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Veja aqui 4 dicas de pós-venda para aplicar em restaurantes!

Já passou o tempo em que o atendimento ao cliente terminava quando ele fazia o pagamento no caixa e saía pela porta do estabelecimento. Hoje em dia, no setor gastronômico, o pós-venda tem sido uma forma interessante de atrair os consumidores para que eles voltem a fazer as suas refeições no mesmo lugar.

Portanto, essa estratégia precisa ser incorporada na rotina dos restaurantes com a aplicação de determinadas medidas. Neste conteúdo, vamos descrever as principais dicas de pós-venda, ressaltar os seus benefícios e explicar como elas podem ser úteis para fidelizar os clientes.

Além disso, vamos fornecer detalhes sobre os cadastros de clientes, as pesquisas de satisfação, caixa de sugestão no restaurante, treinamento da equipe etc. Aqui, você vai descobrir como essa estratégia pode ajudar na fidelização da clientela.

Gostaria de saber mais sobre as técnicas de pós-vendas para aplicar no seu restaurante? Continue a leitura!

Quais são as principais dicas de pós-venda para restaurantes?

Há uma infinidade de ideias que podem ajudar na alavancagem dos restaurantes. Uma delas é oferecer algo gratuito na saída — por exemplo, um chá, café, ou balas. Os clientes que precisam esperar por algum motivo vão apreciar esse agrado, que tem um custo baixo e proporciona conforto.

A seguir, descubra outras dicas importantes sobre o pós-venda no ramo alimentício!

1. Faça os cadastros de seus clientes

A realização do cadastro de clientes é essencial para garantir um pós-venda eficiente. Esses dados são necessários para enviar conteúdos personalizados para as pessoas. Por isso, eles devem ser bem detalhados, a fim de facilitar o direcionamento das informações.

No entanto, vale ressaltar: não envie propagandas ou comunicações institucionais que não sejam do gosto do seu cliente. Verifique se o consumidor demonstrou interesse por alguma opção e registre isso no sistema para, depois, enviar publicações que realmente o interessem.

Lembre-se: para atrair os clientes para o seu restaurante, você deve oferecer uma comunicação adequada, de acordo com os anseios e necessidades deles.

2. Realize pesquisas de satisfação

Permita que os seus clientes respondam a uma pesquisa de satisfação antes de sair do estabelecimento. Os questionamentos devem ser de fácil interpretação com respostas objetivas, como “ruim”, “regular”, “bom” ou “excelente”. A finalidade é não causar incômodos às pessoas, oferecendo um questionário rápido.

Pergunte o que o cliente achou do seu atendimento, dos pratos e do ambiente onde fez a sua refeição. Peça que ele informe se há algo a ser melhorado e dê sugestões de aprimoramento. Aproveite cada sugestão para tornar o seu negócio ainda mais atrativo e atender a todos com cortesia. Dessa forma, os clientes perceberão que a opinião deles é valorizada.

3. Deixe uma caixa de sugestão no restaurante

As sugestões de melhorias poderão ser colocadas em uma caixinha próxima ao caixa ou em outro local estratégico. Receber o feedback dos clientes que consomem os produtos ou serviços é uma maneira de comprovar que o restaurante está oferecendo o que há de melhor no mercado. Isso também possibilita melhorar ainda mais os esforços para o crescimento do negócio.

Faça treinamentos com a sua equipe para que eles questionem os clientes ao finalizarem cada atendimento. Ofereça experiências melhores a cada dia para surpreender as pessoas que chegam ao restaurante.

Uma dica: a solicitação de sugestão pode ser realizada de forma verbal e anotada para a análise em grupo com todos os envolvidos no negócio.

4. Treine sua equipe de pós-venda

O treinamento da equipe de pós-venda é crucial. Oriente, por exemplo, os colaboradores que vão entrar em contato com os consumidores em datas especiais, tais como aniversário. As pessoas têm sentimentos e gostam de ser lembradas. Enviar uma mensagem desejando um feliz aniversário demonstra que o cliente é importante para o seu estabelecimento.

Ofereça mimos nas datas comemorativas para a sua clientela. As promoções e descontos exclusivos são muito bem-vindos nessas ocasiões. Se o restaurante não tiver recursos disponíveis para essas ações de marketing, use a criatividade para elaborar mensagens que produzam efeito e aproximem os consumidores da sua marca.

Quais são os benefícios de ter um bom pós-venda no restaurante?

Vários benefícios podem surgir da aplicação das estratégias de pós-venda. O primeiro é que a fidelização se torna mais fácil já que, ao se sentirem apreciados, os clientes voltam ao seu estabelecimento. Essas pessoas normalmente buscam algo de que necessitam e escolhem os seus restaurantes favoritos por causa do tipo de comida que é servido e da elaboração dos pratos.

O pós-venda é um diferencial competitivo que aumenta a rentabilidade dos negócios do segmento gastronômico. Continuar atendendo bem os clientes quando eles chegam pela segunda, terceira ou quarta vez no seu restaurante é a melhor saída para elevar a lucratividade. Isso fará com que eles voltem regularmente e não sintam vontade de procurar a concorrência.

O pós-venda elimina as dúvidas do consumidor na hora de escolher um dos restaurantes da região. Marque a sua presença para que os clientes sempre se lembrem de você e o identifiquem como a alternativa mais segura e vantajosa.

Lembre-se: captar novos clientes é muito mais difícil e caro do que fidelizar aqueles que já chegaram até o seu estabelecimento.

Como o pós-venda pode ajudar na fidelização de clientes?

O pós-venda faz parte do marketing, que não pode focar apenas na atração de novos clientes, mas precisa também fazer a retenção daqueles que já fazem parte do cotidiano do restaurante.

É comum que os administradores invistam mais no pré-vendas e nas vendas. No entanto, nos dias de hoje, é crucial ofertar a assistência pós-venda para superar a concorrência.

Fale com os seus colaboradores para que, juntos, vocês possam criar uma cultura de retenção e fidelização de consumidores. Afinal, todos os membros das equipes deverão estar disponíveis para resolver problemas e acompanhá-los em suas dificuldades para encantá-los.

Além disso, caso você queira aumentar a eficiência dos serviços, invista em um sistema de gestão que vai auxiliar os profissionais em suas tarefas.

Agora você conhece as 4 principais dicas de pós-venda para aplicar em seu restaurante e sabe como investir nessa estratégia poderá melhorar muito os resultados do seu negócio.

Ofereça excelência no atendimento em todas as etapas de vendas e dê atenção especial a todos, inclusive depois que eles saírem do estabelecimento. Isso vai facilitar, inclusive, a indicação do restaurante de uma pessoa para a outra.

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