Conecte-se conosco

Especiais

A Franco Bachot e sua responsabilidade socioambiental

A responsabilidade socioambiental sempre esteve entre os valores praticados pela Franco Bachot. Fundada em 1982, a empresa preza, desde o início, por uma postura ética e de respeito com as comunidades do seu entorno.

Hoje, com seu parque fabril instalado em Mafra, Santa Catarina, o cuidado com o meio ambiente e a sociedade permanecem. A organização desenvolve programas e ações para ajudar o mercado moveleiro a se tornar mais sustentável e rentável para todos, desde os parceiros até o cliente final.

A redação do blog conversou com João Leczuk, consultor especializado contratado pela empresa há mais de 10 anos, que coordena os programas voltados para a responsabilidade socioambiental da empresa. Conheça as iniciativas da Franco Bachot e como elas contribuem para o desenvolvimento sustentável dos negócios da região.

A visão socioambiental da Franco Bachot

O mais importante para a Franco Bachot, enquanto empresa, é mostrar aos seus stakeholders caminhos possíveis para a produção e crescimento, que mantenham a qualidade ambiental e social.

Por isso, respeito, comprometimento e responsabilidade norteiam as atividades diárias da organização, desde a compra de matéria-prima até o descarte dos resíduos decorrentes da produção de móveis.

Esses conceitos refletem em benefícios para a comunidade na qual a organização está instalada. O empreendimento é um dos principais fomentadores da atividade econômica de Mafra, gerando empregos diretos e indiretos para a região.

Além disso, todas as madeiras usadas na fabricação de móveis são certificadas, normatizadas e fiscalizadas pelo IBAMA. Sabendo a origem da matéria-prima, a Franco Bachot contribui para instituir um processo fabril transparente e sustentável.

Programas e ações desenvolvidos pela empresa

Diversas iniciativas fazem parte da rotina socioambiental da Franco Bachot. Algumas são voltadas para a interação com a população local e outras são medidas internas que visam melhorar o desempenho da organização. Abaixo, listamos as principais. Confira:

Ações externas

Com o objetivo de estimular a economia local, a Franco Bachot organiza feiras de móveis em Mafra, atraindo visitantes para a região. Essa ação fortalece o turismo e ainda contribui para aumentar a receita do município.

Outra iniciativa interessante da organização é a aproximação com instituições sociais da cidade. É comum que haja sobras de tecidos na produção de móveis, especialmente os estofados. Em vez de descartar esse material, a empresa faz doações para instituições sem fins lucrativos, para que seja usado em atividades recreativas de crianças ou na confecção de artigos de artesanato, que geram receitas para as instituições.

Há, ainda, a distribuição de ripas de madeira que não podem ser reaproveitadas na confecção de outros móveis. Assim, quem precisar desse insumo para a confecção de paletes, por exemplo, pode procurar a Franco Bachot.

Ações internas

As medidas socioambientais internas da Franco Bachot podem ser divididas em três pilares:

1. Reaproveitamento da água

A empresa desenvolveu, há cinco anos, um programa específico para fazer a reutilização da água fluvial. Para isso, foi necessário redimensionar as calhas em determinados locais da fábrica para armazenar o recurso. Toda a água armazenada é utilizada novamente na limpeza de sanitários e lavagem de peças.

Com a ação, além de incentivar o reúso, a Franco Bachot reduziu o consumo de água tratada 10% ao mês.

2. Redução do consumo de energia

A premissa desse programa é aproveitar os recursos naturais, entre eles, a luz solar. Para isso, a Franco Bachot implantou nos galpões do seu parque fabril telhas transparentes, intercalando-as com as comuns. Assim, a iluminação natural é mais bem distribuída no espaço. Essa medida, iniciada há três anos, já reduziu em 13% o consumo de energia elétrica.

Em outra ação dentro desse programa, a empresa está desenvolvendo um projeto voltado para a instalação geradores de energia fotovoltaica, que permitem a conversão direta da luz solar em eletricidade. A ideia é investir em tecnologias de ponta, para trazer ainda mais eficiência energética para a organização.

3. Reciclagem de materiais 

A Franco Bachot estabelece parcerias com empreendimentos locais para incentivar a reciclagem de materiais e o aumento de ciclo de vida do produto. Assim, há sobras de materiais que são destinados a organizações terceirizadas que as utilizam no desenvolvimento de suas atividades.

Por exemplo, a serragem proveniente da madeira na elaboração dos móveis é enviada para uma olaria da região, que utiliza o material como meio energético para o aquecimento do seu forno para a produção de peças de cerâmica.

Certificações e parcerias de sucesso

Além das ações práticas, a Franco Bachot também se preocupa em manter certificações relevantes na área ambiental.

A empresa é integrante do programa Green Kitchen Brasil, que tem como objetivo apontar direcionamentos para tornar mais sustentável a atuação de toda a cadeia do setor de alimentação fora do lar no Brasil.

Ao aderir a esse programa, assumiu o compromisso de oferecer produtos dentro das normas e regulamentações voltadas para a preservação do meio ambiente e o uso sustentável dos recursos naturais.

A Franco Bachot também sempre segue as leis que envolvem a operação da indústria moveleira, como:

  • manter o alvará municipal de funcionamento em dia;

  • adquirir a licença ambiental estadual, que é dividida em três fases: concessão prévia da região, autorização antecipada da instalação e permissão para a operação;

  • ter o cadastro do IBAMA para a aquisição e transporte de madeira nativa atualizado.

Em relação aos insumos para a fabricação de móveis, o grande diferencial da Franco Bachot é o uso de madeira de manejo. Essa técnica permite a colheita cuidadosa de parte de árvores prontas para a retirada, protegendo as árvores menores e garantindo a sua extração somente em momento apropriado no futuro. Com a adoção dessa prática, a produção de madeira se torna contínua e sustentável.

Para garantir que a sustentabilidade se expanda por toda a cadeia moveleira, a Franco Bachot também escolhe criteriosamente seus fornecedores e parceiros. Além de exigir que a organização tenha toda a documentação legal, é feita uma visita para analisar a cultura da empresa e sua atuação socioambiental no mercado.

Ao se tornar parceiro da Franco Bachot, o fornecedor deve encontrar uma maneira de coletar os resíduos dos materiais fornecidos e descartá-los corretamente. Por exemplo, o fornecedor de solvente precisa coletar o tambor vazio e enviá-lo para um local que poderá reutilizá-lo.

Garantia de bons negócios

O mundo passa por uma transformação. Novos conceitos, valores e hábitos de consumo estão surgindo. Dessa forma, todo o esforço e dedicação para adotar continuamente medidas sustentáveis contribuem não só para um planeta melhor, mas também para a longevidade do negócio.

As organizações que adotam políticas e práticas de responsabilidade socioambiental são valorizadas pelos parceiros empresariais e pela sociedade. Além disso, incentivam a mudança de toda uma cadeia industrial do mercado. A Franco Bachot acredita em uma forma de comercialização mais sustentável e rentável, pois enxerga o quanto essas iniciativas geram um círculo virtuoso para todos os envolvidos.

“Temos consciência das responsabilidades da Franco Bachot e não medimos esforços para mantermos uma conduta que contribua, não somente com as comunidades locais, mas também com a propagação de uma postura mais consciente por parte de todos os envolvidos em nossa indústria.” explica João Leczuk.

Quer conhecer mais sobre o trabalho da empresa e se tornar um parceiro? Entre em contato com a Franco Bachot!

cadeiras para restaurante

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Especiais

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend