;
  • aposte no marketing digital: conheça as diferentes soluções e canais que são oferecidos pela internet para divulgar seu hotel;
  • crie campanhas segmentadas: ofereça serviços específicos para determinados públicos, como os recém-casados.

O cumprimento dos seus objetivos e metas também depende do acompanhamento de indicadores hoteleiros — dados apurados sobre diferentes aspectos do negócio que ajudam a mostrar o estado real de sua situação.

Esses indicadores servem também para acompanhar resultados, descobrir problemas e identificar oportunidades de melhoria. Dentre eles, é possível medir a taxa de ocupação, a taxa média diária, o total de receitas por acomodação disponível e o índice de satisfação dos hóspedes.

É necessário conhecer detalhadamente os diferentes indicadores hoteleiros e saber também como mensurá-los!

A boa gestão financeira em hotéis depende do seu esforço como gestor. É preciso controlar cada centavo que entra e sai das suas contas para alcançar seus objetivos por meio de estratégias práticas, viáveis e realistas.

Para que você continue fazendo uma boa gestão financeira e aumente a receita do seu negócio, baixe agora o e-book sobre mobiliário para hotéis. Você vai saber como escolher mesas e cadeiras de boa durabilidade e que estão alinhadas com o propósito da sua empresa!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Gestão

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Aviso: Nós da Franco Bachot utilizamos de cookies com ferramentas do Google e Facebook para verificar informações e melhorar a experiência de nossos clientes para oferecer melhores produtos e serviços.
Send this to a friend