Cachorros, gatos e até outros animais inusitados estão se tornando parte das famílias brasileiras. Por isso, investir em um restaurante pet friendly pode ser uma ótima maneira de atrair e até mesmo fidelizar aqueles clientes que não desgrudam dos seus amiguinhos.
Existe uma diferença bastante relevante entre aceitar e receber animais em um estabelecimento e ela está pautada na forma como você se prepara para acomodar os bichinhos no seu espaço. Portanto, se você realmente quer apostar em uma marca amiga dos pets, precisa aprender a preparar o seu ambiente.
Continue conosco e confira dicas incríveis que facilitarão a adaptação do seu restaurante e tornarão o ambiente ideal para receber animais de estimação. Boa leitura!
Entenda sobre a legislação local de pet friendly
A primeira etapa para adotar um restaurante pet friendly é entender como a sua cidade lida com esse assunto. Portanto, procure pela legislação municipal e identifique o que ela determina como requisito para recebê-los, bem como o que proíbe no caso de clientes pets.
Geralmente, é proibida a entrada de animais de estimação em lugares onde se prepara qualquer tipo de produto alimentício. Além disso, é necessário tornar o local confortável para o pet, oferecendo sombra e água fresca durante a sua estadia.
Consulte a Vigilância Sanitária
A Vigilância Sanitária também fica de olho em restaurantes, bares e cafés que recebem pets. Seu objetivo é garantir a higiene e o estado de saúde de todos que transitam pelo espaço. Portanto, dê atenção às recomendações e exigências feitas por ela.
Para atender adequadamente a esse público é preciso criar uma área externa coberta, como calçadas e varandas, que tenham sombra. Além disso, é preciso fornecer algum ponto de reabastecimento de água, caso os tutores levem suas próprias tigelas ou mesmo dispor de algumas no ambiente. A Vigilância também determina que um funcionário deve ser contratado para a função exclusiva de limpeza do local.
Tenha cuidado redobrado com higiene e limpeza
Um aspecto de extrema relevância em um restaurante pet friendly é a higiene. Por se tratar de um lugar em que há o preparo e o consumo de alimentos, é preciso garantir que tudo esteja constantemente limpo. Se um animal faz suas necessidades próximo a uma mesa, por exemplo, isso pode ser bastante desconfortável para quem está próximo.
Por isso é importante ter um funcionário para cuidar especificamente dessas questões. Assim, fica mais fácil manter o local em ordem. Também é uma boa estratégia disponibilizar saquinhos de lixo para o recolhimento de resíduos, pano de limpeza e produtos para desinfetar a área. Outro item indispensável é uma lixeira exclusiva para o descarte desses materiais.
Planeje uma área externa para os pets
A área externa é uma exigência da Vigilância Sanitária, mas também é uma opção mais confortável para o pet. Os bichinhos têm hábitos bastante diferentes dos nossos e podem se sentir mais à vontade com um espaço para se movimentar.
Em um ambiente fechado, reunir diversos animais e até espécies diferentes pode se tornar um pouco sufocante, produzir um odor peculiar, espalhar pelos por cima das mesas e proliferar diversas bactérias. Portanto, o melhor é mantê-los em uma área externa.
Verifique a necessidade de isolamento acústico
Restaurantes que recebem clientes que não costumam ir acompanhados de seus animais devem prestar atenção se a presença dos pets não está atrapalhando. Algumas pessoas podem simplesmente estranhar a participação deles no estabelecimento.
Se for o caso, procure formas de realizar o isolamento acústico no ambiente interno, para evitar que latidos e outros sons atrapalhem quem está visitando. Dependendo do espaço disponível, você pode organizar um local do restaurante à parte, com opções de mesas mais reservadas e silenciosas.
Crie um cardápio exclusivo para os pets
Uma ideia muito criativa e atrativa é desenvolver um cardápio exclusivo para os pets, com petiscos e pratos que eles possam consumir com tranquilidade. Você não precisa de opções muito elaboradas, basta incluir alguns tipos de ração, snacks próprios para animais e um ou outro prato natural que seja bem aceito pelos bichinhos.
Essa é uma forma de agradar e mimar os visitantes, demonstrando que a presença dos animais ali não é apenas uma tolerância e, sim, que eles são bem-vindos. Você pode distribuir essas opções como um brinde da casa ou incluir entre as suas vendas (desde que haja um profissional responsável que entenda de nutrição animal).
Informe os clientes sobre a vantagem
Por fim, não esqueça de informar os clientes sobre essas vantagens incríveis. Faça anúncios chamativos nas redes sociais, poste informes sobre como os tutores devem agir quando levarem os animais ao estabelecimento e mostre o quanto pode ser divertido frequentar um restaurante pet friendly.
Outra opção é organizar alguns eventos direcionados para esse público, promovendo a interação entre tutores e pets. Você pode contratar um especialista na área para dar dicas ou simplesmente servir um banquete “animal”.
Vantagens de ser um restaurante pet friendly
Se você ainda não está convencido de que ter um restaurante pet friendly é uma boa, confira rapidamente alguns benefícios desse tipo de ambiente:
- você não precisa de um alto investimento;
- as adaptações estruturais são simples e rápidas;
- o público que frequenta esse tipo de espaço é muito fiel;
- o espaço pet friendly atrai mais clientes;
- a indicação “boca a boca” é recorrente;
- a lucratividade é maior;
- o bem-estar dos funcionários e clientes aumenta;
- o ambiente fica mais descontraído e divertido;
- você pode vender pratos específicos para os animais e aumentar o lucro.
Quem tem um animal de estimação sabe o quanto esses companheiros fazem bem para a saúde mental e para o bem-estar humano. Portanto, recebê-los bem é uma forma de demonstrar para os seus clientes o quanto você se importa com eles.
Não esqueça de distribuir pelo estabelecimento algumas plaquinhas com o que é ou não permitido em relação aos animais. Essa orientação é importante para evitar transtornos e constrangimentos. Além disso, os tutores ficam mais à vontade sabendo como acomodar seu pet sem incomodar quem está em volta.
Agora que você já sabe como ter um restaurante pet friendly realmente atrativo, que tal receber outras dicas para impulsionar seu negócio? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos por e-mail!