Conecte-se conosco

Destaque

Especial COVID-19: alternativas para manter o fluxo de caixa no restaurante

Em época de Coronavírus, muitos empreendimentos têm sido afetados com a queda significativa de movimento e faturamento, outros sequer estão funcionando. Esse é um período delicado, que exige alguns cuidados, não só pela saúde, mas para manter o fluxo de caixa no restaurante.

É preciso estar disposto a colaborar com a saúde pública e se adaptar a meios seguros de continuar vendendo, pagando os funcionários e contribuindo para reduzir os efeitos negativos da pandemia. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com dicas que poderão ajudar a minimizar os efeitos do Coronavírus no seu negócio.

Você vem com a gente? Então, tenha uma ótima leitura!

Consulte o contador

Uma das primeiras medidas a serem adotadas é procurar o seu contador ou o sindicato do município. Em alguns locais e estados do país é possível adiar o recolhimento de alguns impostos, o que pode gerar um fôlego extra para o fluxo de caixa no restaurante.

Alguns dos impostos que entram nesse grupo são ISS e IPTU. O governo federal também permitiu o retardamento do pagamento dos impostos do Simples por até 60 dias, prazo que pode ser ajustado para até 120 dias.

Portanto, procure um profissional ou uma equipe capaz de buscar essas informações de forma acurada para que você possa ter auxílio nesse processo.

Fale com o seu banco

Essa ainda não é uma solução disseminada, mas também há a opção de retardar alguns parcelamentos com o banco. Na Caixa Econômica Federal, por exemplo, é possível suspender o pagamento de financiamentos e outros vencimentos do período por 120 dias.

Para que essa facilidade seja viável, o juro exercido será relativamente baixo, permitindo que os empreendimentos reorganizem suas finanças para daqui a alguns meses, sem comprometer a sua saúde financeira.

Mesmo que o seu banco não seja a Caixa, é válido procurar o gerente e explorar quais são as opções para esse momento tão delicado. Você pode tentar negociar tanto os prazos, quanto os juros cobrados.

Faça a distribuição de pagamentos

Durante a reclusão pelo Coronavírus, é preciso utilizar o fluxo de caixa no restaurante para priorizar tanto o sustento da sua família quanto o pagamento dos funcionários, que também dependem disso para sobreviver. Também é importante conversar com seus fornecedores para reduzir os efeitos negativos para todos.

Mesmo que as grandes distribuidoras tenham uma estrutura melhor para suportar uma eventual crise, elas também são afetadas por esse período. Portanto, busque criar, junto delas, alternativas que ajudem o seu negócio e também atendam às necessidades emergentes desses empreendimentos. Uma ótima medida é negociar um parcelamento do que você deve a eles ou mesmo tentar adiar a transferência desses valores.

É claro que essa não é a situação ideal para ninguém. Mas os empreendedores e os grandes empresários devem se ajudar mutuamente para que as famílias não sejam tão afetadas nesse momento.

Busque capital de giro

Se ainda assim a sua empresa não estiver conseguindo arcar com os custos e tiver seu fluxo de caixa significativamente comprometido, recorra a outras fontes de recursos. No entanto, é preciso ter muito cuidado com isso, para que não vire uma bola de neve financeira em um futuro próximo.

Planeje quanto a sua empresa pode assumir em parcelamentos em caso de empréstimos, sem que isso afete sua saúde financeira. Além disso, negocie com diversas instituições e busque o melhor custo-benefício.

Tenha calma ao fazer a sua escolha e considere diferentes aspectos, como os juros cobrados, o prazo de pagamento, o parcelamento e assim por diante.

Verifique o seu estoque

O mais indicado neste momento não é que você pare completamente com as suas atividades, mas que se adapte para continuar atendendo com segurança. No entanto, se isso realmente não for viável, procure fazer uma revisão do seu estoque e levantar todos os itens.

Aqueles com maior validade, como bebidas e outros, poderão se tornar uma fonte de receita caso você os repasse a outros restaurantes. Portanto, busque aqueles estabelecimentos que estão atendendo por delivery e negocie seu estoque com eles.

No caso dos perecíveis, nada melhor do que utilizá-los para fazer uma boa ação. Nesse caso, você pode doá-los para quem está necessitando.

Continue atendendo seu público

Mesmo com o surto de Coronavírus, muitas empresas continuam em funcionamento, com pessoal reduzido e extremo cuidado com a higiene dos itens. A modalidade delivery vem ganhando muita força entre os restaurantes, por isso, considere essa hipótese.

Para manter o fluxo de caixa no restaurante é essencial que você continue operando. Portanto, encontre maneiras de fazer isso. Você pode adaptar um cardápio que facilite o transporte dos alimentos e contratar um serviço terceirizado de entregas.

Assim, seus clientes poderão continuar consumindo de você, com segurança, na comodidade de seus lares. Porém, não esqueça de adotar todas as medidas de segurança, tanto para a sua equipe quanto para os seus clientes. A higiene deve ser rigorosa.

Amplie suas alternativas

Muitas pessoas não gostam ou simplesmente não sabem cozinhar. Então, mesmo que estejam em casa, isso pode continuar sendo um problema para que elas se alimentem de maneira saudável. Utilize isso a seu favor.

Uma ótima alternativa para ampliar as possibilidades de negócio e movimentar o fluxo de caixa no restaurante é montar um cardápio de pratos congelados, que podem ser comprados individualmente ou em combos, para uma semana ou até um mês. Isso facilitará a vida das pessoas e evitará que elas tenham que frequentar o supermercado nesse período.

Pode não ser o ideal em tempos convencionais, mas durante este momento de reclusão, você pode fornecer porções de comida presencialmente, sem que haja contato direto com o cliente, adaptando um espaço para atender e servir essas pessoas. É preciso ser criativo e experimentar o que funciona e o que não.

Não se esqueça de divulgar todas as alterações no seu funcionamento, principalmente nas redes sociais. Seja massivo em suas publicações, isso ajudará a reforçar o relacionamento com o seu público.

Crie publicações orientando sobre os cuidados a serem tomados, informe sobre os seus serviços, mostre como a sua equipe vem trabalhando para manter a correta higiene e assim por diante. Este é um período realmente delicado, mas você pode superá-lo.

Agora que você já sabe como proteger o fluxo de caixa no restaurante durante o Coronavírus, aproveite a baixa no movimento para continuar se informando. Assine nossa newsletter e receba todos os nossos conteúdos por e-mail!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Destaque

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend