Conecte-se conosco

Destaque

Especial COVID-19: Como fazer eventos em restaurantes pós-pandemia? Veja aqui!

A pandemia de COVID-19 causou mudanças significativas em praticamente todos os ramos de empreendimentos. Principalmente nos restaurantes, as rotinas tiveram que ser modificadas para evitar a disseminação da doença.

Hoje, os gestores de estabelecimentos gastronômicos têm dúvidas sobre como será o futuro, em especial no que diz respeito à forma de funcionamento e às atividades do negócio. Afinal, o mundo inteiro está passando por uma transformação.

Neste post, vamos explicar como a pandemia afetou os eventos em restaurantes. Além disso, vamos descrever como você pode trabalhar com eventos no pós-pandemia, destacando os eventos tradicionais e as comemorações pessoais.

Aqui, você vai descobrir quando deve aceitar fazer um evento, as principais tendências do setor gastronômico, como organizar as filas de acesso e manter os ambientes arejados etc. Gostaria de saber um pouco mais sobre o tema? Continue a leitura e fique por dentro!

Como a pandemia afetou os eventos em restaurantes?

Não há dúvidas de que pandemia afetou os eventos em restaurantes. Por algum tempo, esses estabelecimentos permaneceram fechados ou com limitação de público.

Para que gestores dessa área pudessem retomar o atendimento presencial, cuidados essenciais tiveram que ser definidos em protocolos oficiais. O governo discutiu e planejou ações para minimizar os impactos da pandemia, mas é inegável que ela, ainda assim, afetou bastante o setor gastronômico.

Nesse cenário, um processo que já havia iniciado antes da COVID-19 se intensificou: os estabelecimentos apostaram na transformação digital. Por exemplo: organizadores de eventos passaram a avaliar se eventos presencias realmente valem a pena, pois há a limitação do número de clientes e a interação foi prejudicada.

Nesse momento, pode ser mais interessante criar um evento online que conseguirá alcançar milhares de pessoas com um custo muito menor. Assim, já é possível observar uma tendência para o cenário pós-coronavírus: eventos híbridos.

Além disso, os empresários poderão trabalhar de maneira mais ampla. A experiência permitirá aos usuários assistir à programação enquanto trabalham. Isso agrega valor e facilita a adesão do público.

Contudo, ainda é preciso fazer testes e ajustes para que os participantes interajam entre si após a inscrição nos eventos. Da mesma forma, é preciso buscar alternativas para que os palestrantes não tenham receio de propor ou arriscar algo diferenciado.

Como trabalhar com eventos em restaurantes no pós-pandemia?

Após a pandemia, os departamentos de eventos dos restaurantes terão que passar por adaptações. O isolamento social certamente terá um fim. Todavia, a aplicação dos protocolos e das orientações relacionadas à saúde deverá prosseguir. Isso engloba parceiros, palestrantes, fornecedores, organizadores e clientes.

A seguir, confira algumas dicas importantes nesse sentido!

Ambientes arejados

O ambiente onde o evento será realizado deve ser mantido com janelas e portas abertas para ser arejado.

Antes da entrada, deverá ocorrer a verificação da temperatura corporal dos participantes e a entrega de máscaras. A tendência é que o credenciamento seja feito online pelos próprios participantes.

Logo na entrada, deve ser usado o álcool gel 70% para higienizar as bolsas e mãos dos participantes.

Organização interna

Os eventos que contam com plateia precisam ter, entre os assentos, uma distância mínima de 1 metro, e a ocupação deve ser intercalada. Para facilitar a acomodação dos clientes e evitar transtornos, os ingressos podem ser vendidos com numeração indicando o número das cadeiras ou poltronas.

O uso das máscaras deve permanecer obrigatório, não sendo aceitas exceções em momento algum do evento.

Filas de acesso

As filas de acesso devem respeitar o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas. Não será permitida a oferta de bebidas ou alimentos por terceiros dentro dos ambientes que foram organizados de modo a evitar a expansão do novo coronavírus.

Além disso, os locais deverão ter em seu hall de entrada um tapete com solução desinfetante para a higienização dos calçados.

Quando aceitar fazer o evento

Considere a gravidade da epidemia na sua região e o cenário à sua volta antes de tomar a decisão de fazer o evento.

Embora as autoridades planejem a reabertura da economia de forma gradual depois que a necessidade de isolamento social terminar, você precisa verificar se está preparado para atender a todas as exigências da vigilância sanitária.

Principais tendências

As tendências de eventos online para o setor da gastronomia já estão ficando evidentes. Uma delas é o reforço de serviços delivery, drive thru ou take away. Os estabelecimentos que aderirem a elas precisam fazer modificações em suas estruturas físicas, como inserir janelas que possibilitem a comunicação com os clientes, que permanecerão no ambiente externo.

Além do mais, os cardápios também estão passando por adequação, assim como as embalagens para transporte de bebidas e comidas.

Nesse cenário, já existem cozinhas que atendem somente encomendas para entrega. Já os salões estão sendo planejados considerando o fluxo de pessoas, com saídas e entradas por acessos diferentes, bem como espaço apropriado entre os móveis.

Os ambientes ao ar livre estão sendo mais valorizados, enquanto os restaurantes menores são vistos como ambientes de risco. Por isso, vale a pena investir em prédios amplos, que sejam instalados em lugares abertos para eventos.

Outro fator importantíssimo são as pias para a lavagem das mãos, que também podem ser instaladas do lado de fora.

Por fim, vale mencionar que novas tecnologias estão sendo utilizadas para a anotação de pedidos e pagamentos, diminuindo a necessidade de contato físico.

Além disso, as cozinhas estão sendo organizadas no padrão de limpeza aplicado em hospitais: alimentos, equipamentos e superfícies são higienizados enquanto os funcionários utilizam os equipamentos de proteção individual. Os horários de atendimento também estão sendo alterados.

Quais os cuidados devem ser tomados para fazer esse tipo de evento?

Diversos cuidados devem ser tomados para a realização de qualquer tipo de evento. Embora exista uma enorme expectativa relacionada à vacina contra COVID-19, é certo que os eventos não voltarão a ser como eram antes da pandemia. Ainda será necessário seguir os protocolos de saúde, que passarão a ser parte do cotidiano.

Atualmente, países no mundo inteiro estão tomando iniciativas para que haja adequações nos mais diversos processos, incentivando a aceitação do chamado “novo normal”. Nesse contexto, eventos em restaurantes deverão seguir novas regras de segurança, apostando nas tendências do setor gastronômico que foram apresentadas aqui.

Caso você tenha gostado do conteúdo e queira continuar se informando sobre temas relacionados, siga-nos nas redes sociais! Estamos no LinkedIn, no Instagram e no Facebook.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Destaque

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend