
Principalmente em um contexto no qual as pessoas evitaram sair de casa para evitar aglomerações, os aplicativos de delivery começaram a aumentar consideravelmente suas vendas.
De acordo com uma publicação da USP, o número de usuários desses apps cresceu 155% em 2020. Os pedidos acompanharam essa subida, aumentando em 975%. Dessa forma, fica claro que, para restaurantes, os aplicativos de delivery deixaram de ser apenas uma tendência e se tornaram uma necessidade.
Pensando nisso, elaboramos este material para que você os principais mais usados atualmente, incluindo os prós e contras de cada um deles. Continue a leitura e saiba mais!
iFood
O iFood era uma empresa que já estava em constante crescimento antes da pandemia. Com essa nova realidade, o app expandiu ainda mais sua atuação no Brasil.
Por ser o pioneiro nesse ramo, ele é um dos mais lembrados no momento de solicitar um delivery, além de contar com a maior variedade para os clientes. Isso significa que, se você optar por cadastrar seu restaurante nesse app, terá que se destacar para alcançar um número maior de consumidores e conseguir fidelizar essas pessoas.
Para se cadastrar na plataforma, é preciso fornecer algumas informações simples. Primeiro, basta acessar a página do iFood na internet. No canto superior direito, terá um canal denominado “restaurante” que o encaminhará para um formulário. Nele, basta inserir todas as informações solicitadas (nome, endereço, celular etc.).
Em seguida, é preciso informar o CNPJ do restaurante, nome, telefone, CEP, razão social, cidade e especialidade do negócio. Além disso, o formulário pergunta se você conta com um sistema de entregas próprio ou se utilizará o do iFood. Depois que tudo isso for preenchido, basta escolher o melhor plano para as suas necessidades.
Rappi
O Rappi não é um aplicativo focado apenas em delivery de alimentos. Ele entrega literalmente qualquer coisa. Se uma pessoa estiver em casa e faltar um item para o seu jantar, é possível solicitar. Porém, restaurantes têm grandes destaques na plataforma, uma vez que esse é um dos principais pedidos pelos clientes.
Por entregar qualquer coisa, como é a definição da própria empresa, existe a possibilidade de um usuário solicitar um prato em seu restaurante mesmo sem o cadastro. Basta que ele peça um profissional para buscar até a sua loja o prato que ele deseja.
Porém, se sua empresa for cadastrada na plataforma, os clientes terão a oportunidade de conferir qual é o cardápio e ter acesso mais facilitado aos preços, o que possibilitará que o seu estabelecimento tenha um entendimento mais amplo sobre a adesão dos seus clientes àquela plataforma.
Para cadastrar seu restaurante, inicialmente, é preciso mandar um e-mail para a área de parcerias da marca: sejaparceiro@rappi.com. A Rappi, então, enviará um um passo a passo sobre como se cadastrar no aplicativo RappiAliado, que está disponível para iOS e Android. A partir disso, basta oferecer as informações comuns a todos os aplicativos e ativar o restaurante.
99Food
O 99Food é um dos mais recentes aplicativos disponíveis para que os restaurantes possam expandir as suas vendas e melhorar seus resultados. Porém, por ser mais novo, ele não está presente em todas as cidades brasileiras. Por essa razão, o primeiro passo é descobrir se ele já está presente em sua região para iniciar o cadastro.
Para iniciar as vendas nessa plataforma, são feitas algumas exigências por parte da empresa. É preciso, por exemplo, ter conhecimento técnico para desempenhar as funções do restaurante, bem como estar em conformidade com a lei, ter as licenças necessárias e oferecer produtos de qualidade.
Quanto ao cadastro, ele é bem parecido com o dos aplicativos anteriores. Basta entrar no site da 99 e oferecer as informações solicitadas, como nome, endereço, especialidade, apresentar a foto da fachada, entre outros pontos que a ferramenta considera importante para a parceria.
Loggi
A Loggi foi criada em 2013. Seu principal objetivo é oferecer a intermediação entre pessoas e entregadores. Para realizar o cadastro na ferramenta, é preciso inicialmente contratar o Loggi Presto, um dos serviços oferecidos pela plataforma. Dessa forma, a sua equipe terá a oportunidade de fazer cadastros diretamente no aplicativo.
Sempre que um pedido for incluído na ferramenta, o próprio sistema vai buscar um motoboy disponível em sua região. Ele será encaminhado até a sua loja e vai retirar a encomenda do local.
Nesse sentido, o app se diferencia dos outros por ser uma plataforma chamada pelo seu próprio restaurante. Como diferencial, você tem a possibilidade de fornecer delivery e manter o mailing de seus clientes (no caso das outras ferramentas, os restaurantes não têm acesso às informações de seus clientes).
Apptite
No caso do Apptite, também disponível para iOS e Android é trazer a oportunidade para o público de aproximar a culinária saudável de chefs renomados com os clientes. Hoje, cada vez mais as pessoas têm procurado um tipo de cozinha que se adapte a um estilo de vida que se adéqua ao bem-estar e à qualidade de vida.
As entregas têm um padrão de tempo razoável, parecido com o das outras plataformas. Aproximadamente 45 minutos, os usuários também têm a possibilidade de realizar o agendamento dos pedidos. Além disso, há a oportunidade de fazer o pagamento por meio de várias formas, como o Vale Refeição, cartão de crédito, cartão de débito ou ticket.
Há opções veganas, vegetarianas, entre outras, de acordo com a preferência da pessoa que fizer a procura. Basta fazer o download e usufruir das suas funcionalidades!
Neste conteúdo, você pôde conhecer alguns dos principais aplicativos de delivery para restaurante e os diferenciais de cada um. Conforme explicamos, a pandemia contribuiu para que esse tipo de entrega se tornasse uma necessidade de estabelecimentos desse tipo.
Sendo assim, caso o seu negócio não se adapte a essa nova realidade, corre os riscos de ficar para trás, perdendo oportunidades de entregas e, consequentemente, reduzindo a lucratividade.
Se você deseja aperfeiçoar o atendimento remoto para seus clientes, selecionamos outro material que poderá auxiliá-lo nesse sentido: um manual de como usar o WhatsApp Business no ramo da gastronomia. Continue no blog e confira outras informações!
