Conecte-se conosco

Decoração

Saiba como decorar um hotel sem gastar muito

Quem é empresário no setor hoteleiro sabe muito bem que os hóspedes podem ser bastante exigentes em relação aos detalhes dos ambientes. A decoração é uma das principais responsáveis por proporcionar uma boa experiência aos clientes e, por isso, merece uma atenção especial. Mas como decorar hotel sem gastar tanto nem prejudicar a qualidade do resultado?

É o que você vai aprender neste artigo! Confira as dicas abaixo e garanta ambientes mais agradáveis e eficientes em seu hotel.

Explore os ambientes de forma criativa

A criatividade é a melhor amiga do seu orçamento. Ela pode ser aplicada tanto em ambientes de descanso e relaxamento quanto nos mais estimulantes, como explicado abaixo.

Espaços de descanso e relaxamento

Os espaços reservados para esses fins devem promover mais calma e tranquilidade. É importante que eles contem com móveis mais confortáveis, cores mais neutras nos elementos e uma iluminação menos invasiva.

A criatividade pode ser utilizada para aproveitar espaços que não estão sendo utilizados. Um banco pode ocupar um canto que estava abandonado, um conjunto de mesa pode ser inserido em uma varanda, entre inúmeras outras possibilidades.

Espaços estimulantes

Os hotéis também precisam de espaços que sejam estimulantes. O restaurante, por exemplo, deve contar com uma decoração que incentive as pessoas a experimentar as opções do cardápio.

Use a criatividade para organizar o layout dos móveis e das ilhas onde as comidas são servidas. Crie um caminho que induza os hóspedes a aproveitarem a experiência do momento da refeição de uma forma mais completa e agradável.

Utilize cores e texturas nas paredes

Uma decoração de hotel bem-feita deve considerar o uso inteligente das paredes de cada ambiente. Os pontos principais nesse quesito são as cores e as texturas aplicadas, como detalhado a seguir.

Cores

As cores exercem uma função estimulante em nossos cérebros. Cada uma passa uma mensagem diferenciada que deve ser considerada na hora de montar a paleta de cada ambiente. Mesmo que a parede seja toda branca, é possível inserir quadros e outros elementos para trazer a cor para o ambiente e transformá-lo em um lugar mais agradável para os hóspedes.

Papéis de parede

Para quem gosta de utilizar o papel de parede, mas não consegue arcar com os custos de aplicá-lo em todas as paredes, uma boa alternativa é escolher apenas alguns pontos estratégicos para a aplicação.

Pode ser apenas uma das paredes de cada cômodo, ou mesmo parte delas. Use a criatividade para combinar as estampas e texturas com as cores do ambiente.

Texturas

As texturas são revestimentos que ajudam a trazer um diferencial ao ambiente. Existe uma diversidade muito grande de desenhos e relevos que podem ser aplicados para dar mais destaque a uma determinada localização.

Certifique-se de que a textura escolhida converse bem com as cores e demais elementos do ambiente. É muito importante que tudo seja pensado de forma integrada para que o resultado seja o melhor possível.

Aposte em materiais diferentes

A escolha dos materiais utilizados na decoração também tem uma influência muito grande nos custos e nos resultados obtidos. Veja abaixo alguns exemplos.

Ambientes rústicos

Pousadas e hotéis no campo pedem uma decoração mais rústica. O uso da madeira como principal material de todos os elementos dos ambientes é o mais indicado. Alguns tipos de tecido também são bem-vindos, o que aumenta as opções de usos.

Muitos elementos podem ser aproveitados de demolições e antiquários, tais como a madeira utilizada nos acabamentos e objetos característicos da vida no campo.

Ambientes clássicos

Os ambientes clássicos pedem o uso de tecidos e cores mais neutras. A elegância deve ser norteadora das escolhas de cada item do ambiente. Uma boa estratégia é investir em uma combinação monocromática nos móveis, paredes e cortinas. O uso de detalhes em prata ou dourado ajuda a trazer mais requinte ao ambiente, sem deixá-lo muito carregado.

Ambientes modernos

Ambientes mais modernos proporcionam um leque maior de materiais a serem aplicados. Em geral, as cores são o elemento determinante da decoração e está presente nos pontos mais estratégicos do local.

A principal preocupação deve ser com a interação entre os elementos, de forma que fiquem harmônicos. Móveis coloridos em sintonia com as cores das paredes são um ótimo exemplo.

Use a iluminação de forma estratégica

Não há como decorar hotel com qualidade sem pensar na iluminação. Existem duas questões muito importantes ao pensar nessa parte da decoração. Confira a seguir.

Destaque os elementos certos

A luz é o que nos permite enxergar o que há em um ambiente. Por isso, ela deve estar direcionada para os elementos que merecem destaque. Podem ser quadros nas paredes ou os centros das mesas no ambiente do restaurante. O importante é utilizar a iluminação de forma inteligente.

Considere os tipos de uso em cada ambiente

Cada ambiente requer um tipo de iluminação específica. Durante o dia, a iluminação natural pode ajudar a trazer mais frescor e tranquilidade para locais como varandas e restaurantes. Durante a noite, a luz baixa pode ajudar a manter o lugar mais aconchegante e intimista. Apenas lembre-se de que alguns locais devem ser mais claros para ajudar os hóspedes a se localizarem.

Invista em móveis de qualidade

A melhor forma de economizar na decoração de um hotel é investindo parte da verba em móveis de qualidade. Afinal, tratam-se de bens duráveis, que precisam acompanhar o empreendimento por vários anos sem apresentar defeitos e imperfeições.

Entre as principais características a serem avaliadas no momento de escolher os móveis para o hotel, veja algumas que impactam bastante na decoração.

Durabilidade

Os móveis escolhidos devem ter uma excelente durabilidade. Devem ser de fácil limpeza e estarem adequados ao ambiente onde serão colocados. Em áreas de alimentação, por exemplo, eles devem permitir mobilidade para a realocação de mesas e cadeiras conforme a variação da demanda. Em locais de descanso eles devem ser confortáveis e bonitos, melhorando a experiência dos hóspedes.

Design

O design dos móveis precisa estar de acordo com o restante da decoração. Isso envolve os tipos de materiais utilizados, as cores e os formatos. O ideal é contar com um fornecedor que ofereça linhas diversificadas de móveis, como a Franco Bachot, que tem 3 marcas distintas para atender a diferentes demandas de seus clientes.

Confiança

Acima de tudo, seu fornecedor de móveis deve ser de sua inteira confiança. É imprescindível que seja uma empresa com tradição no mercado e que tenha uma boa reputação. Ela deve atuar como parceira do seu hotel, agregando valor e qualidade aos serviços oferecidos para seus hóspedes.

Agora que você já sabe como decorar hotel garantindo qualidade e custos mais baixos, é hora de tirar os planos do papel. Conte com a ajuda de um profissional para encontrar o estilo ideal ao seu estabelecimento e siga as dicas deste post. Comece agora mesmo a conquistar o sucesso.

Gostou deste artigo? Assine a newsletter do blog Servir com Requinte e receba conteúdos como este em seu e-mail!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Decoração

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend