
Conquistar o cliente deve ser uma das prioridades de empresas de todos os segmentos. Afinal, é por meio dessas estratégias que os resultados passam a ser mais atrativos, além de estimular o marketing boca a boca — quando o próprio público indica o seu estabelecimento para amigos e familiares. Nesse sentido, causar uma boa primeira impressão contribuirá, especialmente, para a fidelização das pessoas que conhecem o seu espaço, possibilitando que elas retornem com mais frequência e transformando-as em propagadoras da sua marca.
Porém, nem todos os estabelecimentos entendem o que pode trazer esse resultado. Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira algumas dicas práticas de como causar a primeira impressão positiva em seu restaurante. Continue a leitura e saiba mais!
1. Coloque-se no lugar do cliente
Antes de mais nada, indicamos que a sua equipe se coloque no lugar do cliente para entender alguns pontos importantes. O que traria uma percepção positiva em relação ao primeiro contato que ele tem com o seu atendimento? Quais são os pontos positivos e negativos que devem ser aperfeiçoados e trabalhados em seu estabelecimento?
Com o objetivo de trazer respostas mais efetivas nesse sentido, indicamos a aplicação de pesquisas de satisfação. A partir do feedback dos próprios frequentadores do restaurante, existe a possibilidade de identificar quais são os gargalos que devem ser trabalhados, quais são os diferenciais que podem ser utilizados a favor, além de conferir como está a qualidade do atendimento do seu espaço, uma vez que isso influencia diretamente na perspectiva da pessoa.
Para essa dica, tenha atenção em um ponto: o resultado dessa pesquisa será apenas um diagnóstico. Por isso, o próximo passo é entender o que deve ser trabalhado e avaliar quais foram os impactos dessas mudanças nos resultados do negócio.
2. Garanta uma boa recepção
Garantir uma boa recepção é essencial para causar uma boa primeira impressão do seu restaurante, por essa razão é essencial manter a sua equipe alinhada sobre boas práticas de atendimento. Entre elas — tanto para o momento da recepção quanto para outros contextos do atendimento —, podemos ressaltar:
- cumprimentar os clientes de forma amigável, entendendo quais são as suas expectativas para o atendimento do restaurante;
- não deixar de lado nenhum cliente, uma vez que isso pode com certeza gerar insatisfação — e até mesmo ocasionar reclamações nas redes sociais, por exemplo;
- ter uma quantidade de profissionais satisfatória para que nenhuma pessoa fique esperando muito tempo para ser atendida;
- ter cuidado com a linguagem utilizada com o cliente — mensagens imperativas não são indicadas. Exemplo: em vez de abordar “passe o seu cartão”, dizer “poderia, por gentileza, passar o seu cartão?”;
- contar com uma política clara para casos mais graves — se houver qualquer reclamação ou o tom da conversa subir, é indicado que o atendente chame o superior, por exemplo.
3. Tenha móveis de qualidade
Até então, falamos especificamente sobre alguns cuidados relacionados ao atendimento oferecido aos seus clientes. Porém, uma boa primeira impressão também é garantida a partir de sua estrutura física. Nesse caso, é essencial dar uma atenção aos móveis do restaurante.
É por meio deles que o seu negócio tem a oportunidade de colocar alguns elementos da marca, de modo que ela se fixe na memória de seus clientes. Mais do que isso: a mobília e a decoração garantirão o conforto e a comodidade de seu público enquanto ele estiver presente no estabelecimento, garantindo que o cliente esteja satisfeito de fato com todo o contexto, desde o atendimento até ao sabor dos pratos.
Outro ponto importante é o fato de os móveis poderem carregar um pouco mais do conceito de seu espaço. Se o restaurante for de comida japonesa, por exemplo, a decoração oriental dará um charme a mais, gerando mais identificação por parte de seu público.
Ainda sobre a estrutura física, faça uma análise de todo o espaço. Afinal, as pessoas não gostam de estar em um local apertado, sem uma iluminação adequada ou com temperaturas desreguladas — sem a presença de um ar-condicionado.
4. Evite erros no atendimento
De nada adianta seguir todas as dicas anteriores se não há uma atenção por parte da equipe aos pedidos dos clientes. Se o prato solicitado for com erros, certamente o consumidor ficará muito irritado, podendo gerar um conflito, principalmente se for a primeira experiência dele com o local.
Por falar em cardápio, ainda há outros pontos de cuidado. Hoje, o número de pessoas veganas e vegetarianas vem aumentando significativamente. Por essa razão, não oferecer essa opção na sua cozinha pode ocasionar a perda de público, mesmo se a pessoa já teve algum tipo de contato com o seu negócio.
A execução do prato também merece atenção. Conforme abordado, para causar uma boa primeira impressão, é preciso buscar por uma percepção positiva em diferentes etapas do atendimento. A qualidade do que é fornecido é um dos pontos-chave desse processo: se tudo deu certo até aqui e o restaurante cumpriu com êxito o prato escolhido pelo cliente, certamente ele voltará a frequentar o espaço.
5. Faça treinamentos de equipe
Por fim, é essencial manter a sua equipe treinada com base nos pontos de atenção identificados pelo negócio. Como mencionamos, as pesquisas de satisfação permitem identificar os gargalos de seu estabelecimento. Sendo assim, ao entender o que pode ser aperfeiçoado, parte dos treinamentos deve ser voltada para esse aspecto, de modo que reduza o gap existente em sua empresa.
Além disso, devemos destacar que o treinamento para seus colaboradores garantirá uma motivação maior de sua equipe, uma vez que ela entenderá que há a preocupação, por parte da gestão, de promover melhorias no negócio como um todo, a começar pelo desenvolvimento dos funcionários — e a motivação de colaboradores está diretamente ligada à satisfação de clientes.
Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre como causar uma primeira impressão positiva em seus clientes. Conforme abordamos, todos esses aspectos tendem a refletir na fidelização das pessoas e, consequentemente, os resultados do restaurante tendem a ser mais positivos, uma vez que a fidelização permite redução de custos e ainda dá a possibilidade de colocar preços mais competitivos.
Gostou das nossas dicas? Se você deseja ter acesso a outros materiais como esses, basta seguir a página da Franco Bachot no Facebook e acompanhar as novidades!
