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Como atrair hóspedes na baixa temporada? Veja 5 ótimas dicas!

A atração dos hóspedes durante a baixa temporada é um desafio para os empreendedores do ramo da hotelaria. Nessa época, há uma queda na busca dos serviços em virtude do fim das férias escolares, volta às atividades laborais, término do verão etc. No entanto, essa dificuldade pode ser contornada com a adoção de estratégias distintas que possibilitem aos empreendimentos atrair clientes.

Neste post, vamos apontar quais são os meses de baixa temporada para um hotel e mostrar como atrair mais hóspedes durante esse período. Além disso, destacaremos a importância de se planejar para essa época. Aqui, você descobrirá como usar os preços a seu favor, organizar eventos atrativos e criar pacotes especiais, entre outras informações relevantes.

Gostaria de saber como as nossas dicas podem ajudar na atração de hóspedes e melhorar os resultados do seu hotel na baixa temporada? Continue a leitura!

Quais são os meses de baixa temporada em hotéis?

Normalmente, a baixa temporada corresponde aos períodos de férias, que ocorrem entre os meses de fevereiro até junho e de setembro até novembro. Durante esse período, acontecem as aulas e o desenvolvimento de atividades laborais, razão pela qual há uma redução nas viagens e passeios turísticos.

No entanto, essa pode ser uma boa época para viajar justamente por isso. Devido à baixa demanda, os preços das diárias dos hotéis caem de forma significativa e os viajantes conseguem obter um melhor custo-benefício.

Além disso, as pessoas que tiram férias na baixa temporada conseguem vivenciar momentos mais sossegados e curtir melhor o passeio. Afinal, não existem filas de espera para ver atrações e os lugares costumam ficar menos lotados. Bares e restaurantes se esvaziam e os hóspedes podem aproveitar a gastronomia com tranquilidade.

Por fim, vale lembrar que, para compreender melhor as épocas de baixa temporada de uma região, é preciso verificar as condições climáticas e os registros de movimentação de turistas nos anos anteriores. Isso é importante para o planejamento de gestores no setor hoteleiro.

Quais são dicas para atrair mais hóspedes nesse período?

A atração dos hóspedes na baixa temporada depende muito do planejamento que o empreendedor da hotelaria faz. É possível dar início ao processo de atrair clientes durante a alta temporada fazendo a divulgação do hotel em vários pontos da cidade e nas redes sociais.

Veja, a seguir, algumas sugestões interessantes para fortalecer seu negócio em todas as épocas do ano!

1. Saiba usar os preços

Sabemos que as pessoas concordam em pagar mais quando estão em busca de praia e sol, assim como durante o Carnaval e alguns feriados.

No entanto, na baixa temporada, os donos dos hotéis precisam saber usar os preços a seu favor. Se houver pouca movimentação após o término das férias escolares, é aconselhável baixar o valor cobrado pelas estadias e oferecer serviços adicionais.

2. Organize eventos

Alinhe a publicidade de acordo com as festas regionais e os feriados relacionados à cultura da sua cidade. Aproveite os festivais, shows, caravanas, maratonas e todas as datas comemorativas para ofertar pacotes especiais e atrair hóspedes para o seu estabelecimento.

Além disso, é preciso se organizar internamente. Prepare os seus colaboradores para trabalhar durante eventos na baixa temporada. Negocie com organizadores de festividades e procure fazer parcerias que sejam vantajosas para ambas as empresas.

Outra dica é prestar atenção aos hábitos de determinados grupos. Viajantes da terceira idade, por exemplo, costumam viajar o ano inteiro por ter mais tempo à disposição. Assim, vale a pena planejar atividades voltadas para esse público.

Outro grupo é o de profissionais da área de turismo de negócios. Esses hóspedes estão presentes durante baixa e alta temporada porque viajam a trabalho. Entre em sintonia com eles, crie um auditório, um espaço para realizar conferências, um ambiente para palestrantes e um local próprio para alimentação, se decidir focar nesse público-alvo.

3. Tenha pacotes especiais

Ofereça aos hóspedes pacotes especiais e tenha uma tabela diferenciada para a cobrança dos serviços para a baixa temporada. Uma boa dica é iniciar o marketing voltado para a baixa temporada já nas épocas de mais movimento, para que os clientes retornem.

Além disso, a precificação para atrair hóspedes deve ser baseada nas informações da região onde fica localizado o estabelecimento. Informe-se sobre as expectativas do público e os preços praticados pela concorrência para criar ofertas específicas. A alternação do tarifário costuma atrair os clientes ainda que não seja feriado.

Nos períodos entre segunda-feira e sexta-feira, promova música ao vivo, rodízios especiais, festas temáticas e shows para agregar valor às diárias. Mas não deixe de realizar eventos diferentes em finais de semana e de fazer promoções quando perceber que houve uma queda na procura pelos serviços. Lembre-se de que as ofertas têm o poder de estimular os clientes na baixa temporada.

4. Trabalhe com ofertas diferenciadas

Utilize um site bem elaborado para publicar os preços das diárias, mas crie possibilidades diferenciadas para hóspedes que fazem reservas diretas. O hotel pode oferecer um brinde especial para os clientes de baixa temporada ou condições mais interessantes de pagamento, por exemplo. Use a criatividade para chamar a atenção dos clientes e fidelizá-los.

5. Ofereça serviços adicionais

Implemente serviços adicionais gratuitos para os hóspedes em épocas de baixa temporada. O hotel poderá oferecer recreação extra, lavanderia, passeios turísticos, massagem, serviços de SPA, bar e restaurante etc. Para isso, o empreendimento pode fazer parcerias ou contar com a terceirização. Utilize marcas conhecidas, como uma grife ou outro atrativo que chame a atenção do público.

Se for necessário, ofereça os seus serviços e se mantenha aberto para receber o público em geral. Amplie o modelo do negócio permitindo que os clientes acessem o estabelecimento durante o dia sem o pagamento de hospedagem, por exemplo. Uma dica nesse sentido é investir na gastronomia, apostando na produção de pratos típicos no restaurante do hotel.

Torne o seu hotel único e atrativo investindo em decoração e ambientação. Transforme-o em uma empresa atraente para todos os turistas e moradores da região sem focar apenas em hospedagens. Faça os planejamentos conforme a demanda e abra o estabelecimento de acordo com a procura.

Curtiu as dicas para atrair hóspedes na baixa temporada? Esperamos que, após ler este texto, você se inspire e crie novas estratégias para investir e obter retornos mais significativos de marketing e vendas de pacotes. Dessa forma você conseguirá melhorar os resultados em épocas de demanda reduzida.

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