Conecte-se conosco

Destaque

Especial COVID-19: Como se preparar para a reabertura de restaurantes? Entenda aqui

Quem trabalha no setor da alimentação já está acostumado a tomar uma série de medidas relativas à higienização e ao cuidado com a contaminação, tanto por vírus quanto por bactérias. No entanto, em épocas como a da pandemia por Covid-19, é preciso redobrar esses esforços, especialmente para quem quer a reabertura de restaurantes.

Uma coisa é certa: será muito difícil voltar àquilo que considerávamos “normal”, pelo menos por enquanto. Algumas mudanças serão necessárias para garantir a segurança dos clientes, como a adaptação do self-service, por exemplo.

Se você quer saber exatamente quais são os cuidados indispensáveis para a reabertura de restaurantes, assim como entender a importância dessas medidas, fique com a gente. Aproveite a leitura!

O impacto da pandemia sobre o mercado

Desde que se agravou, a situação da pandemia por Covid-19 vem afetando a economia nos mais diversos setores. Essa situação já se estende desde o início do ano, impactando também restaurantes e bares, que precisaram se adaptar para continuar em funcionamento. Entre demissões e o fechamento de alguns locais, muitos empreendedores viram seus negócios sendo bruscamente abalados.

De acordo com a Ágora Investimentos, os setores de aviação, turismo, bares e restaurantes estão entre os mais afetados pelas restrições durante a pandemia. Uma pesquisa divulgada pelo Observatório Febraban indica que 46% das pessoas provavelmente frequentarão menos os restaurantes, mesmo após a restrição. Com isso, é provável que o setor continue experimentando os efeitos da pandemia por um bom tempo.

Outros dados também preocupam os empreendedores no mundo todo:

Enquanto em alguns lugares os restaurantes já estão retomando suas atividades, muitos outros ainda estão em fase de preparação para isso. No entanto, quem pretende fortalecer sua relação com o público nesse período precisará estar atento a medidas de segurança criteriosas e assumir sua parcela de responsabilidade na contenção à transmissão da Covid-19.

As medidas necessárias para a reabertura de restaurantes

Para que os restaurantes possam reabrir e voltar ao seu funcionamento, diversas soluções vêm sendo buscadas, como a certificação safeguard, proposta pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e as instruções fornecidas pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que estipulam medidas de higiene e segurança contra o vírus.

Confira, abaixo, quais são as medidas necessárias para a reabertura de restaurantes naqueles locais onde já está permitida a retomada das atividades.

Uso de luvas

O uso de luvas em restaurantes é crucial para evitar a contaminação pela Covid-19. Muitos utensílios acabam passando por mais de uma pessoa, especialmente entre funcionários e clientes, sejam eles máquinas de pagamento, pratos, talheres, copos, comandas e assim por diante. Por isso, é muito importante adotar essa medida.

Cardápio plastificado

O uso de cardápios plastificados também deverá ser adotado, já que ele é de fácil higienização após o uso. O mesmo é válido para os menus em lousas ou aqueles nas paredes. Dessa forma, cada vez que um novo cliente solicitar o cardápio, ele já estará esterilizado. As comandas em cartão e as maquininhas de pagamento também deverão ser limpas a cada uso.

Abandono do sistema self-service

O sistema self-service deve ser totalmente substituído. Nesse caso, é recomendado que o restaurante tenha funcionários disponíveis para servir os pratos dos clientes, sejam eles por quilo ou não. Essas pessoas precisam estar devidamente equipadas com máscara, luvas e as demais proteções convencionais exigidas pela legislação sanitária para o setor de alimentação.

Álcool em gel

O álcool em gel já está presente em muitos estabelecimentos, mas deverá ser disponibilizado no volume 70% nas portas de entrada e nos caixas. Além disso, é importante distribuí-los em locais estratégicos, que possam apresentar um risco maior de contaminação, como perto de portas que precisam ser abertas ou empurradas e nas mesas, por exemplo.

Distanciamento seguro

É muito importante que as pessoas consigam manter um distanciamento seguro dentro do estabelecimento. Para isso, é necessário reduzir a capacidade máxima do público — o interessante é que seja pela metade. Além disso, procure demarcar distâncias de pelo menos um metro nas filas de entrada ou pagamento e mantenha as mesas afastadas a dois metros uma da outra.

Diversas outras boas práticas são apontadas, como:

  • o uso de lixeiras de pedal (sem acionamento manual);
  • a instalação de barreiras de acrílico no caixa;
  • a higienização das mesas e cadeiras a cada uso;
  • a distribuição de máscaras descartáveis para os clientes;
  • a limpeza constante de superfícies tocadas com frequência.

A importância da adoção das medidas de segurança

Ainda que a importância de reabrir os restaurantes seja realmente significativa em termos de economia, é preciso ter muita cautela nesse processo. O risco de voltar às atividades agora e ter que fechar o estabelecimento depois é ainda pior, pois pode ocasionar a perda de perecíveis e diversos outros impactos negativos.

Portanto, quando se fala na reabertura de restaurantes, é preciso considerar todo o processo, desde a negociação com os fornecedores, a preparação do estoque e até mesmo as medidas de segurança e higiene aos clientes. Sem os devidos cuidados durante a volta das atividades, você pode expor seu público. Além disso, como sociedade, podemos ficar expostos a um novo surto de Covid-19.

As medidas de segurança são fundamentais, por isso, se você quiser resultados ainda melhores, procure conscientizar os seus clientes sobre a relevância da responsabilidade individual para combater a pandemia. Você pode fazer isso com informativos físicos, distribuídos nas mesas no momento do atendimento, ou mesmo pela internet, por meio do site ou das redes sociais.

Agora que você já sabe como passar pela reabertura de restaurantes de maneira segura, protegendo os seus clientes e funcionários, que tal continuar se informando sobre conteúdos que podem ajudar o seu negócio? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todos os nossos posts!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Destaque

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend