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Descubra como preparar o restaurante para o Dia dos Namorados

Muitos casais preferem celebrar a data mais romântica do ano em um jantar a dois. Contudo, não são apenas os apaixonados que sentem frio na barriga diante dessa celebração, os empresários também ficam na expectativa. Afinal, precisam saber como preparar a decoração para o Dia dos Namorados em restaurante, como vão atender aos pedidos de delivery e todos os outros quesitos que envolvem essa data.

Por se tratar de um dia especial, a demanda será maior que nos dias habituais, mesmo durante a pandemia. Portanto, é necessário realizar algumas mudanças a respeito do dia a dia do restaurante para que tudo corra bem. Pensando em ajudá-lo a planejar suas ações, atrair um público significativo para o seu estabelecimento e aumentar as vendas, preparamos dicas infalíveis. Acompanhe!

Elaborar um cardápio especial

A data pede um menu específico, preparado exclusivamente para a celebração, pois dificilmente alguém que sai para jantar fora ou escolhe algo especial em comemoração pedirá pratos tradicionais.

Alguns alimentos são mais indicados para compor o cardápio de jantares românticos, como massas, carnes nobres e frutos do mar. Além disso, é importante que haja uma boa carta de vinhos. Do mesmo modo, é importante pensar em opções que possam ser entregues por delivery sem comprometer a qualidade do prato.

Uma dica é fechar um menu premium com preço fixo: entrada, prato principal e sobremesa. Assim, você ganha flexibilidade para oferecer um preço final interessante, em virtude da venda por escala.

Pense também na possibilidade de oferecer pratos alternativos inéditos, livre de carnes vermelhas e produtos de origem animal, por exemplo. Dessa forma, seu restaurante mostra que está atento às mudanças de tendências na sociedade e conquista perfis de consumidores mais específicos, como os veganos, por exemplo.

Oferecer brindes e descontos

Alguns mimos podem fazer grande diferença, ajudando a fidelizar clientes. Uma opção é oferecer chocolates em formato de coração para o casal degustar.

Se couber no orçamento do seu restaurante, por que não ofertar um drink ou uma garrafa de vinho por conta da casa? O mesmo vale para outros produtos que tornem o clima ainda mais especial.

Outra tática para incentivar os clientes a comemorarem a data no seu estabelecimento é investir em cupons de desconto. Aproveite, inclusive, para promover os pratos da temporada. Você também pode oferecer a entrega gratuitamente.

Sejam pratos requintados a preços mais acessíveis ou um buquê de rosas para fechar a noite com chave de ouro. Use a criatividade para agradar quem escolheu o seu restaurante para celebrar um dia tão singular.

Treinar a equipe de funcionários

Como se trata de algo diferenciado do que é feito diariamente, é importante que todos os funcionários estejam preparados para atender bem as demandas desse tipo de comemoração.

Por isso, deixe claro a importância do evento para todos e faça um treinamento para garantir que a equipe receba muito bem o público, realize o atendimento da melhor forma e contorne os imprevistos que possam surgir. Não esqueça de preparar a equipe para receber os pedidos online ou por telefone.

Além de treinar os colaboradores para esse momento de alta procura, preparar o restaurante para o Dia dos Namorados envolve dar atenção à recepção, implementando sistemas de senhas eletrônicas, disponibilizando um hall aconchegante de espera, com distanciamento controlado, e capacitando os garçons para atuarem em ritmo intenso e de maneira coordenada.

Pode ser que seja preciso, inclusive, contratar funcionários temporários.

Preparar a equipe para upselling

Upselling é uma tática importante de atendimento, que ajuda a melhorar a experiência do seu cliente e, ainda por cima, a aumentar o faturamento. Trata-se do oferecimento de complementos que caiam como uma luva no pedido do cliente, de forma cordial e atrativa.

Certamente você já teve alguma experiência com essa técnica em fast foods ou outros estabelecimentos. Ela é posta em prática no momento em que o atendente oferece um tamanho maior de lanche ou bebida, com um pequeno acréscimo. No fim, o cliente acaba levando.

É muito importante treinar a equipe para isso, especialmente para evitar um atendimento inconveniente e desagradável. Nesse caso, a sugestão ocorre de forma sutil.

Apostar na inovação

O dia dos namorados é uma data cheia de emoção e significado para os casais. Por isso, grande parte deles está disposta a investir na melhor experiência possível. Você pode aproveitar essa condição para inovar e investir no fator surpresa.

Essa é uma forma inteligente de reforçar o valor da sua marca e fidelizar esse público para que ele retorne em outras datas. Quanto mais felizes, satisfeitos e encantados eles saírem do seu restaurante, maiores são as chances de retornarem.

Sendo assim, aposte nos agrados, brindes, mimos e cortesias. Capriche em um espaço com decoração para o dia dos namorados em restaurante que seja propício para homenagens. Tenha pétalas de rosas para momentos especiais, como pedidos de namoro e casamento e assim por diante.

Outra ideia bacana é disponibilizar esse tipo de adicional nos pedidos de delivery, que podem ter uma embalagem toda especial para a data.

Disponibilizar pacotes promocionais

Essa data é perfeita para apostar naqueles pacotes promocionais. Se você possui um cardápio específico para a data, melhor ainda. Não deixe de ofertar um combo de serviços atrativos e deliciosos.

A visita ao seu restaurante pode se tornar um verdadeiro tour gastronômico, cheio de romance e sabores. Para isso, aqui vão três sugestões que podem funcionar muito bem:

  • tenha um menu especial, ofereça um coquetel de boas-vindas, capriche nas opções de entrada, ofereça um prato principal delicioso e leve, inclua sobremesa e um bom vinho;
  • monte um menu de degustação, incluindo diversos pratos especiais para a data e bebidas;
  • considere a opção de um menu com pratos afrodisíacos.

Fazer reservas

As reservas são uma ótima forma de organizar a sua demanda e não sobrecarregar a cozinha. Além disso, garantem que o seu público tenha uma ótima experiência, sem precisar ficar procurando lugar ou tendo que esperar longas horas para ser atendido.

Também são ótimas para decidir com calma qual será a melhor decoração para o dia dos namorados em restaurante. Assim, você pode distribuir as mesas com cautela, investir em uma decoração que não sobrecarregue o ambiente e preparar o seu estoque na medida.

Esse recurso permite que você se planeje com antecedência, evite imprevistos e, principalmente, correria na data do atendimento. Isso poderá fazer uma grande diferença na qualidade da entrega para os casais.

Criar uma ambientação para a data

O Dia dos Namorados costuma ser comemorado com jantares super-românticos no mundo todo. Para não fazer feio na hora de receber os seus clientes, procure inovar na elaboração da ambientação.

Uma decoração diferenciada auxilia a compor o clima do ambiente, tornando-o aconchegante e agradável, o que ajuda a encher o seu estabelecimento. Então, capriche na ornamentação. Escolha opções que tenham relação com a data, para despertar o romantismo dos clientes.

Aposte na cor vermelha, tanto em velas como flores, e em tudo o que puder deixar o ambiente mais poético. Uma sugestão é utilizar arranjos florais mais sofisticados, com rosas e outras espécies que denotem romantismo. Belas taças de vinho também costumam ser fundamentais para a ocasião.

Oferecer música ao vivo

Música não pode faltar em um jantar romântico, sendo assim, explore música ao vivo instrumental, se possível, com piano, flauta ou violino, por exemplo. Essas escolhas são muito elegantes e românticas.

Em tempos de pandemia, pode ser uma boa pedida organizar uma live da apresentação para quem optar por passar o momento no conforto e segurança do seu lar.

Caso seu estabelecimento não comporte música ao vivo, nada impede que o som seja ambiente. Nesse caso, opte por músicas românticas e em um volume agradável, para que os clientes possam conversar entre si.

Adotar estratégias de divulgação

Por ser um dia extraordinário, divulgue as ações promocionais em todos os canais de comunicação. Abaixo, apresentamos algumas recomendações.

Facebook

Essa rede social permite realizar uma série de ações para atrair clientes no Dia dos Namorados, como nos exemplos a seguir:

  • promoções especiais — uma maneira de animar seus clientes antes do grande dia é fazer uma publicação em seu feed oferecendo uma garrafa de vinho de presente ou duas sobremesas pelo preço de uma, por exemplo. A estratégia ajuda a criar expectativas e aumenta as chances de o cliente fazer uma reserva;
  • concurso — disponibilize um jantar grátis para duas pessoas por meio de um sorteio. Ao criar um sorteio em seu site, por exemplo, os usuários participam ao deixar informações, como o endereço de e-mail, assim, você aproveita para aumentar a base de contatos do seu restaurante, fundamental para as ações de marketing;
  • menu especial — criar expectativa entre os seus seguidores é uma excelente tática para aumentar as reservas. Para isso, basta publicar fotos e vídeos anunciando o que está sendo preparado para esse dia.

Instagram

Concursos são perfeitos para engajar o público nessa rede social. Sendo assim, promova uma competição na qual seus clientes/seguidores sejam estimulados a publicarem uma foto romântica e marcá-la com a hashtag criada exclusivamente para essa disputa.

Aquele que obtiver mais curtidas ou o comentário mais romântico, por exemplo, será o felizardo, que ganhará um delicioso jantar para o Dia dos Namorados.

E-mail

O e-mail marketing é uma publicidade direta com boas taxas de abertura, o que costuma trazer excelentes resultados. Portanto, uma maneira de divulgar o seu evento é enviando uma mensagem que desperte a atenção de seus clientes, convidando-os a participar de seus concursos ou reservar uma mesa no seu restaurante para a comemoração.

Resumindo: é importante que você prepare o seu estabelecimento com antecedência. Providenciar as mudanças necessárias e divulgar antecipadamente o que você preparou para a celebração faz com que você tenha menos preocupações na data. Assim, o rendimento do seu negócio também será melhor.

Não se esqueça de escolher cada detalhe com calma, desde a decoração até o mobiliário. Investir em móveis novos pode ser uma ótima alternativa nessa data. Você pode renovar o seu restaurante, proporcionando novidade para o público e atendendo às suas necessidades de conforto e espaço.

Os móveis são um fator-chave na decoração e essenciais para uma boa experiência dos casais. Portanto, é preciso escolher mesas e cadeiras que atendam às expectativas.

Ao seguir as dicas deste artigo, preparar restaurante para o Dia dos Namorados se tornará mais fácil, ajudando a captar clientes e recuperar os lucros do período.

E se você quer ampliar ainda mais as alternativas de decoração para o dia dos namorados em restaurante, confira as vantagens de ter um espaço ao ar livre!

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