Conecte-se conosco

Eventos

Veja como festivais gastronômicos potencializam a divulgação de um restaurante!

O prazer de comer enche os olhos e a boca, mas também se desdobra no prazer de interagir: por isso, deve ser celebrado sempre! Festivais gastronômicos são excelentes oportunidades para valorizar essa arte e melhorar a divulgação do seu restaurante de forma criativa e marcante.

O segredo para o sucesso de um evento como esse está no planejamento e na qualidade das parcerias. Você mesmo pode iniciar o movimento e buscar outros interessados nessa empreitada. Quer saber como? Confira nossas dicas!

O festival gastronômico como estratégia de co-marketing

Uma estratégia de co-marketing envolve duas ou mais empresas que têm o mesmo público-alvo para fazer ações de divulgação em parceria, garantindo maior alcance e impacto da mensagem. Os participantes não devem ser concorrentes diretos, mas sim oferecer aos clientes experiências complementares.

Com esse formato é possível unir forças — e verbas — para alcançar resultados mais efetivos. Assim, os custos de uma campanha são divididos e as clientelas das empresas envolvidas são compartilhadas, garantindo o acesso a novos públicos em um contexto extremamente favorável.

Você pode promover um festival gastronômico a partir desse conceito, convidando outros restaurantes e estabelecimentos para enriquecer as vivências gastronômicas dos seus clientes. Se você tem uma cantina italiana, por exemplo, vale buscar na sua região restaurantes temáticos de outros países, permitindo que o público também conheça a culinária árabe, mexicana, japonesa, indiana e assim por diante.

As vantagens de um festival gastronômico para a sua marca

Ao incluir seu restaurante em um festival gastronômico, você posiciona sua marca como autoridade no assunto, capaz de influenciar seu mercado e atuar como força dominante. É como se todos os participantes do evento fizessem parte de um seleto grupo de referência em gastronomia, atraindo a atenção e o respeito do público.

Por isso, vale lembrar que o impacto da ação deverá ecoar por muito tempo, conforme as associações positivas que você conseguir criar e a base de clientes que for fidelizada. Logo, não é viável analisar os resultados considerando apenas a movimentação de clientes durante o festival: seu cardápio conquistará um espaço de destaque definitivo na mente dos clientes.

Nesse sentido, você precisa ter clareza sobre como o restaurante deve ser lembrado pelos consumidores. Que imagem e que valores deseja transmitir? Tal reflexão influenciará diretamente a escolha dos parceiros e as estratégias de menu e serviço adotadas nessa ocasião tão especial.

Caso seu negócio seja um produto turístico, o reconhecimento também pode ir além das fronteiras regionais. É pela boca que se conhece a cultura de um lugar: por isso os turistas estão sempre querendo experimentar a comida típica do lugar que visitam. Eles são apaixonados não só pela boa mesa, mas também pela história de cada prato.

Saiba como organizar o evento

Defina uma missão

Todo evento tem sua razão de existir, que é expressa por meio de uma missão. Ela deve ser capaz de traduzir, em poucas palavras, o principal conceito, seu propósito e contribuição para o mercado. No caso de um festival gastronômico, podemos dizer que a missão é fortalecer a reputação da comida regional, proporcionando experiências diferenciadas ao público.

Selecione e convide os parceiros

Com a missão clara, é hora de procurar os melhores parceiros. Por isso, não abra o convite para todos os interessados: selecione cuidadosamente os que serão capazes de garantir uma proposta de valor diferenciada e encantar o público. Lembre-se que não apenas o seu restaurante, mas todos os envolvidos serão responsáveis pela reputação do grupo.

Outra opção para reforçar o time de investidores é fazer acordos com seus principais fornecedores para que sejam destacados nas peças de comunicação.

Defina as atrações

Em toda parte, há pessoas realizando novas experiências com ingredientes e criando receitas novas: em termos gastronômicos, é preciso ser cada vez mais criativo. Esse é o principal critério para selecionar os pratos que ganharão destaque durante o festival. Cada participante deverá colocar em evidência uma receita inédita, preferencialmente com um preço diferenciado durante o período selecionado.

Para chamar ainda mais a atenção, vale incrementar a programação com música ao vivo e outros tipos de manifestações artísticas, como exposições culturais.

Elabore um plano de divulgação

A divulgação do festival na mídia deve transformar a experiência da cozinha em espetáculo, no qual os chefs são apresentados como personagens principais. Por isso, com pelo menos um mês de antecedência, explore a publicidade em diversas mídias para que o desejo das pessoas pelos pratos anunciados seja alimentado de várias formas.

Assim, você deve reforçar a comunicação nas redes sociais, espalhar cartazes pela cidade, distribuir panfletos e procurar os canais de mídia regional para sugerir a divulgação. Como se trata de um evento cultural, de interesse público, esse espaço pode ser conquistado em programas de variedades e telejornais no formato de notícia, sem o custo de veiculação da propaganda.

Não deixe de contratar um bom fotógrafo profissional para fazer as fotos dos pratos destacados sob diversos ângulos. Um forte apelo visual é indispensável para estimular o apetite do público e atraí-lo definitivamente!

Outra dica é fazer um convite especial a celebridades, autoridades, blogueiros e personalidades do Instagram e do YouTube. Além de reforçar a seriedade e o status do restaurante perante os clientes, ainda existe a chance de uma repercussão positiva nas redes sociais de importantes influenciadores do público.

Prepare seu restaurante

Embora o valor gasto em comunicação seja importante, a qualidade oferecida pelo estabelecimento é igualmente significativa para a construção de uma marca forte. Trata-se de uma ocasião festiva e, portanto, a recepção deve ser diferenciada. Mas cuidado para não oferecer uma experiência muito distante do padrão para que os clientes não se frustrem ao voltar.

Como a reputação do seu restaurante estará em jogo como nunca, é preciso estar atento a todos os detalhes: decoração, limpeza, processos internos, equipe necessária, estoque disponível, entre outros fatores. Se possível, estabeleça critérios claros de atendimento e promova um treinamento especial para preparar a equipe.

Gostou da ideia de promover festivais gastronômicos? Lembre-se que um evento ideal será aquele cujo público corresponda bem ao mercado-alvo desejado, gere atenção favorável e seja singular, aprimorando a imagem das marcas envolvidas. Isso deve estar sempre claro para que todos os parceiros caminhem na mesma direção e com o mesmo propósito.

Quer ver outras ideias para tornar seu restaurante ainda mais conhecido? Confira nosso guia sobre como divulgar seu estabelecimento online!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Eventos

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend