Conecte-se conosco

Destaque

Especial COVID-19 – Saiba quais cuidados devem ser tomados no transporte de alimentos

Com o surgimento do COVID-19, a recomendação é de que as pessoas fiquem nas suas casas, em segurança. Com isso, muitos brasileiros têm optado por pedir comida através do delivery. Para os restaurantes que já aderiram ou pretendem aderir a esse tipo de serviço, é muito importante pensar na segurança também no que diz respeito à higiene no transporte de alimentos.

Apesar de não haver contato direto do cliente com o restaurante, com os funcionários ou com outros clientes, é muito importante tomar certos cuidados no deslocamento dos produtos de um local para outro. Se você quer saber mais sobre o assunto e descobrir como tornar o transporte de alimentos mais seguro em meio a essa pandemia, continue conosco. Boa leitura!

Por que tomar cuidado com o transporte de alimentos?

Ainda não existem quaisquer dados apresentando a transmissão de Coronavírus por meio de alimentos ou de suas embalagens. No entanto, como se trata de algo extremamente contagioso, muitas medidas têm sido tomadas para garantir que esses não sejam meios frequentes de contaminação.

O que está sendo evitado é justamente a transmissão do vírus por qualquer fluído corporal que possa entrar em contato com a embalagem ou superfície, por exemplo, e que possa ser carregado de uma pessoa para outra. Por isso, estão sendo adotados alguns procedimentos a fim de aumentar a segurança no transporte de alimentos, como você verá a seguir.

Higienize o local de preparo dos alimentos

É muito importante que o local em que serão preparados os alimentos receba atenção extra quanto a higiene. Por isso, não esqueça de manter todas as bancadas e superfícies utilizadas constantemente limpas, com água, sabão e álcool. Além disso, adote alguns cuidados específicos para os preparadores de alimentos, como uso de máscara e luvas, se possível.

Além disso, é indispensável que as mãos de todos aqueles que entram em contato com os ingredientes sejam higienizadas com frequência. No mais, as carnes devem ser bem cozidas e é preciso evitar uma eventual contaminação entre alimentos cozidos e crus. Essas são apenas algumas medidas para garantir que o preparo dos alimentos seja mais seguro.

Utilize luvas e máscaras

O uso de luvas e máscaras é indicado para todas as pessoas em qualquer situação de exposição. Não é diferente nos restaurantes, muito menos em serviços de delivery. Por isso, certifique-se de fornecer esses equipamentos e utensílios para os seus colaboradores, tanto os que trabalham na cozinha quanto na entrega.

Se dentro da empresa esses itens são importantes, eles são ainda mais relevantes no caso das entregas. De nada adianta você tomar o máximo de cuidado no restaurante, se no momento de passar o pedido para o entregador ele não seguir as mesmas regras exigidas internamente.

Escolha as embalagens adequadas

Embalagens adequadas são um item fundamental em serviços de delivery. Elas precisam garantir a integridade do pedido, conservar o alimento e, é claro, evitar contaminação de qualquer natureza. Portanto, é preciso procurar uma opção de qualidade e que ofereça segurança para cada tipo de alimento, seja ela de plástico, alumínio, isopor ou papelão, por exemplo.

Em um cenário como o da pandemia por Coronavírus, esse cuidado com a embalagem precisa ser redobrado. O alimento não deve, em hipótese nenhuma, ficar suscetível a superfícies externas ou em contato com qualquer outra pessoa que não seja o preparador e o cliente final.

Limpe todas as embalagens

Em tempos de COVID-19 higiene nunca é demais. Por isso, prefira pecar pelo excesso do que pela falta dela. Sendo assim, depois de montar os pedidos e incluí-los nas suas respectivas embalagens, adote um procedimento de higienização externa de todas elas.

É importante também que, além dessa limpeza por parte da empresa, haja uma orientação para que o próprio cliente repita o processo depois de receber sua refeição em casa. Isso pode ser feito por meio de um encarte que acompanha o pedido, pelas redes sociais ou mesmo pela orientação do entregador no momento da entrega.

Cuide da disposição dos alimentos

Como mencionado, alimentos crus podem acabar contaminando aqueles alimentos cozidos e vice-versa. Por isso, não basta apenas ter o cuidado com a preparação dos alimentos, também é preciso ter cautela depois que eles já estiverem prontos. O ideal é que esses alimentos não se misturem, evitando assim o risco de contaminação.

Outro ponto importante a ser ressaltado é que em hipótese alguma os pedidos devem ser misturados no meio de transporte. Cada um deles deve ser acomodado separadamente, pela ordem de entrega, evitando que o entregador tenha que remexer em todos depois de iniciar uma corrida. Isso pode evitar uma possível contaminação.

Fique atento às formas de armazenamento

O modo como você costuma armazenar os seus insumos também pode oferecer riscos de contaminação, seja antes ou mesmo depois do preparo dos alimentos. Por isso, não esqueça de ter cuidados específicos com essa etapa. Para tanto, mantenha as geladeiras, armários e estoques higienizados constantemente.

Além disso, procure lavar com água e sabão todas as embalagens plásticas, metálicas ou de vidro que chegarem ao seu restaurante antes de abri-las, depois higienize as mãos novamente, para só então tocar nos alimentos. Frutas, verduras e legumes também devem receber atenção redobrada nesse processo de limpeza.

Não cuidar desses fatores de higiene pode ser muito prejudicial para o restaurante. Não se trata apenas de um protocolo, mas da adoção de medidas que realmente podem conferir mais segurança à sua equipe, aos seus clientes e ao seu negócio como um todo.

Passar por cima de algumas etapas de higienização pode expor um funcionário à contaminação, fazer com que ele transmita o vírus para o entregador e, finalmente, para o cliente. O controle sobre esse contágio é a única forma possível de evitar problemas ainda maiores.

É claro que se a sua empresa for o foco da transmissão do vírus, além de oferecer risco às pessoas, ela ainda terá a sua reputação seriamente afetada. Portanto, nesse momento, é preciso assumir a responsabilidade e se comprometer com a contenção dos efeitos dessa pandemia.

Reforce os cuidados no seu estabelecimento. Oriente a sua equipe interna, prepare os seus entregadores, informe os seus clientes. Esse é o único jeito de passar por esse vírus sem comprometer o fluxo de caixa do restaurante nem oferecer risco para as pessoas.

Se você gostou deste conteúdo e aprendeu algo sobre um transporte de alimentos seguro no delivery, não pare por aqui. Continue por dentro de outros assuntos do seu interesse assinando a nossa newsletter. Você receberá todas as nossas novidades diretamente por e-mail!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Destaque

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend