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Mobílias de alto padrão e a experiência do consumidor, entenda mais como se constrói essa relação

Você sabe qual é a relação entre móveis de alto padrão e a experiência do consumidor? Por mais incrível que isso possa parecer, essas duas coisas aparentemente distintas têm uma ligação bastante íntima. Por isso, um proprietário de restaurante não pode ignorá-la.

No entanto, como se constrói esse encontro? Do ponto de vista comercial, qual seria a melhor forma de explorá-la? Há uma maneira de reverter isso nos números do estabelecimento?

Elaboramos este texto levando essas questões em conta. Se você deseja saber as respostas para tais perguntas e descobrir outras informações relevantes a respeito do tema, continue a leitura até o fim!

Qual é o papel dos móveis de alto padrão em um restaurante?

Engana-se quem acredita que, para conduzir um negócio alimentício de sucesso, basta caprichar na montagem do cardápio e contratar um chef qualificado. Tornar rentável um empreendimento nesse ramo vai muito além de oferecer boa comida aos clientes.

Nesse sentido, os móveis são fatores essenciais e têm uma grande parcela de contribuição para que seu restaurante fique guardado de uma maneira positiva na memória do consumidor mais exigente.

Uma mobília de alto padrão pode ser entendida não só como aquela que é mais sofisticada ou necessariamente se relacione com a ideia de requinte. Tampouco está associada somente ao conforto. Pode-se dizer que todos esses aspectos devem ser igualmente considerados para que ela se enquadre nesse conceito.

Antes de tudo, é preciso que as mobílias combinem com a essência do estabelecimento. Afinal, faria sentido que uma hamburgueria e uma cantina de comida italiana tivessem os mesmos móveis e decoração?

É fundamental avaliar se a concepção mobiliária de seu projeto precisa ser mais voltada à estética, à praticidade ou unir esses dois elementos de forma igualitária. Alcançar a qualidade nesses termos vai muito além de escolher boas cadeiras — pense na proposta como um todo.

Certo é que não existe um tipo isolado de móvel de alto padrão, mas sim um conjunto de ideias que combinam muito com aquilo que seu espaço pretende ser conceitualmente. Ou seja, todas as necessidades e quesitos (conforto, beleza, tamanho, cores etc.) precisam ser devidamente analisados.

No que consiste a experiência do consumidor?

Uma boa experiência nada mais é do que o melhor caminho para a fidelização de clientes. Em contrapartida, a decepção é a chave para que eles nunca mais voltem ao seu restaurante e ainda por cima falem mal dele aos amigos e familiares.

O raciocínio pode parecer complexo à primeira vista, mas na realidade é muito simples. Você voltaria a um lugar onde recebeu um tratamento ruim? Consumiria alimentos em um ambiente sujo? Se sentiria à vontade para comer em um espaço frio ou quente demais? Pois bem: seu cliente pensa do mesmo modo!

Quando alguém sai de casa para jantar e escolhe, pela primeira vez, o seu estabelecimento, você precisa fazer com que essa pessoa queira voltar. O processo de fazer com que os consumidores se sintam bem em seu empreendimento vai do momento em que ele chega à hora de saída. Portanto, é imprescindível ter cuidado com inúmeros pontos:

Quanto mais você e sua equipe se empenham para que todos esses aspectos se aproximem da perfeição, maiores são as chances de que a clientela se encante, sinta vontade de retornar e indique o local para conhecidos.

Entretanto, lembre-se que eles têm diversos impactos em diferentes pessoas. Alguém que não se incomoda tanto com a sujeira pode ser mais crítico quanto à qualidade da comida, por exemplo.

Dessa maneira, não é possível descuidar de nenhum ponto, ok? Caso contrário, você pode perder uma oportunidade de impressionar. Uma boa dica para saber o que é necessário melhorar é fazer pesquisas de satisfação sempre que viável.

Como é a relação entre móveis de alto padrão e experiência do consumidor?

Como já dito, a ambientação interfere diretamente na opinião que o seu cliente formula sobre o seu negócio. Justamente por representar uma parcela mais do que significativa do ambiente, a mobília se relaciona integralmente à impressão que ele leva do lugar ao ir embora.

Primeiramente, é fundamental considerar as expectativas de quem opta por entrar em seu estabelecimento e não nos concorrentes. Se o seu estabelecimento se anuncia e faz propaganda como um especialista em churrasco, as pessoas esperam que, além de servir carnes, ele também ofereça algo temático. Ou seja, o mobiliário deve colaborar nesse sentido.

Os móveis também precisam estar devidamente conservados. Do contrário, o empreendimento passa uma imagem de descuido ou negligência, aspectos que em nada combinam com a intenção de agradar e criar uma relação de confiança.

O conforto, por sua vez, faz grande diferença. Imagine-se no lugar da clientela: é possível passar muito tempo sentado à mesa sem sentir nenhum incômodo ou desconforto? Se sim, você está no caminho certo, porque o tempo de permanência está intimamente associado à experiência.

Muitas vezes subestimado, o impacto da estética também necessita de atenção. Quando você criar algo temático, tente se distanciar dos clichês e estereótipos. As pessoas têm uma boa sensação ao consumir quando conseguem criar conexões especiais com aquele produto ou serviço.

Esta pesquisa, publicada na Harvard Business Review Brasil, ajuda a entender melhor esse processo. Segundo os autores, empresas que conseguem gerar esse tipo de conexão com os consumidores estão em vantagem competitiva.

Quando alguém sai de casa para comer fora, há a busca por uma sensação de bem-estar, comodidade e tranquilidade. Mobílias confortáveis e bonitas, aliadas a um atendimento cordial e, é claro, a uma boa comida podem gerar esse efeito. Se eles apresentam um quê de originalidade e sofisticação, melhor ainda.

Portanto, proporcionar uma sensação marcante aos seus clientes é a forma mais eficiente de induzi-los a voltar e falar bem de seu estabelecimento por aí. Cadeiras desgastadas e mesas comuns certamente não contribuem para que isso ocorra.

Sendo assim, procure investir em móveis de alto padrão a fim de melhorar a experiência do consumidor, tendo em vista a relação entre esses dois elementos aparentemente distintos. Com isso, seu restaurante tende a crescer muito.

Se você ficou interessado em saber mais, entre em contato com a Franco Bachot! Nós adoraremos ajudar.

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