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Como garantir o conforto dos clientes no hotel?

Contar com diferenciais competitivos deve ser uma prioridade de qualquer gestão de hotel. Afinal, é por meio das características de destaque em relação aos concorrentes é que seus resultados serão mais efetivos, de modo que a lucratividade aumente e, consequentemente, haja mais pessoas fidelizadas com o seu negócio. Nesse cenário, não se pode deixar de lado o conforto dos clientes.

São diversos aspectos considerados por um hóspede ao escolher o estabelecimento onde ficará por uma noite ou alguns dias. Atendimento, preço, boas opções de café da manhã etc. Porém, de nada adianta investir em todos esses pontos se não levar em conta a comodidade das pessoas.

Por essa razão, elaboramos este conteúdo para que você entenda um pouco mais sobre o assunto.

Facilite o processo de check-in

Quando mencionamos sobre conforto, não estamos nos referindo apenas à experiência que o hóspede terá em seu estabelecimento no que diz respeito ao quarto em si. Claro, isso é essencial e abordaremos mais adiante. Mas sua percepção em relação ao atendimento e aos processos de seu negócio também devem ser levadas em consideração.

Entenda: suponhamos que seu espaço ofereça tudo o que um empreendimento pode trazer de melhor. Quartos que atendem às expectativas, um bom café da manhã e tudo o que for preciso para que eles se sintam bem durante a estadia. Porém, durante o processo de check-in, o cliente precisou esperar bastante, enfrentou filas e/ou falta de preparo de sua equipe.

Nesse caso, todas as qualidades citadas não seriam suficientes para trazer a satisfação daquela pessoa. Afinal, em seu primeiro momento houve um desalinhamento entre o que se espera de uma boa recepção e o que ocorreu de fato. Por essa razão, preocupe-se sempre em facilitar o processo de check-in. Em casos específicos, inclusive, é interessante ter mais flexibilidade quanto aos horários (claro, quando for possível e houver disponibilidade de quartos).

Alinhe expectativas

Outro fator que contribui para que seu hotel ofereça conforto aos clientes é o de alinhar expectativas. Em seus anúncios, preocupe-se em transmitir apenas o que, de fato, é real. Se o cliente esperar encontrar uma coisa e se deparar com outra, certamente ele ficará insatisfeito, mesmo que haja um quarto dentro do serviço contratado.

Também tenha atenção quanto às descrições. Só coloque em seu site aquilo que o empreendimento de fato oferece.

Tenha atenção quanto à limpeza do ambiente

O conforto dos clientes também está relacionado à limpeza do ambiente. Por essa razão, tenha uma equipe preparada para as trocas de hóspedes. Se o check-out for às 12h e o check-in posterior às 14h, deve haver um planejamento para que, entre esses horários, os profissionais possam executar da melhor forma a arrumação das suítes.

Além disso, é preciso que o ambiente seja acolhedor para os hóspedes. Nesse sentido, as roupas de cama devem ser cheirosas e macias, assim como esperam aqueles que confiaram em seu negócio para esse tipo de serviço. O banheiro deve receber uma atenção especial, pois se trata de um cômodo onde as pessoas mais reparam o serviço de limpeza.

Toda a mobília dos quartos e demais espaços do hotel devem ser limpos constantemente, de modo que a limpeza seja parte da cultura de seu negócio. Em sites nos quais as pessoas podem avaliar empreendimentos por onde passou, esse é um ponto que chama muita a atenção de todos os potenciais clientes.

Garanta a segurança do hotel

A segurança do hotel também deve ser levada em consideração quando estudamos sobre estratégias para garantir o conforto dos clientes. Para isso, alguns cuidados devem ser adotados. Nunca deixe de investir, por exemplo, em segurança. Tenha profissionais capacitados que garantam a integridade de seus clientes e possam trazer esse clima de tranquilidade. Considere a terceirização desse trabalho, uma vez que vai garantir a redução de custos e de burocracia quanto aos profissionais trazidos para seu espaço.

Tenha procedimentos padrões de emergências. Segurança não está voltada apenas para violência urbana: também é preciso que toda a equipe saiba como agir em casos de imprevistos, como em um incêndio. Os hóspedes também devem ser bem orientados em diferentes etapas de sua jornada, além de contar com uma comunicação adequada que oriente sobre qualquer situação que possa ocorrer. As saídas de emergências devem ser sinalizadas, e sua equipe continuamente preparada para eventualidades.

Por fim, tenha uma boa infraestrutura no que diz respeito às câmeras de segurança, em diferentes espaços, mesmo naqueles mais movimentados (academias e áreas de lazer como um todo).

Preocupe-se com o mobiliário do seu hotel

Para garantir conforto dos clientes, esse é um dos principais tópicos. Móveis de qualidade são considerados características de satisfação para o hóspede nos mais diversos sentidos. Além de transmitir mais credibilidade para seu espaço, é uma maneira de ter uma identidade firmada com mais eficiência, bem como deixar o espaço esteticamente mais agradável.

Não devemos esquecer que um público satisfeito é sinônimo de bons resultados. Quando há faturamento dentro das expectativas da gestão, naturalmente é porque há público que confia nos serviços do seu empreendimento. Consequentemente, as chances de ele indicar para amigos e familiares aumentam consideravelmente.

Para a escolha adequada dos móveis para hotel, ressaltamos:

  • analise a qualidade do material — além de contribuir para o conforto dos hóspedes, também trará mais durabilidade para seus móveis. Devemos levar em conta que eles são constantemente higienizados, o que aumenta a necessidade de ter bons produtos;
  • descubra como esses materiais foram construídos e tenha atenção aos acabamentos;
  • busque no mercado fornecedores e empresas que tenham costume com o setor hoteleiro, uma vez que vai entender as necessidades e suas particularidades enquanto empresa.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais algumas dicas práticas para garantir conforto dos clientes em seu hotel. Como podemos ver, não basta apenas investir em um bom atendimento e em ações de marketing que encantam seu público. É preciso estar atento quanto à infraestrutura de seu espaço, bem como aos pontos que afetam sua experiência enquanto hóspede.

O mobiliário é uma excelente opção nesse sentido. Se você deseja conhecer um pouco mais sobre o tema, entre em contato com a Franco Bachot e conheça os seus produtos!

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