Reunir os amigos para assistir a partidas de futebol ou de outros esportes é um hábito cultural que existe em todo o mundo. Assim, bares e restaurantes podem explorar esse tipo de evento para alavancar as vendas.
A estratégia não está restrita apenas à Copa do Mundo: é possível incrementar o cardápio e oferecer outros atrativos para os clientes em dias e horários de qualquer competição esportiva.
Este post traz dicas que vão ajudar você a marcar pontos com a clientela e a preparar seu estabelecimento para a transmissão de jogos. Confira!
Como surgiu o hábito de assistir jogos em público?
A popularização da cultura de assistir à transmissão de jogos em locais públicos ocorreu com o boom dos chamados “public viewing” (em português, exibições públicas) durante a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha. Na ocasião, 12 cidades promotoras do “Fan Fest” reuniram 21 milhões de torcedores para assistir aos jogos pelos telões.
Um dos principais motivos para a disseminação desse hábito é o fato de os direitos de transmissão estarem principalmente com canais de TV paga, aos quais nem todo mundo tem acesso.
Além disso, ao reunir grupos de espectadores, as transmissões se tornam pequenos eventos que proporcionam a sensação de assistir a disputa “ao vivo” no próprio estádio, permitindo compartilhar a experiência com outras pessoas.
No caso específico dos jogos de seleções, também favorece um espaço comum e socializador de apoio aos representantes do seu país, estimulando o patriotismo esportivo.
Quais os benefícios para bares e restaurantes?
Uma pesquisa recente da Cielo revela o impacto em diferentes segmentos de varejo na hora dos jogos da Copa 2018. Em bares, restaurantes e padarias, o movimento varia muito conforme o horário da partida. Os bares, especificamente, têm uma recuperação de venda após o jogo, principalmente em partidas com início às 15h.
Isso acontece, claro, porque as pessoas costumam comemorar as vitórias e até chorar as derrotas de seus times. Se durante o jogo há pouca movimentação devido ao entretenimento, ao término dele há um aumento nas vendas.
A Copa do Mundo é o maior evento esportivo do planeta e influencia a economia como um todo, principalmente em países fanáticos por futebol, como o Brasil. No entanto, não é o único que pode ser explorado pelos donos de bares, restaurantes e similares.
Muitas pessoas gostam de ir a bares ou restaurantes para assistir aos jogos que acontecem às quartas-feiras, por exemplo, reunindo semanalmente um grupo de amigos.
Esta é uma boa oportunidade para fidelizar clientes loucos por futebol! Já pensou nisso?
Como preparar seu bar para a transmissão de jogos?
Você já se convenceu de que a transmissão de jogos também pode ser bom para os negócios, certo? Agora, que tal aprender como preparar o seu estabelecimento para o evento? Confira 5 dicas!
1. Planeje-se
São muitos os eventos, torneios e campeonatos que compõem o calendário esportivo: Campeonato Brasileiro, Champions Leagle, Copa do Brasil, Eliminatórias da Copa, 500 milhas de Indianápolis, Sul-Americana e Libertadores da América, NBA, UFC, Super Bowl, além de campeonatos regionais — Estaduais, Copa do Nordeste, Copa Verde — e muitos outros.
Sendo assim, há opções para todos os gostos, tanto em âmbito internacional e nacional quanto regional. Se você optar pela assinatura de um serviço que fornece TV a cabo, tem a possibilidade de exibir ainda mais jogos.
Os calendários são organizados com antecedência, o que favorece o planejamento dos empresários.
A maioria dos jogos e eventos não acontece nas cidades onde as pessoas que desejam assistir vivem, logo, os donos de bares e restaurantes podem aproveitar esses momentos para faturar um pouco mais.
O esporte é um evento social, que reúne amigos, familiares e colegas de trabalho para confraternizar, provar bebidas especiais e comidas apetitosas, o que pede um lugar especial.
2. Capriche no menu
Petiscos e porções são ideais para grupos maiores e, quanto maior a variedade, melhor.
As opções podem ser modificadas conforme o dia da semana e, em caso de grandes embates (como finais de campeonato ou dias de clássicos), uma receita especial pode ser o diferencial para atrair mais clientes.
Calabresa acebolada, polenta frita ao pomodoro e parmesão, mandioquinha frita com cubos de bacon, além de batata frita com parmesão e cebolinha, são algumas opções.
Obviamente, não se esqueça de incluir no cardápio opções diversificadas de cerveja gelada ou chopp!
Você pode aproveitar para criar drinks temáticos e fazer promoções para chamar a atenção de quem ainda estiver na dúvida sobre a qual estabelecimento deve ir para assistir à transmissão de jogos.
3. Invista em telões e em entretenimento
Para oferecer a melhor experiência para os amantes de futebol e de outras modalidades esportivas é preciso instalar televisores, telões e equipamentos de som que permitam acompanhar aos jogos sem dificuldades para ver ou ouvir a transmissão. Logo, é preciso verificar os pontos estratégicos para que todos fiquem satisfeitos durante o evento.
Um alerta: não deixe o som da música ou do televisor nem muito alta nem muito baixa. O ideal é que os clientes possam conversar entre si e socializar.
Se o estilo e o espaço do seu estabelecimento permitirem, por que não incluir mesa de sinuca, jogos e vídeo hall no seu bar, pub ou restaurante? Proporcionar experiências agradáveis aos consumidores ajuda a fidelizar a clientela.
Além dos telões para a transmissão de eventos esportivos, jogos de dardos ou bilhar e até mesmo jogos de tabuleiros e árcades são recursos interessantes para criar diferenciais para o local, além de permitir explorar nichos de mercado específicos.
4. Faça promoções
Ao contrário do que você imagina, não precisa tirar uma grande parcela do lucro para agradar ao público do seu bar ou restaurante.
Oferecer um desconto especial para a bebida do dia é a estratégia de marketing mais comum. A cada dia você pode disponibilizar uma marca ou drink diferente para a ação promocional.
Confira outras sugestões:
- bebida em dobro durante algumas horas dos dias ou durante a partida;
- porção complementar na compra de certa quantidade de chopp;
- porções exclusivas para os eventos de happy hour;
- descontos para grupos durante os jogos;
- eventos especiais com bandas ao vivo ou competições de karaokê depois da transmissão dos eventos esportivos.
5. Atente para a decoração
A decoração é essencial para tornar o local mais agradável e aconchegante. A recomendação é conhecer o seu público-alvo para entender o tipo de decoração que mais agradam e qual o clima apropriado para criar.
Bares esportivos, por exemplo, costumam utilizar pôsteres e camisetas de times nas paredes.
Uma sugestão é contar com objetos característicos do esporte ou do time que vai disputar a partida naquela data. Além disso, dê atenção aos detalhes: copos, talheres, mesas e guardanapos podem ajudar a compor a ambientação.
Além disso, procure por móveis de qualidade, que garantam a acomodação dos clientes e combinem com o estilo do estabelecimento.
Cuidar da ambientação, além de oferecer um cardápio de petiscos especiais, próprios para a ocasião, são algumas táticas fundamentais para incrementar as vendas de qualquer negócio. Música ao vivo e bons drinks também são uma boa pedida para complementar a experiência do consumidor.
Agora que você sabe como se preparar para a transmissão de jogos, escolha sua estratégia e mãos à obra! Afinal, ainda tem muito jogo pela frente.
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