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Especial COVID-19: Conheça os desafios da gestão de restaurantes e saiba como superá-los!

Em 2020, o novo coronavírus impactou o mundo inteiro e deixou o setor de alimentação em alerta no Brasil. Os líderes dessa área tiveram que tomar várias medidas para evitar que os restaurantes entrassem em falência, além de cuidados para evitar a propagação da doença. Esses profissionais foram os responsáveis pela segurança dos colaboradores e dos clientes.

Neste artigo, vamos falar sobre como o ano que passou apresentou dificuldades e fez com que os gestores de restaurantes buscassem alternativas para superá-las. Ainda, mostraremos cada desafio da gestão dos restaurantes que deverá ser superado nos próximos anos.

Gostaria de saber quais são os principais desafios da gestão de restaurantes previstos para os próximos anos? Prossiga com a leitura!

Entenda as dificuldades enfrentadas pelos gestores em 2020

Os gerentes dos restaurantes enfrentaram muitas dificuldades em decorrência da pandemia de covid-19. O vírus pegou a maioria dos empreendedores e dos consumidores desprevenidos, gerou muita incerteza e causou mudanças significativas no cenário econômico. A crise impactou os negócios de todos os segmentos e, por esse motivo, a gestão se tornou fundamental para superar os desafios.

Uma das medidas aplicadas pelas autoridades públicas para combater o contágio do vírus foi o isolamento social. Desse modo, os estabelecimentos tiveram que lidar com a suspensão temporária das atividades presenciais, além de adotar novos métodos para continuar atendendo seus clientes. As pessoas e os processos tiveram que ser adaptados ao novo cenário.

Confira os principais desafios da gestão de restaurantes

Os profissionais da área da gestão enfrentarão novos desafios nos próximos anos, pois a pandemia acelerou o processo de transformação digital. Em virtude disso, será indispensável investir em ferramentas para a automação dos processos e a eliminação de tarefas repetitivas realizadas pelos colaboradores. Por outro lado, a crise mostrou que é necessário ter cuidados com as equipes.

Consumidores mais exigentes

Os clientes do ramo alimentício se tornaram mais exigentes após a chegada do novo coronavírus. Os hábitos mudaram, assim como a forma que as pessoas selecionam os serviços ou produtos ofertados pelos restaurantes. Os consumidores estão mais atentos ao atendimento e desejam ter excelentes experiências de compra para continuar consumindo de um estabelecimento.

Depois da crise, será necessário cuidar da reputação do estabelecimento, do pós-venda e contar com a opinião dos clientes para fazer a publicidade. Os serviços terão que ser de ótima qualidade, bem como o atendimento personalizado e as entregas agilizadas. A expectativa dos consumidores precisará ser atendida com a adoção de estratégias inovadoras, soluções tecnológicas e aplicativos de autoatendimento.

Agilidade na entrega das refeições

A lentidão na entrega dos pedidos e no atendimento ao público precisará ser superada. Dessa forma, as anotações manuais em comandas de papel deverão ser substituídas por outros meios que evitem a perda das informações até elas serem transmitidas para a cozinha.

Esse desafio poderá ser superado com o uso de soluções de automação e das comandas eletrônicas, que possibilitam o envio dos pedidos pelos próprios clientes a partir de suas mesas. Existem tecnologias que são integradas ao sistema Kitchen Display System (KDS) e permitem o recebimento dos pedidos, bem como o atendimento estratégico pelos colaboradores da cozinha.

Ausência de harmonia entre os times

A falta de sincronia entre os colaboradores é algo bastante comum dentro dos restaurantes. Esse cenário faz com que os gestores tenham problemas na hora de fazer a integração das equipes e de promover a sinergia durante a realização dos trabalhos.

Além disso, a equipe de atendimento necessita ter agilidade ao contatar os profissionais da cozinha. Se os atendentes anotarem pedidos de modo incorreto, os cozinheiros vão preparar os pratos que não serão bem recebidos pelos clientes. Isso causará transtornos por que os pedidos não serão realizados corretamente e os consumidores ficarão impacientes. Portanto, para evitar esses conflitos e desperdícios que causam prejuízos financeiros é preciso integrar as equipes.

Organização dos pedidos

Os cozinheiros preparam os pratos e são responsáveis por avisar a equipe de atendentes quando eles estão prontos para serem entregues. Porém, esses profissionais normalmente estão sobrecarregados com as suas atividades e os garçons podem estar distantes atendendo os clientes. Diante disso, a espera pelas refeições aumenta e os produtos perdem qualidade.

Um sistema de gestão eliminará reclamações e evitará uma série de situações negativas para o negócio. Ele ajudará a organizar os pedidos e a aumentar a sincronia entre todos os colaboradores. Há também softwares de automação para ponto de venda (PDV) que auxiliarão os profissionais a realizar um excelente trabalho em equipe.

Integração entre os processos

A ausência de integração entre os processos é outro desafio que deverá ser superado nos próximos anos. Por meio de inovação tecnológica, os restaurantes poderão integrar a frente de caixa, o fechamento das contas das mesas, o controle financeiro, o estoque, as compras, entre outros aspectos.

Delivery

Os serviços delivery vão crescer ainda mais no futuro e necessitarão de cuidados. Os clientes estão mais habituados a solicitar refeições prontas para serem entregues em suas residências e os gestores devem considerar essa oportunidade para ter um aumento nos pedidos. A modalidade poderá compensar as perdas, mas os entregadores precisam demonstrar atenção às regras de higienização.

Saiba como superar os desafios que estão por vir

Para superar os desafios dos próximos anos, os líderes dos estabelecimentos terão que investir no aperfeiçoamento de seus colaboradores para que todos consigam trabalhar com os sistemas de gestão. Além disso, os gestores também precisarão ter atenção aos fatores que interferem na qualidade de vida dos integrantes das equipes para que eles tenham saúde mental e motivação para o trabalho.

O conforto dos funcionários se tornou uma necessidade para os restaurantes que pretendem se manter ativos no mercado. Muitos colaboradores desenvolveram ansiedade e neuroses em decorrência do vírus, que se mostrou agressivo e fatal em diversas situações. Por outro lado, algumas funções poderão ser realizadas em home office e exigirão investimentos em equipamentos e soluções tecnológicas.

Agora você já conhece cada desafio de gestão de restaurante e como superar todos eles. Portanto, o gerenciamento apropriado dos estabelecimentos pode trazer diversos benefícios para as finanças do negócio, mas os líderes precisam se preparar para tomar as decisões mais acertadas nos próximos tempos e começar a fazer a adaptação das atividades no presente para evitar problemas futuros.

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