Conecte-se conosco

Marketing

8 dicas fundamentais de como preparar o restaurante para o Dia das Mães

A importância de algumas datas aumenta consideravelmente o número de reservas de mesas e faz com que o movimento fique bem agitado em restaurantes e bares. Levando isso em conta, você sabe como preparar seu restaurante para o Dia das Mães, em especial durante a pandemia?

Eventos comemorativos são oportunidades perfeitas para elevar o faturamento do negócio, fortalecer o poder da marca, alcançar novos públicos etc. No entanto, é preciso arrumar tudo com antecedência para acertar em cheio na estratégia.

Nesse sentido, para que você consiga transformar o seu estabelecimento em um restaurante aconchegante no Dia das Mães, trouxemos oito dicas fundamentais. Confira!

Qual é a importância de preparar o restaurante para o Dia das Mães?

A resposta mais óbvia para isso é: o Dia das Mães aumenta o movimento (e o faturamento) do seu restaurante. Mas, isso não é tudo. A data é uma ótima oportunidade para você demonstrar o quanto valoriza o seu público e está empenhado em proporcionar experiências valiosas, ainda mais em meio a uma pandemia que exige certos cuidados do estabelecimento.

Um jantar de Dia das Mães pode ser um momento marcante, de homenagem e muitas emoções. E você pode atrelar tudo isso à marca do seu restaurante, criando um vínculo super positivo com os seus clientes, reforçando o quanto você se preocupa com a integridade da saúde de todos, que lembrarão por muito tempo dessa ocasião.

Portanto, é claro que é muito importante você estar preparado para atender com qualidade a esse público, oferecer um ambiente agradável, seguro, higienizado e com boa comida. Porém, também é uma ótima deixa para o seu restaurante surpreender e até mesmo superar as expectativas.

Como preparar o restaurante para essa data especial?

1. Tenha um atendimento qualificado

Devido ao alto crescimento da demanda no Dia das Mães, você e sua equipe precisam estar preparados para oferecer um serviço ágil, mas sem perder a qualidade. Um bom planejamento é essencial para arrumar tudo, sendo que a contratação de funcionários temporários figura como excelente escolha para dar conta do movimento puxado.

É importante promover o treinamento de garçons, principalmente se eles são novos no restaurante, a fim de apresentar a cultura da empresa, dar recomendações sobre os pratos, indicar como deve ser o tratamento com os clientes etc. Outro aspecto imprescindível é a educação da equipe para resolver dúvidas dos visitantes.

Considerando que diversas famílias costumam ter a mesma ideia de almoçar em um restaurante, disponibilize reservas antecipadas. Todavia, lembre-se de que a quantidade de lugares marcados precisa estar de acordo com o espaço físico do ambiente. Também vale a pena pensar nas possíveis filas que podem surgir pelo movimento mais intenso.

2. Crie um cardápio exclusivo

Por se tratar de um momento diferenciado para o restaurante, nada impede que você incremente alguns pratos e ofereça refeições além do que é servido no cotidiano. Saiba surpreender seus clientes e deixe os pratos mais bonitos, buscando agradar não apenas o paladar, mas aos olhos também.

É fundamental que o cardápio tenha variedade. Afinal de contas, trata-se de um dia que costuma ser vivido em família e sempre existe algum parente que não consome glúten, tem intolerância à lactose ou prefere comidas veganas. Não fique receoso: ouse no menu, sempre prestando atenção na harmonização das bebidas com os pratos.

Se preferir e for acessível, convide um chefe especial ou um barista diferenciado para oferecer opções únicas e ainda mais atrativas. Isso pode se tornar um diferencial e tanto.

3. Aposte em uma decoração diferenciada

Sem sombra de dúvidas, preparar o restaurante para o Dia das mães requer olho aberto quanto aos detalhes, e a decoração é um elemento que faz a diferença na hora de conquistar o público. O ambiente precisa estar no clima da data e escolher os móveis certos é uma excelente ideia, dando um toque de carinho e conforto para as mamães.

As cores devem representar não só a identidade da marca, mas ornar com o dia, mostrando delicadeza, amor, elegância e preocupação com as mães. Para mesas pequenas, vale colocar um vaso simples de flores. Porém, se o espaço for maior, incremente a mesa com outros enfeites que celebrem o momento de alguma maneira.

Você pode decorar os guardanapos, escolher forros para as mesas mencionando o Dia das Mães, colocar jogos de taças para acrescentar requinte, entre outras opções. Tudo com o propósito de deixar o ambiente mais agradável para receber famílias numerosas.

4. Reorganize os espaços do restaurante

É claro que você precisa pensar no layout do restaurante, tendo em vista que o movimento cresce bastante. Todo o espaço do estabelecimento deve estar de acordo com as normas de acessibilidade, permitindo maior circulação entre as mesas, principalmente para facilitar a chegada das famílias e o trabalho dos garçons.

Reorganize cada parte disponível e pense em fatores que podem ser decisivos para atrair o público e aumentar a credibilidade do restaurante, como um espaço kids, mesas que não segreguem os clientes etc. Caso sobrem lugares, aposte em música ao vivo ou apresentações de stand up comedy para deixar a data ainda mais memorável.

5. Disponibilize brindes especiais

Todo mundo gosta de ser lembrado em algum momento da vida e receber um presente, não é verdade? Não é diferente no Dia das Mães, portanto, aproveite e disponibilize alguns mimos para elas, como sobremesas, drinks, pratos específicos, entre outras alternativas gratuitas.

Algo muito enriquecedor para o restaurante e que inclusive pode ser uma excelente oportunidade em outras datas comemorativas é fechar parcerias estratégicas com empresas (do mesmo nicho ou não). Com isso, oferecer flores, barras de chocolate, cestas com produtos variados, cartões de presente e outras lembranças é interessante, ajudando a qualificar a experiência do cliente.

6. Faça uma boa divulgação

As datas comemorativas costumam movimentar uma grande quantidade de pessoas. Muitos filhos querem homenagear e presentear suas mães com um momento agradável e diferente, por isso procuram um lugar especial para levá-las.

Como consequência, os restaurantes ficam lotados, dificultando o atendimento e aumentando a insatisfação com o estabelecimento. Pensando nisso, algumas pessoas começam a se organizar com antecedência, pesquisando lugares e atrações que possam ser reservados.

É importante que o seu estabelecimento esteja preparado para isso. Sendo assim, planeje-se desde cedo, decidindo o que você utilizará como entretenimento, definindo o cardápio, organizando o local. Quando tudo isso estiver alinhado, comece a divulgar nas redes sociais e outros canais, como a rádio local, por exemplo.

Se lhe parecer atrativo, faça uma parceria com aplicativos mobile para atingir mais pessoas, promova sorteios online em que os participantes precisem compartilhar uma publicação com a divulgação, use sua criatividade. O importante é comunicar que você preparou o restaurante para o Dia das Mães.

7. Seja surpreendente

Saia do óbvio e use a sua imaginação para aproveitar o espaço que você tem. Aposte em maneiras diferentes de homenagear as mães com algo que elas jamais esperariam do seu restaurante. Para isso, converse com os filhos no momento da reserva e ofereça opções como:

  • uma mensagem em um projetor;
  • uma apresentação fotográfica;
  • uma postagem nas redes sociais do restaurante;
  • um texto anexado ao cardápio;
  • um mimo como flores ou chocolates.

O importante é que a surpresa esteja alinhada com algo que os filhos queiram proporcionar e que seja um ponto de diferenciação da sua concorrência.

Outra opção interessante é fornecer alguma vantagem relacionada à data, como um desconto para as mães, uma sobremesa exclusiva ou uma bebida.

8. Invista em tecnologia e na presença online

Foi-se o tempo em que as mães eram tidas como senhorinhas pacatas que só cuidavam dos afazeres domésticos, afinal, as mulheres estão muito mais empoderadas, além de super conectadas nas redes sociais. Tendo isso em vista, não desconsidere o ambiente online do restaurante, procurando atender também o público que fica de olho em tudo que acontece na internet.

É essencial frisar que a tecnologia facilita a rotina de um restaurante, desde um sistema que permite o agendamento e um atendimento mais rápido até a forma como os canais de comunicação online agem nos períodos sazonais. Para tanto, pense em ações promocionais capazes de agregar valor ao estabelecimento e atrair novos clientes.

Incentive os filhos a tirarem fotos com suas mães e a publicarem hashtags específicas da marca, dando um prêmio para a imagem mais criativa, por exemplo. Você ainda pode influenciar os seguidores a fazerem check-in nas redes sociais para a liberação de Wi-Fi gratuito, realizar sorteios de ingressos para filmes, dar descontos por curtida na página da empresa e assim por diante.

Dica bônus

Aposte no delivery como um recurso para esse Dia das Mães, já que com os riscos inerentes à pandemia, a tendência é que os filhos procurem opções mais seguras para homenagear suas mães. Dessa forma, você pode aproveitar essa oportunidade para aumentar o seu faturamento e ainda dar uma turbinada na credibilidade da sua marca junto ao seu público.

Por fim, vale ressaltar, novamente, a importância de oferecer um atendimento de excelência na hora de preparar o restaurante para o Dia das Mães, a fim de garantir a satisfação dos clientes e, por consequência, fidelizá-los para que voltem mais vezes.

Não esqueça que a escolha dos móveis é crucial para compor um ambiente agradável, aconchegante e com estilo. A decoração é algo realmente estimulante, capaz de atribuir ainda mais significado à ocasião. Portanto, certifique-se de que seu ambiente oferecerá conforto e beleza para esse momento tão especial.

Não deixe de conferir as linhas de móveis para restaurante para o Dia das Mães e para o ano todo na Franco Bachot. Entre em contato e conheça cada uma das opções!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Marketing

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Aviso: Nós da Franco Bachot utilizamos de cookies com ferramentas do Google e Facebook para verificar informações e melhorar a experiência de nossos clientes para oferecer melhores produtos e serviços.
Send this to a friend