Conecte-se conosco

Decoração

O que considerar ao escolher móveis para ambientes externos?

É preciso pesquisar para fazer a escolha certa na hora de investir em móveis para ambientes externos. Ninguém deseja ter que efetuar uma troca depois de pouco tempo de uso e jogar dinheiro fora, certo?

Por essa razão, elaboramos um artigo completo, explicando o que deve ser levado em consideração para executar esse projeto com a maior perfeição possível. Ficou curioso? Continue a leitura para descobrir!

A concepção do lugar

Um restaurante com área externa costuma ser um ótimo atrativo, principalmente quando temos como público-alvo profissionais trabalhando em escritório fechados, ansiosos por uma pausa e ar fresco na hora do almoço.

Porém, é preciso planejar com cuidado a concepção desejada para esse espaço antes de definir o mobiliário. Para escolher os móveis certos para o seu ambiente externo não se pode abrir mão de dois conceitos norteadores: qualidade e beleza.

Liste as suas necessidades — incluindo os papéis que o ambiente vai desempenhar — e os desejos. Isso pode variar de acordo com o tipo de comida servido, a clientela a ser conquistada e a localização do imóvel. Preste atenção ao estilo da decoração já presente e como você pode melhorar a experiência do cliente e a qualidade do serviço da sua equipe.

Avalie o que é necessário para garantir um serviço tranquilo, como a inclusão de uma estação de apoio ou uma iluminação específica.

Existem padrões internacionais que norteiam as medidas, espaços e alturas — que você provavelmente usou na hora de fazer a área interna do seu estabelecimento. Eles garantem o máximo aproveitamento do espaço disponível de forma organizada. Na dúvida, consulte um especialista de sua confiança para fazer a planta baixa do espaço.

A escolha dos materiais

Existem quatro importantes pontos para se considerar na hora de escolher móveis para ambientes externos. Abordaremos cada um deles abaixo, explicando como eles afetam na sua decisão:

Durabilidade

A exposição direta a elementos como sol, água e vento interfere diretamente na durabilidade do mobiliário. Na prática, isso significa que os móveis escolhidos devem ser apropriados para esse tipo de uso ou você corre sérios riscos de perdê-los em pouco tempo. Também é preciso atenção pois o desgaste deles em estabelecimentos comerciais é maior do que se fossem utilizados na área de lazer da sua casa, por exemplo.

Falaremos adiante sobre os principais materiais usados e os seus cuidados específicos.

Funcionalidade

Em linhas gerais, todo mobiliário comercial deve aliar estilo e funcionalidade. No que diz respeito aos restaurantes, é preciso atenção às dimensões e alturas (seguindo os padrões) e à facilidade no uso.

As cadeiras precisam ser leves o suficiente para que as pessoas possam ajeitá-las sem muito esforço e garantir um espaço pessoal à sua volta (sem atrapalhar a passagem de clientes e funcionários). Já as mesas precisam permitir a limpeza rápida da superfície e serem pesadas o suficiente para não tombar na primeira rajada de vento forte.

Um detalhe importante está nas pernas de ambos os móveis: elas devem permitir que o cliente esteja confortavelmente sentado, sem perigo de bater pés e joelhos com um design belo, porém pouco funcional.

Estilo

Você provavelmente fez um estudo detalhado do seu público e da concorrência na hora de abrir seu restaurante — definiu com cuidado o tipo de comida a ser servido e todos os detalhes, entre cores e materiais para decorar cada canto. Esse conjunto de fatores determina o estilo do seu estabelecimento.

O planejamento para a escolha dos móveis para ambientes externos deve seguir a mesma linha decorativa do resto do seu restaurante. Isso não significa que eles devam ser iguais aos usados no interior, mas devem ser uma extensão do conceito aplicado, evitando contrastes e criando um único — e lindo! — espaço.

Tendências

Quando falamos em decoração de áreas externas é quase impossível não pensarmos na tradução de algo que transmita conforto e maior contato com a natureza. No entanto, isso não significa que devamos abrir mão das tendências.

Decoradores e designers têm investido cada vez mais em um  conceito importante para restaurantes, o savoring (desfrutar, em português). Ele consiste no esforço consciente para criar ambientes que tragam para quem está neles experiências e emoções positivas.

Isso pode ser traduzido principalmente através dos cinco sentidos (audição, olfato, paladar, tato e visão), com o uso de cores e texturas e do cuidado para que eles ajudem a compor um ambiente irresistível para usufruir de uma boa refeição e deixar o estresse no escritório.

Os cuidados necessários

Agora que já entendemos quais os pilares para embasar a escolha dos móveis para ambientes externos, vamos falar do material que pode ser utilizado nesse tipo de mobiliário e os cuidados específicos.

A madeira é um belo material para móveis e combina com perfeição em ambientes externos. Sejam eles clássicos ou rústicos, representam uma opção de requinte e beleza. É necessário apenas cuidado: esse material precisa passar por um tratamento que o proteja contra os elementos (água, vento, sol) e cuidados periódicos a fim de garantir sua beleza e durabilidade.

Portanto não esqueça de incluir no calendário do seu estabelecimento períodos para o cuidado e manutenção das peças (de acordo com as indicações do fabricante).

Esperamos que você tenha apreciado nosso artigo e que ele possa ajudá-lo a escolher os melhores móveis para ambientes externos. Não esqueça de investir, além do mobiliário básico, em peças decorativas e cores que ajudem a torná-lo positivamente memorável!

Por falar em móveis para área externa, a Franco Bachot tem a linha Mondiale Enjoy que é especializada em móveis para esse tipo de ambiente. Entre em contato com a empresa e conheça os produtos.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Decoração

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend