Conecte-se conosco

Destaque

Especial COVID-19 – Como escolher os melhores fornecedores de alimentos para seu restaurante?

O COVID-19 trouxe consigo uma série de cuidados que precisam ser tomados para tentar reduzir a transmissão do vírus, especialmente no segmento alimentício. Entre eles está a frequente higiene e limpeza de superfícies, das mãos e de embalagens, por exemplo. Por isso, é preciso estar atento para buscar fornecedores de alimentos que estejam cumprindo com essas exigências.

Nesse período, é importante entender que a contaminação pode ocorrer em qualquer etapa da produção, desde o manuseio dos insumos, na indústria, nos centros de distribuição, nas embalagens, até a entrega final para o cliente. Sendo assim, a escolha de bons fornecedores de alimentos também contribui para a segurança dos consumidores e dos colaboradores.

Quer saber como encontrar os parceiros certos no fornecimento de insumos para o seu restaurante? Então, continue conosco e confira algumas dicas!

Pesquise sobre a reputação da empresa

Você trabalha duro para que o seu restaurante seja reconhecido no mercado e tenha uma boa reputação, não é mesmo? Então, por que exigir menos do que isso de um fornecedor? Escolha os melhores parceiros para o seu negócio, não apenas no que diz respeito aos preços, mas à qualidade, segurança e flexibilidade nas negociações, por exemplo.

Se os potenciais fornecedores de alimentos que você está analisando não se preocupam com a segurança dos produtos durante a pandemia, eles poderão oferecer risco à sua equipe, aos seus clientes e à sua marca também.

Por isso, dedique seus esforços a conhecer a reputação da empresa e também as medidas que ela está adotando em meio à reclusão pelo Coronavírus.

Analise o controle de qualidade

Não tem jeito: o cuidado durante o COVID-19 precisa ser redobrado. E a única maneira de garantir isso é com um controle de qualidade rigoroso. Se você adota procedimentos de higiene e segurança no seu restaurante, sabe o quanto são essenciais nesse período, especialmente para proteger a sua equipe. Sendo assim, não arrisque expô-la a produtos contaminados fornecidos por quem não está fazendo a sua parte.

Antes de fechar negócio com um novo fornecedor, investigue como funciona o seu processo de controle de qualidade, faça perguntas e exija aquelas medidas que você considera indispensáveis. Um bom fornecedor, além de estar comprometido com a segurança coletiva, também estará aberto a sugestões quanto à higiene nesse período.

Atente-se à legislação

O preço está longe de ser a única coisa que você deve procurar em um fornecedor, principalmente agora. Tenha em mente que todos os produtos adquiridos pelo seu restaurante, sejam provenientes de produtores rurais, indústrias ou outros, podem interferir na saúde dos seus clientes. Portanto, não ignore esse fato. Busque saber como acontece o manuseio, armazenamento e transporte dos produtos.

A Vigilância Sanitária dita algumas exigências básicas que garantem a segurança alimentar dos consumidores em geral, mesmo antes da crise pelo Coronavírus. Sendo assim, antes de contratar, certifique-se de que o seu fornecedor se enquadra nesses requisitos.

Busque referências

Trocar informações com outros clientes do potencial fornecedor também é uma maneira eficiente de entender se ele atenderá ou não às necessidades do seu negócio. Nada melhor do que conversar com alguém que já teve ou ainda tem uma parceria com essa empresa.

Nesse caso, basta tentar levantar algumas informações que você considera relevantes, como:

  • qual é a pontualidade nas entregas;
  • se existe flexibilidade para negociar;
  • se a empresa segue um padrão de qualidade;
  • se já houve algum problema com o fornecimento de suprimentos;
  • como a empresa lida com eventuais imprevistos e problemas logísticos;
  • se a comunicação com a empresa é eficiente.

Considere os padrões de qualidade

Os padrões de qualidade seguidos pelos seus fornecedores acabam impactando diretamente o seu restaurante. Imagine uma empresa que está em constante crescimento, buscando melhorar seus processos internos e oferecer cada vez mais qualidade para os seus clientes. Agora, suponha que esse negócio esteja fornecendo insumos para você. Você se sente muito mais seguro assim, não é?

Portanto, busque se informar sobre os padrões de qualidade adotados pelos seus potenciais fornecedores. Analise quais são os seus valores e prioridades. Se você tem dificuldade em se comunicar com um fornecedor e conseguir um orçamento, por exemplo, provavelmente terá ainda mais problemas com o cumprimento dos prazos de entrega. Por isso, fique atento a esses detalhes.

Solicite certificações de condições sanitárias

Existem certificações próprias para quem cumpre algumas exigências consideradas fundamentais para a segurança dos alimentos que são comercializados em restaurantes e estabelecimentos que fornecem insumos para esse ramo. Elas determinam as boas práticas de higiene e controle operacional para essas empresas.

Isso garante uma produção segura, além de reduzir o desperdício e a perda de matéria-prima. Portanto, você pode buscar por essas referências para garantir que o seu fornecedor esteja comprometido com a qualidade das entregas que faz a você.

A tecnologia é um recurso que pode ser de grande valia na cotação de preços e também permite agilizar a compra de produtos pela internet. Alguns sites, como o Menu, reúnem vários fornecedores preocupados com a segurança da população e da sua equipe durante esse período tão delicado. Por isso, considere fazer um teste rápido de busca no site e veja como ele pode ajudar o seu restaurante.

Tomar algumas medidas de segurança durante o Coronavírus pode ser trabalhoso, mas é extremamente relevante para evitar que esse problema tome proporções ainda maiores. Lembre-se de que tão importante quanto continuar as atividades do seu restaurante é assumir o compromisso de fornecer produtos sem risco de contaminação para o seu público.

Esse é um momento importante para estreitar os laços e o relacionamento com os seus clientes e fornecedores. Portanto, não hesite em procurar parceiros e fornecedores de alimentos que estejam realmente alinhados com aquilo em que você acredita para o seu negócio. Essa pode ser a oportunidade de começar relações mutuamente vantajosas e de longo prazo para o seu restaurante.

Se você gostou deste conteúdo e está se sentindo mais seguro para escolher novos fornecedores de alimentos, não pare por aqui. Aprofunde ainda mais o seu conhecimento: descubra como mapear novos fornecedores e gerar economia no restaurante!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Destaque

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend