
Existem diversos estilos de móveis disponíveis no mercado. Os proprietários ou gestores que cuidam do funcionamento de hotéis, por exemplo, precisam entender como fazer a melhor escolha para que a mobília combine com a decoração do negócio e torne o ambiente mais agradável. Isso inclui conforto, design e ergonomia.
Neste post, vamos descrever os principais estilos para que você possa escolher os móveis do seu restaurante de modo a criar um atrativo para o seu negócio e fortalecer a sua marca. Além disso, destacamos a importância de alinhar os valores e objetivos da empresa com o estilo e a decoração de seu espaço físico.
Gostaria de saber qual é a importância do estilo dos móveis na percepção do público? Continue a leitura!
Compreenda a importância de alinhar os valores e objetivos
As pessoas têm gostos pessoais e preferências estéticas diferenciadas. Elas procuram locais onde se sintam confortáveis para descansar, passar as férias e viver momentos felizes. O estilo não é um atributo de objetos e sim das personalidades.
Assim, para atrair o público-alvo do seu restaurante, é muito importante alinhar os valores e as metas do negócio com o modelo das mobílias e das peças decorativas. Desse jeito, é mais provável que a decoração ressoe com as pessoas que você quer atrair.
Ao escolher determinada linha de móveis para hotéis, por exemplo, você transmitirá aos seus clientes uma mensagem que deve ressoar com o tipo de hóspede que você espera atender.
Também é possível fazer isso nos ambientes externos, que podem ser otimizados com o uso de móveis planejados, com design diferenciado e customizado.
Nesse contexto, vale destacar que, para ter sucesso no mercado, não é aconselhável repetir projetos ou aplicar ideias de outro empreendedor. É necessário ser original para criar algo único e surpreender as pessoas.
Confira os principais estilos de móveis para escolher
Existem itens que são adaptáveis a diversos estilos. Eles podem se diferenciar apenas pelos revestimentos e acabamentos, que podem ser explorados para construir uma identidade visual capaz de marcar a memória dos clientes.
Se você tem dúvidas a esse respeito, precisa conhecer algumas das linhas que poderão deixar a sua empresa mais atraente. Confira a seguir!
Industrial
Esse estilo se caracteriza pelo uso de cimento queimado em paredes, tubulações expostas e decorações feitas com tijolos. Trata-se de uma tendência que muitos utilizam para personalizar cômodos com tons neutros de bege, preto, branco e cinza. Ela é composta por elementos em inox ou outros metais e madeira, lembrando as fábricas antigas.
Esse estilo surgiu nos lofts na cidade de Nova Iorque, quando os galpões industriais passaram a ser utilizados para moradia em bairros que se tornaram residenciais. A tendência está em alta e pode ser explorada de várias maneiras, incluindo a adição de componentes aconchegantes de cores quentes que quebrem a frieza, como poltronas e sofás.
Clássico provençal
Clássico provençal é um estilo que se originou nas cidades do sul da França e remete às montanhas e campos de lavanda. A tendência inclui uma referência clássica com um toque de modernidade.
O estilo clássico provençal geralmente requer o uso de móveis planejados feitos de madeira, com linhas rebuscadas para a complementação dos dois conceitos e estampas florais.
Minimalista
Estilo minimalista é aquele que produz ambientes esteticamente limpos, que contêm somente o indispensável, sem excessos de móveis e objetos decorativos. O design das mobílias é funcional e as linhas são limpas, com formas geométricas neutras e retas, texturas naturais de madeira e couro.
O objetivo desse modelo é reduzir a necessidade de consumo para quem tem estilo mais funcional. A tendência se expandiu após o fim da Segunda Guerra Mundial devido aos movimentos das culturas escandinava e oriental unidas à arte vanguardista.
Nesses ambientes, são colocados poucos móveis com cores leves para incentivar a organização e o desapego.
Escandinavo
As mobílias em estilo escandinavo misturam o elegante e o rústico por meio de uma referência nórdica. Dessa forma, os ambientes se tornam funcionais e, ao mesmo tempo, aconchegantes para os seus usuários. Os móveis são fabricados em linhas amplas e retas, com madeira e vidro em conjunto com peças de metais.
Rústico
O estilo rústico pode ser descrito com apenas duas palavras: aconchego e naturalidade. A sua referência são as casas de campo, construídas com madeiras antigas de demolição. Os móveis, os pisos e as vigas aparentes se destacam nessa linha, enquanto as paredes são revestidas de tijolos cerâmicos ou pedras. As cores mais utilizadas são as terrosas ou claras.
Os objetos decorativos são espelhos emoldurados, quadros de paisagens, cestos, colchas e almofadas em patchwork, algodão, chita, estampas xadrez e florais que dão um toque familiar.
A organização do espaço é informal, com objetos expostos sobre os móveis: louças, utensílios, artesanatos, jarros, entre outras peças selecionadas conforme a criatividade do empreendedor.
Provençal
A linha provençal surgiu na França quando pessoas com menos recursos financeiros tentaram reproduzir o estilo Rocaille da realeza. Ela combina os estilos rústico e clássico, conferindo ao cenário romantismo e elegância.
Além do mais, o estilo provençal oferece um toque rural às linhas sinuosas e delicadas, com mobílias que possuem entalhes na madeira e normalmente são pintadas de bege, verde, rosa e azul.
Vintage
Vintage é o estilo caracterizado pela inserção de móveis antigos originais e de ótima qualidade no ambiente, dando à decoração um apelo sentimental.
Tratam-se de mobílias consagradas que podem ser garimpadas em lojas específicas. Elas são compostas de ferro, madeira, tecidos e plástico com todos os tipos de cores suaves ou vibrantes.
Romântico
Essa linha é uma variação do estilo clássico. O modelo romântico privilegia a intimidade e, no caso de hotéis e pousadas, é muito interessante para a composição dos quartos. Os móveis devem reforçar a sensação de aconchego, sendo que os estofados são bastante valorizados.
Entre as principais mobílias estão poltronas, camilhas e bancos de cores neutras com estampas e texturas florais.
Agora você já conhece os principais estilos de móveis e sabe como escolher o mobiliário para o seu negócio! Entenda que o estilo tem muita relevância por influenciar a percepção do público que chega até o estabelecimento. Para fidelizá-lo, é essencial fazer uma boa avaliação dele e compreender os seus gostos e necessidades.
Quer saber um pouco mais sobre esse assunto ou temas relacionados? Entre em contato conosco e fale com um profissional especializado!
