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Veja como montar um calendário de promoções incrível

Sabemos do poder de algumas ofertas em determinado período do ano como diferencial para os consumidores. Mas você sabe como criar um calendário de promoções eficiente? Por meio dessa estratégia, há a oportunidade de eliminar estoque que está parado — principalmente próximo do prazo de vencimento —, incentiva-se o aumento de clientes potenciais, bem como é oferecido ao mercado mais um atrativo de compra. Isso sem falar nas experiências positivas no relacionamento entre o consumidor e seu estabelecimento.

No entanto, muitos gestores têm dificuldades em montar um calendário de promoções que, de fato, atenda às necessidades e contribua para um pico de vendas no restaurante. Se você quer saber um pouco mais sobre essa estratégia, confira este material que preparamos!

Como montar um calendário de promoções?

O calendário de promoções é um documento que seu estabelecimento vai elaborar para identificar os principais períodos do ano a serem utilizados para a criação de ofertas atrativas ao seu público, como datas comemorativas ou eventos importantes para a história do seu estabelecimento (aniversário da casa, por exemplo). A seguir, explicamos como ele pode ser elaborado.

Planejamento

Na etapa do planejamento, você deve identificar seu público-alvo. Independentemente da campanha elaborada, essa etapa é essencial para entender como será o processo de divulgação, qual estratégia será adotada e período de duração, entre outros pontos importantes. Indicamos, ainda, conhecer sua persona ― conceito de marketing que trata da representação semifictícia do cliente ideal.

A principal diferença da persona para o público-alvo é que, na primeira, você terá informações mais completas e detalhadas sobre seu cliente, entendendo inclusive os canais por meio dos quais ele se informa, o que ele gosta de fazer nas horas vagas e como gosta de ser comunicado sobre os mais diversos temas.

Além disso, é na etapa de planejamento que você vai identificar o objetivo das suas campanhas promocionais. Aumentar as vendas? Ser reconhecido na região de atuação? Atrair clientes que ainda não conhecem a casa? Esse ponto é fundamental, uma vez que vai guiar todo o restante da sua estratégia.

Estabeleça prazos

Outro ponto importante que deve constar no calendário de promoções são os prazos que as campanhas vão durar. Exemplo: suponhamos que seu restaurante fará uma campanha de Dia das Mães. A promoção vai acontecer durante a semana das mães, todo o mês ou apenas no dia? Ter isso bem definido contribui para que a estratégia seja divulgada com coerência para seu público, de modo que não frustre as expectativas.

Também é importante que o prazo divulgado seja cumprido à risca, mesmo que as vendas não tenham sido aquilo que você esperava. Afinal, se o cliente se deparar com uma data, mas ao chegar ao espaço, ficar sabendo que a promoção foi cancelada, certamente a imagem de seu negócio ficará marcada de forma negativa.

Tenha coerência com a promoção

Também, indicamos que haja coerência quanto à sua promoção. Não seria nada atrativo você oferecer um refrigerante nas compras acima de R$ 200, não é mesmo? Lembre-se de que uma promoção bem aceita contribui para os resultados do negócio e chama a atenção do público.

Porém, é necessário que, ainda na etapa do seu planejamento, haja uma avaliação de seu orçamento. O caixa do negócio não pode ser afetado pelas suas ações. Caso contrário, em vez de usufruir dos ganhos que esse tipo de estratégia oferece, você terá uma baita dor de cabeça para contornar as contas necessárias que precisam ser quitadas.

Monte a estratégia

Por fim, a estratégia deve ser pensada em relação às mais distintas etapas. Quando a divulgação vai começar? Em quais redes sociais vou trazer essa novidade para o meu público? Como será a linha editorial dessa divulgação? Ter tudo isso definido previamente contribui para uma análise mais efetiva ao final da campanha, de modo que você entenda o que deu certo e o que precisa ser aperfeiçoado para as próximas estratégias.

É interessante, ainda, que você conte com um mailing atualizado de seus clientes e peça autorização prévia para possíveis comunicações. Assim, você não vai depender apenas dos canais sociais e da possibilidade de o cliente ver ou não as publicações, mas, sim, fará o envio automático de mensagens para as pessoas que já se interessam por seus produtos e serviços.

Durante a estratégia também é necessário identificar a capacidade de atendimento da sua equipe. Por exemplo, se o espaço lotar de clientes, o atual número de funcionários é suficiente para atender a essa demanda? Caso não seja, existe a necessidade de contratar profissionais temporários.

Quais os benefícios do calendário de promoções?

Contar com um calendário de promoções pode contribuir para os mais diferentes pontos, desde o preparo de seu negócio para receber os clientes até o aumento da receita. Por essa razão, com todas as etapas bem planejadas, sua equipe terá a possibilidade de ser treinada para melhor atender ao público, além de você estruturar sua cozinha para montar pratos que realmente tenham relação com a proposta da promoção.

Também vai ser uma oportunidade de avaliar continuamente como suas ações trouxeram impacto para o caixa do estabelecimento. Ano a ano, esse tipo de comparativo contribui para alterações de rota em suas campanhas, especialmente na etapa de divulgação.

Se as vendas do Dia das Mães no ano anterior foram melhores que neste ano, por exemplo, as ações para o Dia dos Namorados podem ser diferentes, de modo que você impacte especialmente aquelas pessoas que se interessariam pelos serviços nessa data.

E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre o calendário de promoções e sua importância para o restaurante? Como vimos, esse tipo de estratégia contribui para que o estabelecimento tenha um entendimento mais preciso de todas as ações executadas ao longo do ano, além de ser uma oportunidade para aumentar as vendas e se destacar competitivamente perante o mercado, trazendo novos clientes e fidelizando aqueles que já estão familiarizados com seus produtos e serviços.

Você conhece algum outro tipo de estratégia que possa trazer benefícios para o calendário de promoções? Se sim, compartilhe com a gente deixando seu comentário!

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