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Atrair hóspedes nas férias: descubra 8 formas efetivas aqui

Atrair hóspedes nas férias é o desafio de qualquer hotel, pois nesse período a oferta de estabelecimentos é alta e os empreendimentos têm que disputar a preferência do consumidor.

Para se destacar frente à concorrência é necessário adotar algumas estratégias eficazes. Ao final desta leitura, você vai conhecer as ações mais assertivas para aumentar a clientela do seu hotel, principalmente nesse período. Vamos começar?

1. Mantenha presença online

Hoje em dia, o Google é a principal ferramenta de consulta do consumidor. As pessoas buscam tudo na internet, inclusive temas relacionados às viagens que pretendem fazer e onde se hospedar.

Por isso, é essencial estar presente em canais diferentes. Ou seja, tenha um site e, se possível, um blog, crie seu perfil nas redes sociais e disponibilize canais de comunicação (chats e e-mail, por exemplo). Uma dica: ter seu próprio site e blog traduzidos para outras línguas ajuda a atrair turistas estrangeiros.

Além disso, é importante manter suas informações atualizadas e estar disponível para atendê-los online e solucionar suas dúvidas. Isso significa entregar conteúdo qualificado para o seu público, estabelecer um canal de comunicação com os clientes, analisar suas avaliações, críticas e sugestões para transformá-las em melhorias. Essas ações feitas nos meios digitais podem trazer bons resultados para seu negócio.

2. Mostre o que fazer na sua região

Quando falamos em férias, estamos falando de experiências. Nesse período, as pessoas desejam vivenciar momentos agradáveis, sem preocupações e aborrecimentos. Uma maneira de proporcionar boas experiências para o seu público é divulgando as atrações da região.

Então, produza conteúdos que forneçam informações relevantes sobre sua cidade. Aposte em eventos que vão acontecer naquela época do ano, atrativos da região, diferencial do seu hotel, entretenimentos etc.

Se o hotel fica no Rio de Janeiro, por exemplo, produza conteúdos como “Os melhores restaurantes para jantar em Copacabana” ou “10 melhores lugares para curtir com os amigos no Rio de Janeiro nas férias de fim de ano”. Com isso, seu hotel disponibiliza um conteúdo de valor para os hóspedes, o que ajuda a convencê-los de que a sua cidade é a melhor opção para eles passarem as férias.

3. Anuncie para públicos semelhantes ao do hotel

Para criar anúncios para públicos semelhantes ao do seu hotel reúna as listas de e-mail dos hóspedes que estiveram na hospedagem nos últimos 3 anos durante a temporada de férias.

Com o material em mãos, acesse o gerenciador de anúncios do Facebook, seguida pela Biblioteca de Ativos, e crie um público personalizado de acordo com essa lista de e-mail. Essa filtragem permite ao Facebook identificar pessoas semelhantes (mesma idade, interesses, região, estudos etc.) do público de origem.

Ao criar o anúncio com esse novo público, os resultados vão ser mais específicos, permitindo atingir pessoas com grandes chances de se interessarem por uma estadia no seu hotel ou na sua região.

4. Utilize fotos de qualidade

Uma das primeiras coisas que um hóspede faz quando está escolhendo um hotel é ver as fotos do local. Logo, estar atento a esse detalhe é importantíssimo. Fotografias de boa qualidade e com riqueza de detalhes ajudam a atrair o interesse. É fundamental possibilitar a visualização dos ambientes da hospedagem, tanto o quarto quanto as demais áreas, além dos atrativos que podem se tornar um diferencial para que o cliente escolha o seu estabelecimento.

Lembre-se que as fotos precisam ser realistas e realmente representar o que o consumidor vai encontrar em sua estadia. Dispense o Photoshop para ocultar paredes sujas ou objetos quebrados, por exemplo. Isso evita a quebra de expectativa e de confiança no hotel.

5. Ofereça um tour virtual

O tour virtual é uma maneira de fazer com que as pessoas conheçam melhor o hotel. Ele permite que o hóspede se sinta dentro do estabelecimento antes mesmo de fazer a reserva.

Se seu empreendimento disponibiliza um tour 360°, o visitante pode conhecer o local mais detalhadamente e por ângulos diferentes, com foco nos pontos que mais pesam na decisão de escolha. Isso otimiza o tempo, além de proporcionar uma pesquisa mais efetiva — o que pode pesar na hora de tomar uma decisão, por ser um diferencial competitivo.

6. Foque na excelência

Não adianta investir em estratégia de marketing se o seu serviço não estiver à altura da propaganda. Logo, priorize o bom serviço, o conforto, a limpeza, a qualidade e tudo o que agregue valor à experiência do cliente.

Ou seja, garanta que a qualidade do seu hotel corresponda às expectativas do seu hóspede. Essa prática aumenta a satisfação e fidelização de clientes, além de torná-los potenciais propagadores da sua marca.

7. Valorize as avaliações dos hóspedes

Muitos hóspedes procuram por hotéis baseados nas avaliações de outras pessoas que já estiveram no local. O impacto de uma avaliação em sites como o TripAdvisor e Booking, por exemplo, é notável.

Comentários positivos ou negativos refletem diretamente na reputação da empresa, pois os hotéis bem avaliados são preferidos pelos clientes, enquanto os que recebem muitas reclamações têm menos hóspedes. Para garantir boas avaliações, adote as seguintes medidas:

  • invista na qualidade do seu serviço e das instalações: é a sua qualidade que fará com que os hóspedes deem boas notas e deixem comentários positivos;
  • use fotos e vídeos que transmitam a realidade do hotel: nada de Photoshop ou fotos “maquiadas”, pois isso pode irritar clientes que perceberem a diferença entre o que foi prometido e a realidade.
  • responda comentários dos hóspedes: quando o hóspede deixar um comentário positivo, sempre agradeça e mostre sua satisfação em atendê-lo bem. Caso seja negativo, mostre que você se preocupa com suas dores e está trabalhando para encontrar a solução para os inconvenientes que o cliente enfrentou.

Use as críticas para identificar pontos a serem melhorados na sua hospedagem. Isso mostra que você valoriza a opinião do seu hóspede e que se esforça para melhorar o serviço do hotel.

8. Criar atividades variadas

Aposte em programações dentro do hotel ou por ele organizadas. Bailes, jantares, caminhadas, espaço para recreação infantil etc. Muitas pessoas consideram essas ações como um ponto a ser destacado no momento de escolher a hospedagem. No período de férias, quanto mais recursos voltados para o entretenimento, conforto e diversão, maiores as chances de agradar.

Se o hotel já oferece algum tipo de atividade, dê especial atenção à divulgação dela. É importante destacá-la no site e nas redes sociais do empreendimento. Essa é uma excelente maneira para que tal atividade seja encontrada por quem está procurando essa programação.

Ao colocar em prática as dicas deste post, é possível atrair hóspedes não só nas férias mas também em períodos de baixa temporada, pois as estratégias apontadas trazem resultados sustentáveis.

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