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Saiba agora como melhorar o movimento do bar em dias de menor fluxo

Apesar de bares e restaurantes terem crescido 3,2% no comparativo entre o primeiro trimestre de 2019 e o mesmo período de outros anos, sempre há alguns dias que ficam vazios. Já se perguntou como melhorar o movimento do bar em dias assim?

Geralmente, de segunda a quinta-feira e nos fins de cada mês, o movimento costuma ser menor nos bares. Por isso, é imprescindível elaborar estratégias para aumentar o volume de pessoas e não acabar o mês no vermelho.

Neste artigo, você verá algumas dicas especiais para adaptar seu estabelecimento às novas tendências de consumo e receber um público maior. Confira!

Aproveite eventos e datas comemorativas

Uma das primeiras medidas para melhorar o movimento do bar é perceber a demanda de determinados eventos ou datas comemorativas durante o ano, afinal, você pode ter um bom retorno financeiro nesses períodos. O dia 17 de março, por exemplo, quando se comemora o dia de São Patrício, é uma excelente oportunidade de vender mais cervejas, enfeitar o bar com trevos da sorte e divulgar a festa.

Também é fundamental aproveitar as datas do dia dos namorados, do beijo, do sexo, do rock, os feriados e assim por diante. Os eventos empresariais, como happy hour e amigo-secreto, também são excelentes para atrair grupos, pois, na maioria das vezes, existe entre eles um cliente fiel do bar que pode falar muito bem do estabelecimento para os outros.

Invista em entretenimento

Essa é uma saída que dá muito certo em várias situações, principalmente se você costuma segmentar o seu público e sabe quais são as suas preferências. A estratégia sempre é uma “carta na manga” para aumentar a fama do estabelecimento e atrair mais pessoas, pois há um universo de possibilidades para conquistar desde o público mais velho até os clientes millennials.

Dependendo do tema usado no bar, você pode disponibilizar games, máquinas de karaokê, mesas de sinuca ou utilizar telões para passar os principais eventos esportivos. A comédia stand-up é outra opção que tem feito muito sucesso em todo o Brasil, porque rir gera o sentimento de felicidade e isso fica gravado na memória do cliente por muito tempo.

Utilize as redes sociais em seu favor

Em pleno século XXI, é impossível não pensar em uma estratégia de marketing nas redes sociais para impulsionar o nome da marca e, com isso, atrair novos clientes todos os dias para o bar. A internet é um manancial de oportunidades riquíssimas para fazer uma boa divulgação, portanto, o ideal é não perder tempo e criar perfis que estejam de acordo com o tipo de público que recebe.

Para criar um Facebook, Twitter ou Instagram de sucesso, você deve preencher todos os dados possíveis, utilizar a geolocalização para fazer promoções e sorteios, abusar das hashtags para impulsionar as postagens organicamente etc. Lembre-se de que as imagens precisam ter uma boa qualidade e, se puder, encoraje os clientes a tirarem suas próprias fotos no estabelecimento, pois será uma excelente propaganda gratuita.

Estabeleça boas parcerias

Com boas amizades se vai longe e isso não é diferente para uma empresa, porque estabelecer parcerias confiáveis pode gerar bons frutos para o seu negócio e trazer uma boa rentabilidade. Procure estabelecimentos ou profissionais que possam se beneficiar do seu bar, como hotéis, taxistas, aplicativos de transporte particular entre outros empreendimentos.

Parcerias com fornecedores de qualidade é algo a se considerar, pois conseguirá bebidas de boa procedência, alimentos conservados, móveis de primeira linha, entre outros benefícios que dependerão do seu poder de barganha. Associar-se a marcas famosas ou influenciadores digitais também é uma fantástica forma de conseguir uma boa clientela, tendo em vista que a receptividade pode ser positiva.

Crie programas de fidelidade

A percepção dos visitantes pode ser melhorada ainda mais se eles sentirem que o custo-benefício compensa, isto é, você pode criar programas de fidelidade para tornar os visitantes verdadeiros defensores da marca. Para isso, desenvolva um bom planejamento para que as estratégias sejam úteis para ambos os lados, afinal, você não pode ser bom demais e perder dinheiro, não é?

É possível oferecer descontos para clientes mais antigos do bar, criar um programa de reservas, disponibilizar um sistema de pontos ou cashback, propor ofertas especiais a cada indicação, entre outras práticas relevantes. Além disso, o motorista da rodada pode ter suas vantagens no bar, como preços melhores nas porções, sucos ou refrigerantes.

Tenha um ambiente agradável

Outro fator que gera muitas vendas e pode responder sua pergunta de como melhorar o movimento do bar é investir em um ambiente agradável, sendo que a decoração ajuda a causar uma boa primeira impressão ao público. Conforme a segmentação realizada, busque alternativas para deixar o local ainda mais aconchegante e acessível a todos os visitantes.

Inclusive, um mobiliário estilizado influencia a percepção do cliente, pois costuma proporcionar a sensação de bem-estar e pertencimento ao local, algo que faz com que o consumo de bebidas e alimentos aumente. Leve em conta todos os detalhes possíveis, como a iluminação, os utensílios, os enfeites nas mesas, as paredes e, até mesmo, a música que toca, porque experiências sensoriais são atrativas.

Preze sempre pelo bom atendimento

Muito mais do que seguir a regra de ouro de tratar o próximo como gostaria de ser tratado, vale colocar em mente que é preciso tratar as pessoas como elas gostariam de ser tratadas, afinal, como diz o ditado: “o cliente sempre tem razão!”. Portanto, é indispensável prezar pelo bom atendimento do começo ao fim, uma vez que isso será essencial para encantar os clientes, gerar uma percepção agradável e  consequentemente aumentar as vendas.

Deixe cada visitante à vontade como se estivesse em casa, oferecendo um serviço de qualidade, com funcionários bem treinados e prontos para fazerem o melhor que podem. Da mesma forma, jamais esqueça que a educação é um bem precioso e precisa ser usada com frequência ao lidar com o público, pois isso garante que o seu estabelecimento sempre terá muita movimentação e bons lucros.

Para finalizar, na hora de pensar em outras ideias de como melhorar o movimento do bar, você pode otimizar o menu e colocar algumas novidades instigantes no cardápio, como drinks temáticos, aperitivos populares, sistemas automatizados e assim por diante.

Você já usou alguma das dicas deste artigo? Aproveite que está por aqui e deixe seu comentário contando como foi a experiência!

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