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Veja 5 ótimas dicas de Instagram para seu hotel!

Entre as redes sociais mais usadas do mundo está o Instagram, que, em 2021, somou o incrível número de 1,386 bilhão de usuários ao redor do mundo. 

No Brasil, por sua vez, o Instagram está na 4ª posição entres as maiores redes, com um total de 110 milhões de usuários, atrás apenas do Facebook, do YouTube e do WhatsApp. 

Por essa razão, não é surpresa que qualquer um que esteja atento ao mundo dos negócios deseje aumentar sua presença nessa rede, o que também vale para o setor de hotelaria.

Então, se você é novo nesse universo e precisa de dicas de Instagram para fazer a página do seu hotel crescer, acompanhe este texto até o fim!

O que é o Instagram?

O Instagram é uma rede social que se popularizou pelo compartilhamento de fotos e vídeos. Atualmente, a rede tem uma grande quantidade de recursos e um número maior ainda de diferentes públicos presentes em suas páginas.

Os usuários do Instagram falam de moda, de arte, de dança, de política e tantos outros temas que, diariamente, engajam milhões de outros usuários e, certamente, movimentam muitos produtos e serviços.

Em 2012, a marca foi comprada pela empresa Facebook, que é dona de três das cinco maiores redes sociais no Brasil: Facebook (130 milhões de usuários), YouTube (127 milhões), WhatsApp (120 milhões), Instagram (110 milhões), Facebook Messenger (77 milhões). Nosso país está em 2º lugar em número de usuários, atrás apenas dos Estados Unidos.

Quais as vantagens de estar presente no Instagram?

A presença no Instagram é muito importante para qualquer empresa que deseja estreitar seus laços com o público, tanto que a rede já é usada por milhares de marcas no Brasil e no mundo.

De acordo com uma pesquisa realizada com usuários brasileiros pela Opinion Box em 2021:

  • 16% dos usuários usam a rede para divulgar suas próprias marcas, serviços ou produtos;
  • 52% dos usuários já utilizaram as ferramentas da rede para encontrar produtos e serviços;
  • 75% já usaram o Instagram para participar de concursos, sorteios e promoções realizados por páginas comerciais;
  • 42% das pessoas que usam o app já tiraram dúvidas ou fizeram reclamações com empresas;
  • 82% seguem alguma marca ou empresa.

Olhando para esses dados percebemos que estar presente no Instagram permite que uma empresa interaja com milhões de clientes em potencial e que tais interações oferecem um retorno significativo. Portanto, para quem deseja aumentar as vendas ou a visibilidade de sua marca, essa pode ser uma ferramenta muito potente.

Quais são as principais ferramentas do Instagram?

No Instagram, existem algumas ferramentas disponíveis voltadas para a divulgação de fotos e vídeos — é claro que também é possível postar textos utilizando os mesmos recursos, mas é inegável que esse não é o foco principal da rede.

É importante conhecer e testar cada uma delas para poder avaliar qual se adequa melhor ao seu negócio, ou seja, qual oferece mais retorno do público.

Abaixo, vamos falar de algumas das ferramentas que podem ser mais relevantes para o seu hotel.

Stories

A função Stories do Instagram oferece espaço para que sejam publicados fotos ou vídeos — idealmente no formato tela cheia e na posição vertical — que ficarão disponíveis por 24 horas a partir do momento da postagem. 

Tanto para fotos quanto para vídeos, a exposição é temporária, de 15 segundos, mas é possível postar vídeos maiores através de vários stories em sequência, sendo que é possível gravar vídeos mais longos que serão automaticamente divididos em diferentes Stories pelo próprio app. 

É possível salvar stories temporários e publicá-los permanentemente no seu perfil de usuário, mas não é obrigatório.

IGTV

A proposta dessa ferramenta interna do Instagram é a publicação de vídeos verticais (idealmente) longos, de até uma hora de duração, permitindo que se apliquem formatos mais parecidos ao que temos na televisão, ou mesmo que se desenvolvam formatos inteiramente novos. 

