Conecte-se conosco

Decoração

6 fatores a considerar ao escolher cadeiras e mesas para um café

A escolha de cadeiras e mesas para uma cafeteria pode parecer algo simples, mas exige uma atenção especial e deve considerar alguns itens importantes para o sucesso do seu negócio.

Estilo conta muito, mas também é preciso aliar estratégia e funcionalidade. O mobiliário é capaz de atrair, manter e até afastar os clientes do café. Por isso, é necessário ficar atento aos diferenciais que supram os objetivos do negócio.

Continue a leitura e saiba como fazer a escolha adequada do mobiliário para proporcionar conforto na medida certa aos clientes, assim como transmitir a identidade do negócio. Confira nossas 6 dicas agora mesmo!

1. Diferenciais para suprir os objetivos do negócio

O primeiro fator que você deve considerar se origina a partir da relação entre o seu tipo de negócio e o mobiliário que precisa ter. Nesse caso, estamos falando de cadeiras e mesas para café.

Por mais que existam vários móveis lindos e diferentes, muitos deles não foram feitos para uma cafeteria. O ambiente, na maioria dos casos, tem espaço limitado.

Colocar móveis grandes demais pode diminuir a capacidade de atendimento de sua cafeteria. Por outro lado, móveis pequenos demais tendem a ser desconfortáveis e podem não acomodar bem as pessoas na mesa.

O meio-termo é justamente encontrar um mobiliário que consiga suprir os objetivos do negócio. Se você deseja um ambiente mais confortável e aconchegante, com poucos clientes, já tem um direcionamento para seguir.

2. Características compatíveis com o público-alvo

Outro ponto importante que precisa ser considerado ao escolher cadeiras e mesas para um café são as características do seu público-alvo. O mobiliário faz parte do ambiente e este deve ser agradável aos frequentadores.

O consumidor é o maior aliado de qualquer negócio, independentemente da etapa. Por isso, considerá-lo durante a escolha do mobiliário é fundamental para que o café se prepare para atrair o público-alvo.

Isso revela outra necessidade: conhecer seu cliente. Baseie-se em estudos e frequente cafeterias cujo público que frequenta é o mesmo que você deseja para o seu negócio. Observe como são os móveis e a forma que estão dispostos.

É muito importante criar uma proposta de valor, permitindo uma identificação entre o ambiente, os móveis, o que é servido e o consumidor. Quanto mais eles se identificam, mais a sua marca tende a se valorizar.

3. Tamanho adequado para o ambiente

Nós mencionamos esse fator no primeiro tópico, mas aprofundaremos para que sua escolha seja a ideal. O mobiliário precisa ter o tamanho adequado para o ambiente para transmitir a mensagem correta ao público.

Entre as mesas e cadeiras, é preciso ter um espaço adequado para possibilitar que as pessoas consigam se movimentar, sentar, levantar e ainda permitir a passagem de outros clientes e da equipe de atendimento.

Em relação ao espaço entre as cadeiras e as paredes, para que o consumidor tenha o mínimo de conforto, a distância deve ser adequada para permitir que as pessoas sentem-se e levantem-se sem precisar afastar a mesa.

A questão do tamanho do mobiliário também é inclusiva. Pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção precisam de espaço para circularem de maneira independente. Inclusive é bom estar atento às leis que obrigam os estabelecimentos a se adequarem para atender esse público.

4. Durabilidade

As cadeiras e mesas para cafeteria devem ter alta resistência e boa durabilidade, pois são submetidas ao uso contínuo. Móveis menos resistentes necessitam de mais manutenções e troca constante — o que pode significar um gasto frequente.

Antes de comprar, pergunte sobre o material de composição dos móveis. Verifique também o peso suportado, o tipo de lugar mais apropriado para deixá-los e as diferentes opções de acabamento.

5. Estilo das mesas e cadeiras para o café

O estilo das mesas e cadeiras também é importante, não é verdade? O visual do mobiliário também ajuda a compor o ambiente e transmite uma mensagem para o público e o mercado.

Se o seu desejo é ter uma cafeteria no estilo provençal, que é de origem francesa, precisa escolher um mobiliário com tons mais pálidos e que tenham madeira e estampas delicadas, por exemplo.

O fato é que os móveis de sua cafeteria devem estar integrados, portanto, é necessário pesquisar bastante sobre o estilo escolhido. Além disso, você deve verificar se o público-alvo será majoritariamente masculino ou feminino.

Considere também a possibilidade de seu público ter filhos, pois alguns móveis são mais adequados para crianças. Para ter sucesso na escolha de cadeiras e mesas para um café, é essencial seguir uma proposta bem desenvolvida de cores, materiais e design.

6. Acabamento dos móveis e facilidade de manutenção

O último fator que deve ser considerado em relação às cadeiras e mesas para a cafeteria é a relação custo-benefício desses móveis. Como passarão por limpezas frequentes, devem ter acabamentos resistentes a essa ação.

Considere também o uso constante desses móveis e avalie o tempo necessário para a manutenção, conserto ou troca. Isso deve ser transformado em uma quantia financeira para que saiba se será possível arcar com os custos — inclusive o de um fechamento temporário para a troca do mobiliário.

Esse planejamento é essencial para não comprometer o orçamento e o sucesso de sua cafeteria. Do mesmo modo, vale a pena investir em móveis de qualidade, pois são mais duradouros e cumprem os requisitos já citados.

Avalie o material e o acabamento mais indicados para o seu espaço. O aço pode ser ideal para lugares que não sofrem com a corrosão causada pela maresia. Sendo assim, o acabamento das cadeiras e mesas deve respeitar também as condições do lugar onde o café será instalado.

A escolha do material e acabamento adequados também facilita a manutenção das cadeiras e mesas para o seu negócio, fazendo com que elas tenham uma vida útil duradoura.

Materiais mais resistentes e com um bom acabamento determinarão, em longo e médio prazo, quanto durará o seu patrimônio. Por isso, procure uma empresa especializada nesse segmento.

Gostou do nosso conteúdo? Para que essa escolha alie estilo, estratégia e funcionalidade, confira agora mesmo esse guia de mobílias. Lá tem tudo o que você precisa saber para montar o melhor ambiente!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Decoração

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend