Connect with us

Marketing

Afinal, como fazer publicidade e propaganda para um restaurante?

Muitos empresários da área de gastronomia acreditam que, para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos, basta ter uma comida perfeita e saborosa e um atendimento impecável. No entanto isso é obrigação de qualquer estabelecimento gastronômico que se preze.

Pensando nisso, neste post, colocamos algumas dicas de publicidade e propaganda para restaurante que farão você se diferenciar da concorrência e, realmente, fazer uma divulgação efetiva do seu negócio.

Está esperando o quê? Leia este artigo agora mesmo e dinamize o marketing do seu restaurante!

Conheça bem o seu negócio

Pesquise e saiba bem seus pontos fortes e fracos, faça uma pesquisa de mercado detalhada sobre seus concorrentes, fornecedores e, é claro, seu público principal. Veja alguns pontos importantes a serem levantados:

Analise a concorrência

Entender a concorrência é uma atividade importante para qualquer empreendedor. Atualmente, esse processo pode ser realizado com riqueza de dados com base em informações disponíveis na internet. As empresas, sejam elas de qualquer porte, precisam:

  • reunir informações sobre os rivais dos negócios;
  • aprender as melhores práticas dos concorrentes;
  • identificar e evitar os erros cometidos por concorrentes;
  • desenvolver diferenciais em suas ofertas de produtos e serviços.

Pesquise sobre os fornecedores

A escolha dos fornecedores implica diretamente na qualidade do produto e do serviço oferecido. Ou seja, interfere diretamente no planejamento da empresa. Assim, é recomendável a criação de um cadastro com vários fornecedores para que haja independência e baixo risco de desabastecimento.

Portanto, os seguintes fatores devem ser analisados:

  • prazo;
  • referências;
  • custo do frete;
  • qualidade;
  • preço;
  • distância física;
  • capacidade de fornecimento;
  • forma de pagamento e de entrega.

Identifique e entenda o seu público principal

Se você estiver nas redes sociais, não perca tempo e leia os comentários dos seus clientes sobre o seu negócio. Afinal, é sempre bom saber a opinião deles sobre seus pratos, ambiente, iluminação e como foi a experiência deles em seu estabelecimento.

Além disso, essa pesquisa permite que você descubra novos nichos de mercado em que você poderá investir!

Sempre tenha um diferencial

Abrimos esse artigo dizendo que não basta apenas ter uma comida de qualidade e um bom atendimento: é necessário, acima de tudo, diferenciar-se da concorrência. Para isso, aposte em temperos diferentes, alimentos exóticos ou até mesmo em promoções e brindes atrativos para conquistar os novos clientes e manter os antigos.

Afinal, você não quer ser só mais um self-service na cidade, certo? Aposte na variedade dos pratos, sempre mantendo o padrão de qualidade e contando com a ajuda de nutricionistas para ter um menu atrativo e saudável.

Um outro caminho é diferenciar-se em suas ações de marketing. Separamos algumas sugestões:

Envio de boletins virtuais periódicos

São baratos, informativos e pró-ativos. Permitem aos clientes saber o que está acontecendo no restaurante, lembrar-lhes de cardápios especiais. Além disso, se torna possível fornecer informações sobre fornecedores sustentáveis para versões personalizadas.

Implemento de programas de recompensas ou fidelidade

Este tipo de programa oferece benefícios para manter os clientes retornando regularmente. Além disso, ficará mais fácil para o gestor do estabelecimento registrar informações detalhadas e históricos de pedidos. Os restaurantes não precisam desvalorizar seus produtos, mas podem oferecer benefícios com base nessa lista de clientes ou recompensá-los pela lealdade.

Presença em redes sociais

As redes sociais online possibilitam que os proprietários e gerentes se conectem com os clientes em tempo real. Envolver-se em diálogos construtivos sobre a temática da comida ou sobre novos itens dos menus do mercado, são iniciativas que podem gerar resultados.

Incentivos podem ser fundamentais para encorajar os clientes a se ajustarem primeiro às mídias sociais, mas é preciso ir além: todos devem manter um alto nível de conteúdo e valor nas mídias sociais. Não deixe de conhecer as dicas do e-book que preparamos sobre como fazer o melhor uso das redes sociais. O download é gratuito!

Engaje a sua equipe

Treinar bem os seus funcionários não basta, é fundamental que eles se interessem pelo seu empreendimento e te ajudem na divulgação com clientes, familiares e amigos. Invista no pessoal da recepção, contrate cozinheiros competentes e não se esqueça dos garçons — eles são essenciais para o sucesso do seu negócio.

Mesmo que seja um restaurante self-service, é essencial ter pessoas atentas ao atendimento nas mesas, para sanar as dúvidas dos clientes sobre os pratos servidos, assim como para limpar as mesas e deixá-las sempre arrumadas nos horários de pico, em que a circulação de clientes é maior.

Quando um cliente deseja uma bebida extra, por exemplo, e o garçom não nota que o copo está vazio, o restaurante está perdendo a oportunidade de elevar o valor do ticket daquele cliente. Além disso, elas também serão responsáveis por sempre verificarem a temperatura dos pratos do buffet.

Ajude com o crescimento pessoal

O crescimento pessoal é um dos aspectos mais importantes do envolvimento dos funcionários. Os funcionários precisam sentir que estão constantemente crescendo e melhorando no que fazem. Quando param de perceber essa evolução, perdem um importante fator motivacional.

Implemente um trabalho de feedback contínuo

Os funcionários precisam de feedback para saber como eles estão se saindo e em quais pontos precisam melhorar. Para você isso significa que: como as organizações estão se movendo a um ritmo muito rápido, você precisa dar um feedback aos seus funcionários em um ritmo igualmente rápido. Você não pode esperar por uma revisão anual ou mensal de um a um.

Você deve dar um feedback o mais rápido possível, de modo formal, semanal ou quinzenalmente. Mas o feedback é uma questão muito delicada, portanto, vá com calma e prepare-se para fazê-lo corretamente.

Comunique-se com seus funcionários e escute-os

Existe um medo a respeito das culturas das empresas. Os funcionários precisam se sentir à vontade para expressarem seus pensamentos e opiniões sobre assuntos da empresa. Existem algumas maneiras de fazer isso, mas novamente, o truque aqui é remover o medo.

Respeite seus funcionários

O que todos os funcionários realmente precisam é sentir que eles são importantes, pois eles são. Eles fazem o restaurante funcionar. Então, se você confia em alguém o suficiente para contratá-lo e pagá-lo por seu trabalho, você deve confiar nele o suficiente para conceder um dia extra de folga, se precisarem, por exemplo. Seja mais flexível!

Aproxime-se do seu cliente

Nada de impessoalidade, principalmente com seus clientes recorrentes! Aproxime-se deles — de forma afetuosa, e não invasiva, é claro! Saiba melhor suas preferências e procure formas de agradá-los, seja presenteando-os no mês do seu aniversário com a sua sobremesa favorita ou, quem sabe, com descontos progressivos.

Por falar em datas comemorativas, elas são essenciais para o sucesso do seu restaurante. Invista em promoções de Natal, Páscoa, Dia dos Namorados, Dia das Mães e Dias dos Pais e etc. Aproveite o calendário e se programe para o ano todo. Com toda a certeza, seus clientes saberão reconhecer seu esforço e valorizar seu restaurante.

Dinamize e melhore o atendimento ao cliente

Faça roteiros de acordo com o estilo do seu negócio. Se ele for requintado, a linguagem deve ser formal. Entretanto para evitar imprevistos e situações desagradáveis, é importante fazer um planejamento prévio e possuir um script de atendimento para seus funcionários seguirem.

Esse planejamento deve englobar não só a forma de tratamento a ser utilizada com seu público, mas também a arrumação das mesas, a distância entre elas, como cada prato deve ser servido, se for o caso, e o tipo de acompanhamento de cada um. Dessa forma, cada membro da equipe saberá, com antecedência, o que fazer e como proceder.

Quando os clientes fazem a escolha de ir comer fora, procuram por uma experiência que os façam  sentir-se bem. Os clientes estão propensos a gastar mais dinheiro e com maior frequência em um restaurante específico, quando se sentem acolhidos — isso é, se são recebidos calorosamente e tratados com cuidado e respeito pela equipe, por exemplo.

O gerente de um restaurante e seus funcionários compartilham a responsabilidade de garantir que os clientes sejam bem tratados. Então, treine os funcionários em técnicas efetivas de atendimento a clientes, não apenas em procedimentos legalmente exigidos.

O conceito de cuidado inclui passos tão simples como:

  • olhar os clientes nos olhos;
  • sorrir e cumprimentar;
  • ter atenção para antecipar as necessidades, como encher os copos antes de estarem totalmente vazios, ou trazendo guardanapos extras para clientes mais “atrapalhados”, por exemplo;
  • servir bebidas e aperitivos prontamente, minimizando o tempo de espera entre os pratos;
  • não retirar os pratos antes que o cliente tenha tido tempo para terminar a refeição.

Invista em sua infraestrutura

Muitos empreendedores acreditam que o ambiente dos restaurantes não tem muita importância. Nada disso! É fundamental zelar pelo conforto e pela segurança dos seus clientes.

O conforto engloba o mobiliário, os banheiros, os utensílios e até mesmo o estacionamento. Na segurança, estão o modo de preparo dos alimentos, o treinamento dos funcionários e a sinalização do ambiente, principalmente próximo a escadas ou degraus.

Conheça algumas formas de melhorar a atmosfera de um restaurante

Um ambiente aconchegante, onde as pessoas sentem-se bem e confortáveis é um fator importante. Assim, separamos algumas dicas para você melhorar a atmosfera do seu restaurante:

Contextualize seu restaurante

Escolha um conceito para seu restaurante e, a partir dessa escolha, os demais fatores serão direcionados, desde o cardápio até o tipo de decoração etc. Ou seja, indique um tema para nortear todo o seu negócio.

Escolha o estilo da decoração

Opte por um estilo que dialogue com a temática escolhida, anteriormente, para o seu  restaurante:

Vintage

O estilo faz referências aos anos 40 e 50. Ambiente multicolorido com quadros alusivos a cantores e artistas da época, bem como vitrolas e ou instrumento ajudam a criar esta interessante identidade.

Moderno

Com linhas retas e bem clean para adequar a decoração ao estilo moderno, vale apostar em um ambiente bem iluminado, sem muitos adereços e com mais objetividade. A ideia é passar a impressão de um local mais espaçoso.

Clássico

A característica fundamental aqui é ser tradicional, é uma boa opção para restaurantes que tenham como clientes pessoas que se identifiquem com essas características.

Rústico

Uma tendência em estilo de decoração, essa opção traz mesas de madeira, iluminação mais baixa e escura.

Faça a sua própria publicidade e propaganda

O cardápio, os guardanapos e até mesmo os carros da sua frota são meios de fazer publicidade do seu estabelecimento, logo, você não precisa de pagar nada para anunciar neles.

Aproveite essa vantagem e anuncie as mudanças feitas no local, nos pratos do cardápio e nas formas de pagamento, de forma que seus clientes recebam as informações o quanto antes.

Divulgue esses fatos, principalmente os que afetam diretamente o cliente, e também repasse as suas conquistas empreendedoras. Afinal, isso mostra para o cliente que você se importa com a opinião e a aprovação dele. No entanto, não exagere: essa comunicação também pode ficar inconveniente e muito repetitiva.

Amplie a sua clientela

Por meio das redes sociais é possível fazer com que seu restaurante seja divulgado por marcações de clientes recorrentes, o que pode levar a ampliar a sua rede, ao despertar a curiosidade dos amigos deles.

Além disso, as famosas hashtags podem ser importantes para você atrair potenciais fregueses nas imediações do seu estabelecimento, além de fazer postagens apetitosas no horário de almoço, por exemplo.

Estimule o boca a boca

Em um mundo cada vez mais tecnológico, esta estratégia, muitas vezes, é esquecida ou colocada em segundo plano. Não se engane! Até hoje, o boca a boca é fundamental para o sucesso ou o fracasso de um empreendimento.

Incentive seus clientes a contarem suas histórias e experiências no seu restaurante, seja uma comemoração de aniversário ou um pedido de noivado, estimule as lembranças positivas do seu público e faça com que ele as divulgue!

Imagens valem mais do que palavras

Nada é mais atrativo para um cliente faminto do que uma bela imagem de um prato bonito e saboroso. Além disso, há estudos na área do neuromarketing que comprovam a efetividade de uma boa imagem para convencer um consumidor a comprar seus produtos.

São os chamados “neurônios-espelho”, que nos induzem ao consumo de produtos como alimentos, bebidas e sobremesas, entre outras coisas.

Sabe aquela imagem de uma moça bonita tomando sorvete, que vemos no carrinho do sorveteiro na praia, em dias ensolarados? Ou aquelas fotos que destacam o “suor” acumulado na garrafa super gelada de refrigerante ou cerveja? Pois é, essa é uma técnica irresistivelmente eficaz para estimular o consumo por impulso.

Como você pode ver, não é difícil fazer a publicidade e propaganda para restaurante ou lanchonete. No entanto, é fundamental, como em todo negócio, fazer um planejamento prévio, como uma pesquisa de mercado.

Além disso, é preciso conhecer bem não só o seu negócio e o seu público, mas, também, conhecer a fundo seus concorrentes e fornecedores para, então, aumentar seus diferenciais no mercado.

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre assuntos como esse e ficar sempre por dentro das novidades? Então assine a newsletter do blog Servir com requinte e receba conteúdos que vão ajudar o seu estabelecimento a se destacar no mercado.

CTA_Bares e Restaurantes - como empreender com sucesso e fazer o negócio decolar-

2 Comments

2 Comments

  1. Priscila

    11 de julho de 2018 at 22:36

    Ola gostei desse artigo esse tipo me ajudou muito, e vou ver outros artigos.obrigado

  2. Web Desenvolvimento

    25 de novembro de 2018 at 02:54

    Muito bom seu post adorei este conteudo. Segue meu website de complemento, seus conteudos me inspira a continuar: http://www.gr3web.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Facebook

More in Marketing

Send this to a friend