Conecte-se conosco

Decoração

Aprenda como aplicar a técnica do Feng Shui no seu restaurante

Um espaço equilibrado e convidativo é o que diferencia um restaurante espetacular — agradável aos clientes, que proporciona uma boa experiência e desperta o desejo de voltar ao local — de um estabelecimento comum.

E o Feng Shui é uma arte milenar, que pode ajudar a criar um ambiente acolhedor nos empreendimentos, atraindo prosperidade. Sua base é um sistema de leis que governa como o espaço é organizado e como isso reage com o fluxo de energia (ou chi: a força vital do mundo, que se origina do sol).

A ideia básica é trazer um bom chi e desviar o chi negativo. Portanto, neste artigo, você vai ver como ocorre a aplicação da técnica do Feng Shui para restaurante. Acompanhe!

O que é o Feng Shui?

A tradução literal da expressão é “vento-água”. A técnica existe há mais de 4 mil anos, tendo sido preservada por mestres chineses com o hábito de observar os efeitos positivos e negativos da natureza ao escolherem o espaço ideal para plantar e morar.

A prática estuda as vibrações nos ambientes em que vivemos (ou no entorno). Elas podem agir de forma benéfica ou prejudicial ao corpo e à mente, considerando a interação entre o ser humano e as forças da natureza.

Nas empresas e nos estabelecimentos comerciais, o Feng Shui é usado para aumentar as oportunidades de negócio, equilibrar o relacionamento entre as equipes de trabalho e incrementar a motivação, além de atrair lucro e prosperidade.

Como tornar seu restaurante mais acolhedor?

Existem regras mais complexas em relação ao Feng Shui, mas, para maximizar a energia positiva em seu restaurante, veja algumas dicas para limpar o ar e o espaço, tornando o estabelecimento mais acolhedor.

Valorize a entrada

A entrada deve refletir cordialidade e permitir o fácil acesso dos clientes. Uma área de espera ampla e confortável também é importante para criar uma impressão poderosa.

No entanto, este espaço deve estar separado do salão principal de jantar, tornando-se uma área de transição. Assim, os novos clientes não vão ficar incomodados com a sensação de serem observados.

Obras de arte e espelhos, por exemplo, são excelentes recursos para a decoração dos restaurantes. Telas que representam pessoas felizes e interagindo provocam uma sensação acolhedora, ao passo que os espelhos refletem um cenário agradável e criam o efeito de um espaço maior.

Mas fique atento. Sempre opte por objetos que correspondam ao estilo particular do restaurante.

Limpe o espaço

Imagine o chi como o ar fresco que flui a partir de seu restaurante. Então, para obter uma sensação agradável e revigorante, você precisa limpá-lo corretamente.

Certifique-se de que os armários não estejam empoeirados na parte de trás e que não haja confusões, mínimas que sejam, especialmente na frente do restaurante. As pessoas querem apenas entrar por esse local — e não estarem rodeadas de casacos, bagunças e mesas batendo nos joelhos.

Limpe suas janelas para que o chi do sol possa passar. A luz natural é uma grande vantagem para os clientes do restaurante durante o dia. Além disso, mantenha as cortinas abertas de noite, principalmente se o céu estiver estrelado.

Obtenha o equilíbrio ideal no ambiente

Com o Feng Shui, é sempre melhor ter um espaço pequeno do que muito grande. Isso porque, quando o restaurante é extenso, pode parecer vazio, enquanto um ambiente menor dá a sensação de conforto.

Tudo o que você precisa é que o cliente tenha espaço ao entrar no local pela primeira vez. Quando está caminhando, ele pode ver que as pessoas estão se divertindo e é atraído pela energia positiva sendo refletida. Mas, se seu restaurante é muito grande e vazio, parecerá frio e dará mais vibrações negativas.

No entanto, o layout deve conter corredores largos, para que os frequentadores se movimentem sem esbarrar nos demais. As mesas também precisam ser dispostas de maneira que haja espaço suficiente para a circulação das pessoas até o toalete ou a saída.

Na cozinha, os funcionários necessitam de espaço para trabalhar com segurança e bem-estar. E, além disso, o restaurante deve transmitir senso de equilíbrio. Para tanto, invista em um edifício bem simétrico e um ambiente ao ar livre.

Concentre-se no serviço

Mais do que apenas propiciar um bom serviço, a energia positiva de uma pessoa para outra pode, facilmente, mudar uma situação e aumentar a energia global positiva na sala.

Portanto, sempre dê atenção a seu cliente, mesmo que isso signifique levar algumas varetas de pão complementares antes que ele faça o pedido. Atitudes assim mostram que você está atento às suas necessidades e, ainda, emitem energia positiva na forma de generosidade.

Cuide da acústica

Para evitar que as pessoas precisem se esforçar ao ouvir umas às outras, aposte em salas menores que levem a outros ambientes. Ou, então, use tapeçarias de parede para absorver os sons, facilitando a comunicação.

Use cores estrategicamente

Existem 4 cores comumente ligadas a restaurantes: verde, vermelho, amarelo e branco. Cada uma delas traz representações que podem invocar certos sentimentos e emoções em seus clientes.

O verde representa a natureza e o frescor, também estando ligado à boa saúde. O vermelho é a cor do fogo e do calor, mas tenha cuidado: você não quer transmitir a ideia de “parar” ou “perigo”. Certifique-se de usar vermelhos quentes para representar os desejos do coração.

Já o amarelo representa apetite, enquanto o branco é o tom da limpeza e das emoções equilibradas. Usando tais cores, seu restaurante torna-se atraente aos olhos (e ao estômago, é claro) do público.

Aposte na iluminação certa

Ao aplicar os princípios do Feng Shui, o restaurante deve usar uma iluminação suave para aumentar a sensação de aconchego que as cores quentes criam. Isso permite que as pessoas se vejam entre elas e, também, o ambiente.

A vela, por sua vez, cria um ambiente romântico e o ilumina, ao mesmo tempo em que proporciona a sensação de privacidade.

Decore com plantas

Plantas purificadoras podem melhorar a qualidade do ar interno. Aquelas luminosas e edificantes são diferentes do tipo habitual, principalmente se você estiver localizado em um movimentado centro da cidade. Coloque-as na entrada, para atrair a energia (chi) para dentro.

Resumindo, o Feng Shui é facilmente aplicável e capaz de gerar grandes benefícios ao seu negócio. Quando as alterações forem adotadas, observe que o sentimento mudará.

E então? Gostou das dicas? Agora que você já sabe que o Feng Shui para restaurante pode trazer bons resultados, que tal compartilhar este artigo nas redes sociais e propagar a informação entre seus amigos?

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Decoração

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend