Conecte-se conosco

Móveis

Móveis para cafeteria: descubra como escolher os melhores

Uma loja bem decorada desperta o interesse de um número muito maior de clientes — incluindo aqueles com mais dinheiro para gastar. No entanto, algumas pessoas pensam que é preciso fazer altos investimentos na decoração e na escolha de mesas para cafeteria para obter um visual atraente e convidativo. Estão enganadas!

Muitos cafés de sucesso têm ambientações simples. O que difere um estabelecimento do outro é a criatividade e o bom gosto de seus proprietários. Você pode — e deve— inovar no layout e, sobretudo, nos móveis para cafeteria.

Quer saber como? A seguir, veja quais pontos requerem mais atenção para não errar na decoração e aumentar o faturamento. Vamos lá!

Tenha um estilo próprio

Foi-se o tempo em que as cafeterias tinham aparências parecidas. Quem quiser se destacar da concorrência vai ter que ser original. Seja único e, para inspirar-se, busque referências em diversas áreas.

Uma mente aberta se inspira com facilidade e encontra soluções onde menos se espera. Portanto, acompanhe o universo do design em sites, revistas, museus e outras instituições culturais. Ser uma pessoa antenada fará toda a diferença.

Conheça seu público

O consumidor é seu maior aliado em todas as etapas do negócio, inclusive na hora de compor o visual do café. Por isso, é importante conhecer o perfil do público. Isso vai ajudar a planejar a decoração da loja de acordo com o estilo dos clientes, proporcionando as melhores experiências.

A decoração da cafeteria interfere totalmente no tipo de público que você deseja atrair. As propostas de estilo, de bebidas e até a linguagem da empresa devem estar alinhadas.

Fale a língua do público, entenda o que seus desejos significam, escolha um mobiliário confortável, de qualidade e que tenha um design atraente. Quanto mais o cliente se identifica com a sua marca, mais sua percepção de valor aumenta.

Escolher o mobiliário correto influencia até mesmo na permanência dessas pessoas no local. Pense bem na proposta da cafeteria e do fluxo de clientes que você pretende manter na hora de decidir quais são os móveis ideais.

Saiba quais são os principais pontos de decoração

Todas as cafeterias dispõem de itens como:

  • balcão;
  • mesas;
  • cadeiras;
  • banquetas;
  • poltronas;
  • paredes;
  • pavimento;
  • armários;
  • prateleiras;
  • fachada;
  • iluminação.

Esses são os principais componentes que ajudam a criar uma ambientação apropriada. Então, tenha bastante atenção na hora de escolhê-los para seu café. Abaixo, veja uma relação de móveis.

Cadeiras e mesas para cafeteria

É possível decorar (ou redecorar) a cafeteria gastando menos do que se imagina. Basta trocar a mobília para obter um ambiente mais apropriado ao perfil de seu público-alvo.

Tomar café é um hábito tão valorizado no Brasil e no mundo que pede um ambiente prazeroso, aconchegante e moderno. Por isso, invista em materiais de qualidade e atemporais, cujo design não fique ultrapassado em um curto espaço de tempo.

A madeira é um material bastante versátil, conversa com vários estilos e tem uma excelente durabilidade. Quer algo mais moderno e elitizado? Experimente unir a madeira ao metal.

Há uma variedade enorme de mesas, cadeiras, banquetas, poltronas e outros móveis, de diversos tamanhos e formas. Então, a escolha vai depender do tipo de cafeteria que você deseja criar e da percepção de valor que quer transmitir ao cliente.

Alguns detalhes podem ser levados em consideração na hora de escolher as mesas e cadeiras mais indicadas para o seu estabelecimento.

Pense na durabilidade

Os móveis de estabelecimentos comerciais devem ser bem resistentes, afinal, trata-se de um investimento. Como uma cafeteria é um local com um grande fluxo de pessoas, pense em móveis capazes de suportar o uso constante e que mesmo assim durem por um bom tempo.

Priorize a qualidade

Procure por fabricantes que usem matérias-primas de qualidade, que geralmente costumam apresentar uma vida útil maior do que materiais mais fracos. A longo prazo, essa escolha mostra-se mais econômica justamente por evitar gastos com manutenção e trocas frequentes.

Prefira mesas menores

Uma característica interessante das cafeterias é a de ser um local mais intimista, que permite conversas próximas e até mesmo reuniões de trabalho. Para essa proposta funcionar, prefira mesas menores, que abriguem no máximo 4 pessoas.

Essa escolha favorece o espaço para circulação, evitando a sensação de aperto que alguns lugares têm.

Observe o design

Na hora de escolher as mesas, preste atenção no estilo de decoração do ambiente e na identidade da sua cafeteria. O design deve harmonizar com o estilo do local para que haja uma coerência na proposta visual e seu estabelecimento seja um lugar bonito e convidativo.

Combine com as cadeiras

Ainda dentro da preocupação com a estética, lembre-se que as mesas devem formar um conjunto com as cadeiras. Isso não significa que elas precisam seguir exatamente a mesma linha, mas é importante que haja uma combinação entre as peças.

Escolher mesas totalmente distintas das cadeiras passa um ar de desorganização e uma confusão visual para os clientes.

Preocupe-se com a ergonomia

Apenas um bom design não é garantia de que você fez a escolha certa. A ergonomia do móvel é importante na hora de decidir qual modelo de mesa e cadeira comprar para a cafeteria. Lembre-se que se um atendimento ruim afasta os clientes, a falta de cuidado com a altura correta das mesas e cadeiras causam o mesmo efeito.

As medidas tradicionais são de 75 cm de altura para as mesas e cadeiras com acentos entre 43 e 45 cm acima do chão. Mas isso pode variar de acordo com a proposta do seu estabelecimento e o tipo de decoração escolhida.

Considere a manutenção

Lembre-se que essas mesas estarão expostas a líquidos e outros agentes externos. Procure por materiais que sejam de fácil manutenção e que possam ser mantidos dentro das normas propostas pela vigilância sanitária.

Esse cuidado é essencial não só para manter o bom aspecto do local, mas também para evitar interrupções no funcionamento da cafeteria.

Armários e prateleiras

Armários e prateleiras são fundamentais para a ambientação do espaço, pois a decoração é o que diferencia uma loja comum de um espaço fenomenal. Por isso, a compra dos móveis para cafeteria deve ser bem pensada: priorize a qualidade desses artigos para que não precisem ser substituídos em curto prazo.

A madeira é uma tendência na arquitetura comercial. Se utilizada com o metal, forma um mix interessante, que agrada à clientela mais exigente.

Fachada

A fachada é capaz de influenciar um cliente a entrar ou não na loja. Trata-se de um dos principais componentes da decoração de um estabelecimento comercial — junto ao toldo e ao letreiro. Então, invista algum dinheiro em sua confecção e manutenção.

Mantenha a pintura da fachada sempre perfeita e renove a pintura ao menos uma vez por ano. Outra dica importante: garanta que o interior da loja seja visível antes mesmo de o cliente entrar. Para tanto, use vidraças na porta do local.

Balcão

O balcão deve chamar a atenção do cliente assim que ele entra na cafeteria. É nele que as pessoas passam mais tempo, então o recomendado é desenvolver uma peça original.

Faça como os designers: inspire-se no passado ou em outros temas, utilize materiais mais modernos, junte tudo e recrie algo que pareça novo — mas que, na verdade, não é: foi apenas repaginado.

Utilizar barras de neon (da mesma cor escolhida para a ambientação) na parte inferior do balcão ou adesivos vinílicos relacionados com o tema da cafeteria pode trazer bons resultados.

Cores das paredes

As paredes contam com uma infinidade de opções de decoração. Sejam pintadas, forradas ou revestidas de azulejos, elas ajudam a compor a identidade visual da marca. Portanto, devem “conversar” com os demais artigos, inclusive para definir o tipo de iluminação necessário.

O mais recomendado é que as cores sejam neutras, para que não “briguem” com os objetos decorativos responsáveis por criar o estilo da loja.

Iluminação

Quando o assunto é iluminação, os pontos abaixo precisam ser verificados com cuidado.

Intensidade

A quantidade de luz natural que entra na loja, além das cores das paredes, dos móveis e do piso, determina a necessidade de maior ou menor iluminação. Tons claros refletem a luz, enquanto os escuros a absorvem.

Cor

Para a maioria das lojas, a iluminação ideal é o branco suave (3000K). Em alguns casos, é possível misturar diferentes cores de luz — como branco quente (2700k) e neutra (3500k). Se a intenção é ter um ambiente mais intimista, aposte no branco quente (2700k).

Luz difusa X luz dirigida

Os tipos de luz difusa e dirigida têm funções específicas, sendo que ambas devem ser utilizadas em uma cafeteria. Aquela que ilumina uma grande área e não provoca muitas sombras é a difusa.

A luz dirigida, por sua vez, é a que ilumina uma área pequena e tem foco concentrado, mas provoca sombra. Enquanto a difusa deve ser empregada em áreas onde os clientes transitam e não há mercadorias, a dirigida serve para iluminar produtos ou cartazes.

Pavimento

O pavimento é uma área que não exige muito: pode ser rústico ou mais refinado. A madeira no piso é uma alternativa — se for de demolição, sobe no conceito de sustentabilidade. Pisos imitando o chão das fábricas também podem trazer resultados interessantes.

Viu só como os detalhes fazem a diferença? A decoração, incluindo os móveis para cafeteria, pode ser decisiva na hora de atrair e fidelizar clientes.

Com essas dicas, com certeza você conseguirá fazer as melhores escolhas de móveis e mesas para cafeteria, com muito bom gosto e colocando os seus clientes em primeiro lugar.

A Franco Bachot oferece uma grande variedade de móveis de qualidade para a sua cafeteria. Quer conhecer as opções? Então, solicite o contato de um consultor!

Estilo, estratégia e funcionalidade - um guia para escolha das mobílias do seu restaurante

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Móveis

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend