Conecte-se conosco

Decoração

O que considerar ao escolher móveis para ambientes externos?

Na hora de investir em móveis externos, todo cuidado é pouco. Em espaços abertos, a mobília fica exposta a todo tipo de intempérie — vento, chuva, sol. Para resistir a tudo isso, é preciso contar com materiais de qualidade, sem abrir mão da beleza e do conforto para seus clientes. Por isso, é válido ter cautela no momento da escolha, afinal, você não quer jogar dinheiro fora, certo?

Se você não tem ideia de como pode fazer a melhor escolha para seu restaurante, não se preocupe. Preparamos um material completo, para ajudar a entender a importância de considerar os melhores móveis externos desde a concepção até a decoração dos espaços. Quer conferir? Então, continue a leitura para descobrir!

A concepção do lugar

Um restaurante com área externa costuma ser um ótimo atrativo para o público, principalmente quando se trata de profissionais que trabalham o dia todo em escritórios ou ambientes fechados. Geralmente, essas pessoas chegam ao horário de almoço ansiosas por uma boa pausa e muito ar fresco.

Para proporcionar esse tipo de benefício aos clientes, é preciso planejar com cuidado cada detalhe do espaço que você deseja conceber antes mesmo de definir o mobiliário. Para escolher os móveis certos para seu ambiente externo é preciso prestar atenção a algumas características básicas: qualidade, segurança, conforto e beleza.

O que faz um móvel ser “bom” é ele atender às necessidades do restaurante (ou seja, ser funcional), atribuindo conforto aos clientes e agregando valor à decoração do lugar. Isso tudo somado à segurança no uso e à durabilidade das peças.

Para encontrar a linha ideal para seu estabelecimento, comece listando suas necessidades — incluindo os papéis que o ambiente vai desempenhar — e os desejos. Isso pode variar de acordo com o tipo de comida servido, a clientela a ser conquistada e a localização do imóvel.

Se você tem um público mais jovem, é interessante apostar em uma decoração mais despojada, colorida e moderna. Se seu público são profissionais, investir em áreas de lazer e relaxamento pode gerar muito valor ao restaurante.

Preste atenção ao estilo já aderido pela sua marca e como você pode melhorar tanto a experiência do cliente como a qualidade do atendimento da sua equipe. Avalie o que é necessário para garantir um serviço tranquilo, como a inclusão de uma estação de apoio ou uma iluminação específica na área externa.

Existem padrões internacionais que norteiam as medidas, espaços e alturas — que você provavelmente já utilizou como referência na hora de fazer a área interna do seu estabelecimento. Eles garantem o máximo aproveitamento do espaço disponível de forma organizada. Na dúvida, consulte um especialista de sua confiança para fazer a planta baixa do espaço.

A escolha das peças

Depois de ter um mapa mental daquilo que você deseja para o espaço externo do seu restaurante, é chegada a hora de começar a dar atenção para as características dos móveis. Existem alguns aspectos essenciais que você deve checar ao tomar uma decisão. Vamos conferir quais são eles?

Durabilidade

A exposição direta a elementos como sol, água e vento interfere diretamente na durabilidade do mobiliário. Na prática, isso significa que os móveis externos escolhidos devem ser apropriados para esse tipo de uso, ou você corre sérios riscos de perdê-los em pouco tempo.

Também, é preciso atenção pois o desgaste deles em estabelecimentos comerciais é maior do que se fossem utilizados na área de lazer da sua casa, por exemplo. Por isso, procure sempre por linhas de móveis voltadas a essa finalidade. Falaremos adiante sobre os principais materiais usados e cuidados específicos.

Funcionalidade

Em linhas gerais, todo mobiliário comercial deve aliar estilo e funcionalidade. No que diz respeito aos restaurantes, é preciso atenção às dimensões e alturas (seguindo os padrões) e à facilidade no uso, mas não é por isso que você deve abrir mão de ter móveis bonitos.

As cadeiras precisam ser leves o suficiente para que as pessoas possam ajeitá-las sem muito esforço e garantir um espaço pessoal à sua volta (sem atrapalhar a passagem de clientes e funcionários). Já as mesas precisam permitir a limpeza rápida da superfície e ser pesadas o suficiente para não tombarem na primeira rajada de vento forte.

Um detalhe importante está nas pernas de ambos os móveis: elas devem permitir que o cliente esteja confortavelmente sentado, sem perigo de bater pés e joelhos — o que frequentemente ocorre em designs belos, mas pouco funcionais.

Estilo

Você provavelmente fez um estudo detalhado do seu público e da concorrência na hora de abrir seu restaurante — definiu com cuidado o tipo de comida a ser servido e todos os detalhes, entre cores e materiais para decorar cada canto. Esse conjunto de fatores determina o estilo do seu estabelecimento.

O planejamento para a escolha dos móveis para ambientes externos deve seguir a mesma linha decorativa do resto do seu restaurante. Isso não significa que eles devam ser iguais aos usados no interior, mas devem ser uma extensão do conceito aplicado, evitando contrastes e criando um único — e lindo! — espaço.

Tendências

Quando falamos em decoração de áreas externas é quase impossível não pensarmos em algo que transmita conforto e maior contato com a natureza. O melhor é que isso pode ser atrelado às principais tendências do momento.

Decoradores e designers têm investido cada vez mais em um conceito importante para restaurantes, o savoring (desfrutar, em português). Ele consiste no esforço consciente para criar ambientes que tragam para quem está neles experiências e emoções positivas.

Isso pode ser traduzido principalmente através dos cinco sentidos (audição, olfato, paladar, tato e visão), com o uso de cores e texturas e o cuidado para que eles ajudem a compor um ambiente irresistível para usufruir de uma boa refeição e deixar o estresse no escritório.

Os cuidados necessários

Agora que você já entendeu quais são os principais fatores a serem observados durante a escolha dos móveis externos, é chegada a hora de conhecer os cuidados específicos para cada tipo de material. Em geral, uma boa higienização periódica é indicada para qualquer tipo de móvel. Isso confere um aspecto melhor para as peças, além de contribuir para a durabilidade.

A madeira é um material que combina perfeitamente com móveis externos, no entanto, demanda certo cuidado: precisa passar por um tratamento que o proteja contra os elementos (água, vento, sol) e manutenção periódica, a fim de garantir sua beleza e durabilidade. Então, não se esqueça de incluir no calendário do seu estabelecimento a revisão das peças (de acordo com as indicações do fabricante).

O alumínio, além da higienização periódica, não demanda muitos cuidados. Uma forma de estender a vida útil das peças é realizar uma limpeza com cera automotiva ou silicone para evitar o surgimento de manchas. Isso ajuda a dar brilho e a proteger o mobiliário.

As fibras naturais, as fibras sintéticas e as telas não precisam de nenhum cuidado específico. Por isso, o ideal é manter uma higienização semanal completa e uma limpeza diária mais superficial. Do mesmo modo, é preciso ter atenção à lavagem e desinfecção de tecidos, evitando a proliferação de fungos e bactérias.

O que combina com ambientes externos

Para compor um ambiente bonito e aconchegante vale até mesmo dar uma variada de espaço para espaço. Mesmo que você opte apenas por móveis externos, é possível compor cada local de uma maneira diferente, tornando cada pedacinho do seu estabelecimento único. Confira nossas sugestões, a seguir.

Para a varanda

O primeiro passo é definir que tipo de varanda você vai montar, se é um espaço gourmet, por exemplo, ou um ambiente próprio para a leitura ou descanso. Cada uma dessas finalidades vai demandar móveis diferentes. No entanto, as peças mais utilizadas para esse ambiente são:

  • banquetas;
  • mesas;
  • chaise longue;
  • espreguiçadeiras;
  • pufes;
  • sofás.

Para o jardim

Se você possui um espaço de jardim propício para o uso dos clientes, então é melhor torná-lo ainda mais atrativo com móveis de qualidade. Uma boa ideia é criar um espaço de relaxamento e descanso, com:

  • namoradeiras;
  • pufes;
  • garden seats;
  • bancos e poltronas.

As dicas finais

Se você achou que nossas dicas acabariam por aqui, enganou-se! Preparamos outros toques importantes para a escolha dos seus móveis externos que vão ajudar a montar o espaço perfeito para receber seus clientes, com requinte, conforto e segurança. Confira!

Prefira tecidos impermeabilizantes

Os tecidos também são uma peça-chave para a escolha correta dos seus móveis. Isso porque, além de contribuir com a durabilidade deles, ainda determinam o conforto de quem os utiliza. Como esses móveis ficam totalmente ao ar livre, é necessário que o tecido seja tão resistente ao sol quanto à chuva.

Nesse caso, os sintéticos, vinil e até o couro náutico são mesmo as melhores opções. Eles são mais resistentes ao desbotamento das cores e, ainda, contêm impermeabilizantes, o que facilita a secagem e limpeza. Se for o caso, você ainda pode complementar a decoração com almofadas e afins para atribuir um toque a mais de estilo.

Atente às cores

Geralmente, móveis externos seguem uma tonalidade mais neutra, afinal, isso ajuda a não absorver tanto o calor, além de ser mais fácil de encaixar na decoração. As cores mais escuras não são indicadas para esses espaços externos, tanto pela questão do calor quanto pelo desbotamento das peças, que fica mais aparente.

Mesmo assim, se você quiser utilizar móveis para contrastar a sua decoração e intensificar as cores, prefira fazer isso naquelas peças que ficarão em áreas cobertas. No mais, deixe as cores para os adereços. Dessa forma, além de beleza, você consegue garantir a durabilidade da mobília.

Combine com a decoração

As cores, o formato e o material dos móveis que você vai utilizar nas áreas externas devem fazer parte de uma decoração estratégica. Como você sabe, esse também é um meio de comunicar a mensagem da sua marca, ou seja, causar aquela impressão que espera que seus clientes tenham ao frequentar seu estabelecimento.

Por isso, se você deseja um ambiente mais descontraído e até tropical, pode apostar em estampas florais, por exemplo. Já, se a ideia é criar um espaço moderno, pode abusar de tons mais fortes, como o azul e o cinza. O interessante é sempre buscar o equilíbrio. Se as almofadas, capas e tapetes forem coloridos, prefira móveis mais neutros, e vice-versa.

Harmonize o ambiente

Você não precisa levar para a área externa a mesma decoração dos espaços internos. No entanto, é importante que todo o ambiente externo esteja harmonizado. Isso significa que é preciso eleger um estilo e ater-se a ele no momento de escolher a mobília.

Se você deseja um local mais rústico, por exemplo, os móveis externos devem expressar isso, seja por meio do material de composição dos móveis, seja dos próprios ornamentos. Já, se a ideia é montar um espaço relaxante, combinar pufes, sofás e espreguiçadeiras é a melhor opção.

Priorize o conforto e a segurança

Tão importante quanto móveis externos bem apresentáveis e bonitos é que eles tenham segurança e proporcionem conforto para quem os utilizar. Dessa forma, procure fazer um checklist com as principais características que você quer que as peças tenham.

Além das medidas para comportar todos os tipos de peso e tamanho, também é preciso entender quanto conforto é necessário para o tipo de público que você pretende receber. Isso ajudará a escolher entre cadeiras estofadas, por exemplo, ou banquetas mais simples.

Esperamos que você tenha apreciado nosso artigo e que ele possa ajudar na escolha dos melhores móveis para ambientes externos. Agora que já sabe como escolher as peças certas, aqui vai uma última dica: adquira apenas móveis externos com boa qualidade, com materiais de boa procedência e de uma empresa confiável.

Na Franco Bachot você não precisa escolher entre durabilidade e beleza. É possível ter os dois, com conforto e segurança para montar áreas externas lindíssimas. A empresa tem uma linha exclusiva de mobiliário para ambientes externos, resistente para quem quer investir bem. Entre os principais diferenciais dos móveis externos Franco Bachot estão:

  • matéria-prima de alta resistência, ideal para durar mesmo com as intempéries;
  • tingimento e tratamento natural em Stain, com um ótimo acabamento e hidrorrepelência;
  • design robusto e moderno, sem perder a delicadeza nos acabamentos e desenho das peças;
  • móveis bonitos e resistentes, ideais para momentos de descontração e descanso.

Quer ir além dos móveis externos e saber mais sobre todos os diferenciais da empresa? Então, entenda como a Franco Bachot pode ajudar a mobiliar seu estabelecimento com total segurança, conforto, beleza e qualidade! Visite o site agora mesmo!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Aviso: Nós da Franco Bachot utilizamos de cookies com ferramentas do Google e Facebook para verificar informações e melhorar a experiência de nossos clientes para oferecer melhores produtos e serviços.
Send this to a friend