Assim, para usar essa ferramenta, basta usar a imaginação! Realize entrevistas com o diretor de atividades de seu hotel ou com o chefe da cozinha, mostre como é feita a limpeza dos quartos, faça um tour pelas partes mais incríveis do seu hotel… Nessa função, tem tempo para tudo!

Os vídeos dessa ferramenta ficam presentes em uma aba exclusiva do perfil de cada usuário.

Reels

A função Reels aparece para um embate direto com o aplicativo chinês TikTok. 

Assim como a principal concorrente, essa ferramenta permite a publicação de vídeos verticais de até 30 segundos com efeitos como filtros, temporizadores, duetos com vídeos de outros usuários, áudios criados por outros usuários etc. 

Fotos de Feed

As fotos de feed são a função original do aplicativo. Hoje em dia, no entanto, a publicação de imagem e vídeos é possível em diversos formatos, enquanto que, no início do app, só era possível publicar fotos quadradas.

As fotos de feed ficam na página principal dos perfis de usuários e, portanto, ganham um caráter definidor de identidade forte. Geralmente, essas são as imagens acessadas em primeiro lugar por quem visita um perfil. 

Sendo assim, é importante mostrar a identidade da sua marca nessas fotos e tratá-las como uma vitrine do seu perfil no Instagram.

Quais são as melhores dicas de Instagram?

Agora que já esclarecemos os principais formatos de publicação, fique de olho em cinco dicas de Instagram que vão ajudar a atrair e manter mais seguidores em sua página e potencializar os efeitos positivos para o seu hotel.

1. Use hashtags

As hashtags são palavras chaves que, postadas na legenda das fotos ou vídeos, ajudam os usuários a encontrar sua postagem linkando a mesma a uma categoria de fotos definida por aquela tag.

Muitas pessoas desaconselham o uso de muitas hashtags e consideram um erro utilizar mais de duas em uma mesma postagem. No entanto, uma pesquisa realizada pela empresa TrackMaven mostrou que postagens com 9 ou mais hashtags apresentam um desempenho melhor do que postagens com menos de 9 tags.

É importante ser estratégico com o uso das tags e pesquisar quais delas estão apresentando maior visibilidade. Isso pode ser feito através de sites como o top-hashtags.com por exemplo. 

2. Monitore as postagens sobre sua marca

Aproveite a possibilidade que as ferramentas do Instagram oferecem — por meio dos filtros de hashtags e de local de postagem — para descobrir o que já estão postando e falando sobre o seu hotel na rede. 

Essa estratégia vai permitir que você conheça opiniões de seus usuários e aproveite as boas postagens para fazer mais divulgação e, até mesmo, descobrir problemas que possam ser relatados nas redes de maneira rápida e que permita que você realize controle de danos.

3. Envolva-se com outros negócios locais

Aproveite a visibilidade de outros negócios para divulgar sua marca para novos clientes. Para isso, crie eventos ou promoções que envolvam outras marcas e divulgue-as em sua página e peça que façam o mesmo na dele. 

Não se esqueça que os hóspedes irão ao seu hotel com o objetivo, também, de conhecer a cidade e, sendo assim, divulgar lugares interessantes próximos ao seu negócio também ajudará a atrair novos clientes.

4. Fique de olho na competição

O Instagram pode propiciar uma visão de seus concorrentes que poderá ensinar muito sobre o que fazer e o que não fazer no seu próprio hotel e faz muito bem quem aproveita essa ferramenta para realizar esse tipo de reconhecimento. 

Observe o que fazem os concorrentes, entenda e se inspire em estratégias que funcionam com o seu público-alvo. Seu negócio só tem a ganhar com isso.

5. Crie espaços instagramáveis

Crie espaços esteticamente lindos para tirar fotos e gravar vídeos — pense na iluminação, nas cores e no que valoriza as possibilidades oferecidas pelo Instagram. 

Ter espaços como esses vai estimular que seu público crie vídeos dentro do seu hotel e, consequentemente, faça a divulgação do seu negócio por você.

Aposte em uma decoração que revele a identidade e o conceito do seu negócio e exponha no próprio cenário uma hashtag específica que poderá, então, ser utilizada pelos hóspedes nas postagens e acessada por todos os usuários da rede. 

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