Conecte-se conosco

Marketing

Consumidor 5.0: descubra como encantá-lo em seu restaurante

A era da tecnologia mudou a forma como interagimos com as marcas e seus respectivos produtos. Isso levou a uma transformação profunda no perfil do cliente de diversos estabelecimentos. Será que seu restaurante está preparado para atender ao consumidor 5.0?

Mais conectado, exigente, engajado em causas sociais e crítico, o cliente da nova era está exigindo algumas mudanças no posicionamento dos empreendimentos. Então, nada melhor que ficar de olhos bem abertos para essas pessoas, afinal, elas vão ditar a próxima onda de consumo no mundo todo.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, fique conosco na leitura deste artigo e não perca nenhum detalhe!

Quem é o consumidor 5.0?

O consumidor 5.0 é, essencialmente, o cliente da geração dos Millennials e da Geração z, mas não está limitado a elas. Em geral, são pessoas que nasceram e cresceram em meio às diferentes tecnologias. São os nativos digitais e usam a internet para comprar e resolver quase qualquer coisa.

Apesar de ser um perfil muito jovem, ele não é restrito à idade, muito menos à geração. Na verdade, o consumidor 5.0 pode até ser uma pessoa mais velha, mas que acompanhou a evolução digital e é hiperconectado, por exemplo.

São pessoas que:

  • compram muito pela internet;
  • interagem intensamente nas redes sociais;
  • consomem uma grande quantidade de conteúdos digitais;
  • valorizam a experiência de compra, mais do que o produto;
  • pesquisam as marcas antes de consumir;
  • querem se identificar com os valores do negócio.

Quais são as características desse consumidor?

Chegou a hora de entender como o consumidor 5.0 se porta na prática e suas características que você pode identificar no dia a dia. Vamos lá?

Valoriza a experiência

Mais do que a primeira impressão, o consumidor 5.0 quer ter uma experiência continuamente positiva com seu estabelecimento. Então, quando ele segue sua página no Instagram, precisa que ela seja interativa e divertida, ofereça informações relevantes e até certo entretenimento.

Quando ele chega ao restaurante, quer ser surpreendido pela abordagem do atendente, deseja uma boa experiência com a comida e uma identificação com o espaço físico. Se sua equipe tratá-lo pelo nome ou fizer uma modificação específica no seu prato para atender a uma preferência, então, mais um ponto a favor!

Esse é o tipo de cliente que vai adorar fazer o pedido por um cardápio digital, por exemplo. Além disso, ele vai gostar ainda mais de saber que o seu espaço é pet friendly ou que ele pode fazer uma gentileza deixando pago o café do próximo cliente.

Reconhece o valor da marca

Como está muito antenado com as principais questões do mundo, o consumidor 5.0 realmente reconhece o valor de uma marca por intermédio das iniciativas que ela adota. Um restaurante sustentável, por exemplo, é muito mais atrativo para esse público que outro não preocupado com o faturo do planeta.

Essas pessoas também adoram estratégias envolvendo ações sociais, como destinar parte do troco para algum projeto que beneficie cidadãos em situação de vulnerabilidade. E se sua empresa arregaçar as mangas e mostrar que está disposta a beneficiar o próximo, a coisa toda ganha ainda mais sentido.

Mas nem sempre o valor de uma marca está associado a ações grandiosas. As pequenas características do seu estabelecimento também contam, como uma atuação ética, a gentileza e a cordialidade no atendimento, a priorização de ingredientes de qualidade vindos de produtores locais, a acessibilidade dos ambientes, assim por diante.

É influenciado e influenciador

Outra característica importante do consumidor 5.0 é o fato de estar altamente conectado. Com isso, acompanha a realidade de várias pessoas e empresas, tendo uma gama muito maior de referências, uma característica que o torna mais exigente, mas também mais capaz de ser um bom influenciador de opiniões.

Com as redes sociais, o que antes conhecíamos como recomendação de um amigo ou conhecido, hoje é tido como influência. Portanto, usar esse fator como um impulsionador das ações do negócio é uma vantagem e tanto.

Valoriza mobilidade

Você já percebeu que o modo como interagimos com nossas experiências gastronômicas mudou muito, em especial ao longo dos dois a três últimos anos? Considerando as transformações provocadas pela pandemia do Coronavírus, herdamos alguns hábitos que continuarão mesmo após o vírus.

Como exemplo, estão os avanços conquistados nos recursos que tornaram o delivery uma experiência tão satisfatória quanto a do atendimento presencial. Além disso, soluções tecnológicas, em geral, facilitam esse comportamento mais ágil e que proporciona mobilidade ao consumidor, permitindo que ele tenha acesso aos seus pratos favoritos de qualquer lugar.

Então, o consumidor 5.0 é aquele cliente que não tem hora para fazer um pedido e que quer facilidade nesses momentos. É quem vai entrar em contato por um aplicativo de mensagens, afinal, ele pode resolver quase qualquer coisa por meio do smartphone. Você está preparado para atendê-lo?

Heavy user

Esqueça-se da ideia de que é preciso um estabelecimento físico para suprir as necessidades do consumidor 5.0. Entre suas características estão o rompimento dessa dependência dos espaços físicos. Basicamente, qualquer coisa pode ser comprada ou resolvida pelo celular, e isso, para eles, extrapola os horários convencionais.

Além disso, é preciso pensar em uma estratégia omnichannel se você quiser “estar aí” para esses clientes. Eles vão entrar em contato por qualquer canal que julgarem adequado no momento, pode ser pelos aplicativos de mensagem, pelas redes sociais, por ligação… Quem sabe?

E não se esqueça de que, como estão acostumados ao ambiente digital, eles conseguem fazer uma busca rápida e encontrar a melhor opção sem precisar nem contatar seu restaurante. Tudo isso é feito por meio da avaliação online de outros usuários e dos custos-benefícios que você e a concorrência estão oferecendo.

Como atrair esse tipo de consumidor?

Agora que você já conheceu um pouco mais do consumidor 5.0, é chegada a hora de descobrir o que você pode fazer, na prática, para atrair esse público. Vamos lá?

Adote as estratégias de marketing adequadas

Sabendo todas as informações relevantes a respeito do consumidor 5.0, é fundamental adotar estratégias adequadas a eles, como o marketing sensorial. Não adianta bater na tecla da concorrência por preço, por exemplo, se a diferenciação está justamente no valor que o restaurante gera para o cliente.

Então, preocupe-se em estar onde seu cliente está. Utilize as redes sociais a seu favor, crie um conteúdo diferenciado, ofereça vantagens claras e, principalmente, facilite a vida do consumidor, tanto daquele que quer consumir seus produtos de casa quanto no próprio restaurante.

Ofereça uma boa jornada de compra

Quando falamos em facilitar a vida do cliente, estamos nos referindo a oferecer uma boa jornada de compra para ele. Em outras palavras, é preciso que seu consumidor tenha acesso fácil a todas as informações que ele precisa, desde o horário de funcionamento do seu restaurante até os preços dos pratos, se for o caso.

Mas essa é só a ponta do iceberg. É preciso:

  • investir em uma boa abordagem, online e offline;
  • desenvolver uma boa infraestrutura para os serviços de delivery;
  • personalizar as interações dentro do ambiente do restaurante;
  • apostar em uma decoração e um espaço surpreendente e cativante;
  • treinar constantemente as equipes para qualificar o atendimento;
  • oferecer alternativas que atendam a absolutamente todos os públicos.

Tenha um posicionamento claro

O posicionamento da sua marca é o que vai fazer com que segmentos específicos do público se identifiquem com o aquilo que você faz. Você serve comida, ok. Mas todos os restaurantes fazem isso, então, concentre-se no que você entrega a mais do que os outros, em qual é a sua posição no mercado.

Você quer ter um restaurante reconhecido pelo seu glamour e requinte? Deseja um espaço ideal para profissionais que buscam uma boa alimentação durante a semana? Um ambiente reconhecido por ser familiar? Ou quer um lugar para reunir a galera e discutir assuntos importantes, como a sustentabilidade?

Seu posicionamento deve estar claro para quem quer que seja assim que entrarem em contato com sua marca. Esse trabalho pode ser feito principalmente pelas redes sociais, mas lembre-se de que ele deve ser consistente na prática do dia a dia.

Decore o ambiente do seu restaurante

Oferecer um ambiente agradável, e com o qual o consumidor 5.0 consiga se identificar, também é fundamental dentro da sua experiência com a marca. Por isso, é importante investir em estilos de móveis com personalidade e autenticidade se quiser chamar sua atenção.

O ambiente comunica muito a intenção do restaurante. Você nota de cara quando um ambiente é mais requintado e quando é mais descontraído, certo? E não há nada de errado com qualquer um dos estilos, pelo contrário, é preciso ter empreendimentos para atender a todos os segmentos.

Porém, é crucial que você invista em uma decoração que mostre isso. Além disso, vale a pena investir em móveis de qualidade que, além de durabilidade, conversem com o estilo do seu espaço e proporcionem design único.

Tenha um local aconchegante

Um lugar aconchegante é aquele em que as pessoas conseguem se sentir à vontade para desfrutar com total entrega da experiência que você está oferecendo. Portanto, isso começa desde a abordagem adotada pelo atendente até a execução do prato, propriamente dito.

Também diz respeito ao tipo de iluminação que você escolhe, se os espaços são mais amplos e arejados, ou menores e mais enxutos, se existem ambientes externos disponíveis para o público e se a decoração condiz com o perfil de clientes que frequenta seu estabelecimento. Tudo entra na conta.

Optar por um som ambiente ou mesmo por música ao vivo é um fator que pode contribuir ou atrapalhar nesse sentido. Tudo dependendo do tipo de pessoas que você quer atrair. Portanto, sua estratégia deve estar sempre alinhada com as expectativas do consumidor.

Invista em tecnologia

Como você viu, o consumidor 5.0 é altamente conectado e, para ele, a internet é sua principal referência de busca sobre informações de um estabelecimento. Com isso, se você quer ser visto, lembrado e admirado pelo seu público, é preciso se virar (bem) na internet.

Isso inclui ter uma página atraente e ativa nas redes sociais, desenvolver uma estratégia omnichannel completa e eficiente, destinar pelo menos um colaborador para o atendimento exclusivo em ambientes digitais, e assim por diante. Além disso, levar a tecnologia para o espaço física também é uma boa ideia.

Para isso, você pode ter totens de autoatendimento espalhados pelo restaurante ou inovar o cardápio, por exemplo. Os cardápios em formato digital podem servir única e exclusivamente como uma ferramenta de consulta ou ainda como um meio de fazer os próprios pedidos sem precisar acionar um atendente.

Assim, o cliente tem a opção de colocar na bandeja todos os itens que gostaria, consultado preços e até a composição dos pratos, conferindo cada ingrediente e pedindo ajustes pontuais, como a retirada de algum deles. Isso agiliza o atendimento e qualifica a experiência do consumidor 5.0.

Quais são as vantagens de atrair esse consumidor?

Um dos aspectos mais interessantes de atrair e conquistar o consumidor 5.0 é que esse púbico é muito fiel. Como eles estão mais preocupados com os valores da marca e com a experiência que ela proporciona, o preço acaba sendo um fator terciário nesse equação, não importando tanto.

Por isso, é muito mais difícil que a concorrência tire de você um cliente que se identifica profundamente com aquilo que você oferece a ele. E isso tem outro benefício bastante importante, que é o fato da internet ser uma ótima rede de recomendações.

Não entendeu? Um cliente que é apaixonado pelo seu restaurante vira um propagador da sua marca (e você não tem nenhum custo com isso). Ele vai desejar levar os amigos e conhecidos no seu estabelecimento, vai marcar seu usuário nas publicações online e levar seu nome para a frente.

Em geral, isso funciona como um marketing boca a boca, mas muito mais potente e, por consequência, eficiente. O consumidor 5.0 é um influenciador e você pode conquistar outras pessoas através dele, desde que saiba como tirar proveito disso.

Como você viu, será impossível fugir das mudanças provocadas pela internet. Por isso, quanto antes você se adaptar às novas exigências, mais rápido terá condições para encantar o consumidor 5.0, que pode se tornar fiel à sua marca e um bom influenciador para outros consumidores.

Agora que você já está por dentro do comportamento do consumidor 5.0, que tal aprender sobre outros assuntos do seu interesse? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Marketing

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Aviso: Nós da Franco Bachot utilizamos de cookies com ferramentas do Google e Facebook para verificar informações e melhorar a experiência de nossos clientes para oferecer melhores produtos e serviços.
Send this to a friend