Conecte-se conosco

Decoração

Restaurante corporativo: veja o passo a passo de como montar um!

Está pensando em oferecer alimentação aos seus funcionários dentro da empresa? O restaurante corporativo é uma excelente alternativa para empresários que se preocupam com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores. Trata-se de uma iniciativa que gera valor para o negócio e para todos os frequentadores do local.

Contudo, é importante tomar alguns cuidados para que a implementação seja bem feita. Por isso, você vai ver neste artigo o que é um restaurante corporativo, por que montar um desses em sua empresa e como fazer isso de forma mais eficiente. Confira!

O que é um restaurante corporativo?

O restaurante corporativo é um local no qual a empresa oferece alimentação para os seus colaboradores. De uma forma resumida, é um restaurante como qualquer outro, mas administrado pela própria organização ou por uma empresa terceirizada. Ele pode seguir o modelo self-service ou de pratos montados pela equipe da cozinha.

Por que implementar um restaurante dentro da empresa?

Em muitos casos, a empresa pode apenas conceder o benefício de vale-refeição ou vale-alimentação, que são mais simples de gerenciar. Contudo, organizações maiores e que estão situadas em regiões mais afastadas acabam não gerando valor em soluções dessa natureza e precisam optar por algo mais adequado à sua realidade.

Nesse sentido, veja algumas das principais vantagens obtidas por quem adota o restaurante corporativo.

Contribui com a qualidade de vida dos funcionários

Servir alimentação na empresa é uma prática que proporciona melhorias na saúde e na qualidade de vidas aos funcionários. As refeições são elaboradas por nutricionistas, de forma a balancear corretamente a oferta de nutrientes e garantir opções mais saudáveis e adequadas para o tipo de rotina da organização.

Sem ter que se deslocarem para locais distantes, os funcionários ganham mais tempo para descansarem no período do intervalo e voltam mais motivados para o fim do expediente.

Mostra a preocupação da empresa com a saúde de seus colaboradores

As relações de trabalho estão se transformando e as pessoas passaram a dar mais valor ao comportamento da empresa do que ao salário oferecido. Com isso, os empreendedores que demonstram preocupação e interesse com seus funcionários ganham um voto a mais de confiança.

Os colaboradores percebem que existe um movimento em prol da saúde e do bem-estar das pessoas. Isso mostra que eles não serão tratados como apenas mais um recurso para a geração de lucros, mas sim como seres humanos, com necessidades e vontades relevantes para o seu desenvolvimento.

Melhora a produtividade e motivação das pessoas

Outro ponto é que o restaurante corporativo ajuda a melhorar a produtividade e a motivação dos funcionários. Com mais tempo para descansar e uma alimentação balanceada, os colaboradores se sentam mais bem dispostos e animados para exercerem suas tarefas rotineiras.

Eles sabem que podem contar com o apoio da empresa, pois ela demonstra que se importa e isso traz tranquilidade e segurança. Sem grandes preocupações, a capacidade de produção e concentração aumentam e os resultados tendem a apresentar melhoras significativas.

Como montar um restaurante corporativo?

Até aqui, ficou claro que ter um restaurante corporativo na empresa é muito vantajoso para o negócio sob vários aspectos. Agora, você vai ver algumas dicas para garantir uma implantação tranquila e adequada. Acompanhe.

Separe um local amplo e adequado

A escolha do espaço para a montagem do restaurante corporativo deve ser feita com cuidado. O ideal é contar com o apoio de um profissional da área de arquitetura e decoração. Isso acontece porque é preciso pensar em diversas questões, tais como o volume de pessoas no recinto nos horários de maior pico, o tamanho necessário para a produção dos alimentos e a compra de equipamentos para a cozinha, entre outros.

Com base nessas definições, procure um local que seja arejado, amplo e de fácil acesso. É importante ter banheiros nas proximidades e pensar em um layout interno que facilite o trânsito das pessoas ao longo do dia.

Atente-se para o cumprimento de exigências legais

A oferta de alimentação na empresa deve seguir algumas determinações importantes, que garantem a segurança alimentar e o cumprimento de exigências trabalhistas. Veja os detalhes abaixo.

Legislação trabalhista

A CLT  (Consolidação das Leis do Trabalho) não exige que as empresas forneçam a alimentação aos trabalhadores. Contudo, o governo criou o PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) — que visa melhorar as condições alimentícias dos funcionários por meio de incentivos fiscais concedidos às empresas.

Existem, ainda, as normas regulamentadoras (NRs) que visam o estabelecimento de condições mínimas de trabalho. Entre elas, a NR-24 exige que, para empresas com mais 300 empregados, seja disponibilizado um espaço confortável para que eles possam fazer suas refeições. Mas não dizem nada em relação ao fornecimento dos alimentos em si.

Por outro lado, grande parte dos sindicatos de categorias estabelecem em seus acordos junto aos sindicatos patronais a oferta de um valor mínimo ao dia, sob a forma de vale-refeição ou vale-alimentação. É preciso analisar caso a caso para garantir o cumprimento correto das exigências do setor.

Normas da Anvisa

Como foi mencionado no início do artigo, os restaurantes corporativos são como os estabelecimentos normais, portanto precisam seguir as mesmas orientações no que se refere às questões sanitárias. São providências em relação à limpeza, tratamento de resíduos e controle de pragas determinadas e fiscalizadas pela Anvisa.

Escolha um mobiliário de qualidade

Por fim, é muito importante fazer uma escolha adequada dos móveis que serão colocados no espaço. Eles devem ser de boa qualidade, feitos com materiais duradouros, tanto em sua estrutura quanto no acabamento. Os tipos de mesas e cadeiras também podem variar de acordo com o perfil da empresa, que pode optar por booths para pequenos grupos, mesas mais longas para acomodar mais pessoas entre outras opções.

Agora que você já sabe a importância de um restaurante corporativo e como montar um em sua empresa, que tal começar a pensar sobre o assunto? Proporcione mais qualidade de vida para seus funcionários e alcance melhores resultados para o seu negócio!

Se você gostou deste artigo e está pensando em como começar a colocar essas ideias em prática, confira estas tendências em móveis!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Decoração

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend