Conecte-se conosco

Decoração

Saiba como aplicar uma boa decoração em seu restaurante japonês

Acertar na decoração para restaurante japonês pode ser um grande desafio para muitos empresários. Afinal, estamos falando de uma cultura que é completamente diferente da nossa. Por isso, conhecer alguns detalhes é essencial. E, apesar de todas as diferenças culturais, é possível elaborar uma decoração muito bonita e funcional para o seu estabelecimento.

Neste post, vamos mostrar a importância e os benefícios de ter um cuidado especial com esse estilo de decoração. Além disso, daremos algumas dicas valiosas para você acertar na hora de embelezar o seu restaurante japonês. Então, fique atento e confira o nosso material!

Por que se preocupar com a decoração do restaurante?

Cada tipo de estabelecimento requer uma decoração específica e, no caso dos restaurantes, ela é essencial para garantir alguns ganhos importantes. Vamos conhecer esses benefícios mais detalhadamente a seguir.

Ajuda na ambientação dos clientes

A decoração diz muito sobre o ambiente em que se está inserido. Em restaurantes japoneses, essa ambientação é ainda mais importante, afinal de contas, como dissemos na introdução deste texto, a cultura do Japão é muito diferente da brasileira.

Sendo assim, para garantir uma experiência mais completa e prazerosa, o cliente precisa sentir essa mudança de ambiente — e ele busca por essa sensação diferenciada.

Ao oferecer essa experiência, o seu restaurante entregará mais valor ao serviço prestado, o que faz toda a diferença na avaliação que o cliente construirá sobre o seu estabelecimento. Com isso, a promoção da satisfação dele é muito maior.

Proporciona mais conforto

Ambientes bem decorados proporcionam mais conforto para os clientes. Sendo assim, uma boa composição e distribuição dos elementos visuais é essencial para garantir uma visita prazerosa ao local e agregar uma melhor experiência para a clientela.

Portanto, a escolha correta de itens como mobiliário, cores, iluminação e objetos de decoração podem determinar o nível de conforto percebido por cada cliente. Fator esse que também influencia diretamente na avaliação que ele faz do seu restaurante.

Ajuda na construção da identidade do restaurante

As pessoas não vão a restaurantes apenas para fazer uma refeição, elas buscam por um momento prazeroso em um local agradável e confortável. Então, quando elas visitam um ambiente, todos os detalhes são avaliados e constroem a imagem que ela guarda como referência em sua memória.

Entre todos os fatores que influenciam nessa questão, a decoração é, sem dúvidas, um dos mais importantes. Afinal, a memória visual e sensorial das pessoas é bastante forte.

Quantas vezes você visitou algum local do qual não se recorda o nome, mas que se lembra facilmente da decoração, do conforto que sentiu e do bem-estar que o local lhe proporcionou? É exatamente sobre isso que estamos falando!

Como acertar na decoração para restaurante japonês?

Como vimos, a decoração do ambiente tem um papel fundamental no sucesso do seu restaurante japonês. Então, vamos listar algumas dicas importantes para você colher todos os benefícios de uma decoração bem-feita. Acompanhe!

Tome cuidado com o uso da iluminação

A iluminação é um fator muito importante para a ambientação correta de um espaço. No caso de restaurantes de comida japonesa, o ideal é fazer o uso de luminárias e iluminação indireta. As de estilo japonês são muito charmosas e o uso delas ajuda a trazer as características do país ao estabelecimento.

Adicionalmente, a iluminação indireta ajuda a compor um ambiente mais intimista e aconchegante. Além de proporcionar uma sensação de calmaria, típica dos momentos de refeição no Japão.

Pinte as paredes nas cores que representam o país

As cores têm um poder de representatividade muito grande, um exemplo disso é o uso das cores verde e amarelo para remeter ao Brasil. Desta forma, é importante utilizar as cores japonesas na decoração: o vermelho e o branco.

Com isso, é essencial incorporá-las de alguma forma nos elementos que compõem os espaços. O preto também é bastante utilizado e ajuda na criação de ambientes mais íntimos quando aliados a iluminação indireta.

Componha a decoração com objetos que representem a cultura do país

A cultura japonesa é bastante rica e esse é um fator que agrega muitas vantagens na hora de montar a decoração do seu restaurante. Veja alguns exemplos de elementos representativos do país:

  • ideogramas: eles podem pintados nas paredes ou utilizados nos cardápios e outros objetos;
  • leques: ficam ótimos pendurados abertos nas paredes;
  • bonsais: podem ser colocados em locais estratégicos ou até mesmo na decoração das mesas;
  • aquário: podem ser de diversos peixes ornamentais, como as carpas, e ajudam a proporcionar uma sensação de tranquilidade;
  • espadas samurais: boas opções para pendurar nas paredes;
  • bambu: pode ser utilizado em diversas peças da decoração e até mesmo no revestimento de parte das paredes;
  • lanternas de seda: além de ajudar na iluminação, essas luminárias são muito representativas da cultura japonesa.

Invista no vestuário dos funcionários

O uniforme dos funcionários não é exatamente um item de decoração, mas isso não quer dizer que eles não interfiram nesse quesito, afinal, eles estão o tempo todo circulando pelo salão. Portanto, é fundamental que eles estejam em sintonia com o restante do ambiente.

Sendo assim, é importante se atentar para a escolha do modelo e das cores dos uniformes. Se você optou pelo uso de cores mais escuras e um ambiente mais sombrio, não fará sentido utilizar vestimentas em tons claros ou chamativos. Portanto, mantenha uma harmonização entre os vestuários e os elementos da decoração.

Outra dica importante é diferenciar os uniformes de acordo com os serviços que cada funcionário presta. Afinal, o sushiman tem necessidades diferentes das de um auxiliar de serviços gerais, que, por sua vez, tem necessidades diferentes de um garçom. Sendo assim, o uniforme ajuda no desempenho de cada função e facilita a identificação para os clientes.

Utilize móveis adequados

A escolha dos móveis é um fator crucial para garantir uma decoração adequada. Além de considerar o nível de conforto que se pretende oferecer, os tipos e acabamentos também fazem bastante diferença.

Para restaurantes que buscam proporcionar uma experiência mais tradicional, é recomendado o uso de cadeiras e mesas mais baixas. Eles remetem com mais fidelidade ao ambiente japonês. É possível, e até mesmo bastante comum, criar excelentes ambientes com outros tipos de mobílias.

Um ponto fundamental na escolha é o conforto, visto que as pessoas passam mais tempo em restaurantes desse tipo do que em fast-foods, por exemplo. Além disso, o público de restaurantes japoneses é mais exigente e prima por qualidade, tornando essencial que os móveis sejam muito bem escolhidos.

Enfim, acertar na decoração para restaurante japonês não é tão complicado quanto parece. Seguindo essas dicas, essa tarefa fica muito mais fácil e seus clientes se sentirão ainda mais satisfeitos.

Se você está montando ou reformando o seu restaurante japonês, entre em contato conosco e conheça nossas opções de mobiliário que te ajudarão nessa empreitada!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Decoração

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend