A cozinha contemporânea dá asas à imaginação ao combinar classicismo com novos conceitos culinários e inovações tecnológicas. Esse estilo é inspirado nas tradicionais cozinhas italiana, francesa, oriental, espanhola, árabe, portuguesa e brasileira, que foram repaginadas para agradar ao paladar de clientes cosmopolitas.
Agora, você conhecerá as peculiaridades desse estilo que prima pela estética gastronômica, pelos sabores, pelos aromas e pela qualidade dos alimentos levados à mesa. Saiba tudo sobre a tendência que ganhou o mundo ao desconstruir alguns conceitos seculares e adaptá-los a novas possibilidades. Acompanhe!
Afinal, o que é cozinha contemporânea?
A cozinha contemporânea consiste em uma especialidade da gastronomia que une o conhecimento técnico da área (harmonização de sabores e aromas, formas de preparo etc.) e o conhecimento sobre os hábitos alimentares das mais diferentes culturas, a fim de estabelecer uma ampla base para criar combinações inusitadas que resultarão em novos pratos e bebidas.
Sendo assim, a cozinha contemporânea faz contraponto à cozinha clássica, sendo esta formada por pratos e bebidas típicos de determinadas localidades, os quais são reproduzidos por seus conterrâneos e pessoas que não pertencem originalmente à mesma cultura. Por exemplo, a cozinha italiana é tradicionalmente consumida não só na Itália, mas também em todo o mundo.
Nesse sentido, a cozinha contemporânea carrega a marca de quem a concebe, mas não está atrelada a uma única nacionalidade, além de ser constantemente recriada pelo chef que a idealizou, o que a torna, de certo modo, exclusiva. Para compreender melhor o assunto, confira o tópico a seguir.
Quais são os novos conceitos de restaurante?
Quem vai a um restaurante de cozinha contemporânea está disposto a ser surpreendido. O cliente desse tipo de estabelecimento sabe que está em um território onde a experimentação é permitida. Como em uma obra de arte, combinações inusitadas criam concepções repletas de tonalidades, aromas e sabores.
Dessa forma, todos os sentidos dos apreciadores desse universo gastronômico — a visão, o olfato, o paladar, a audição e o tato — são despertados. O objetivo é proporcionar uma completa experiência sensorial. As principais características desse estilo são:
- apresentação diferenciada;
- releitura de receitas tradicionais;
- apoio tecnológico;
- variedade de sabores.
Esses e outros aspectos serão mais aprofundados ao longo do artigo. O objetivo é que você possa compreender melhor o que difere a gastronomia contemporânea de outros estilos consagrados. Abaixo, entenda melhor quais são as principais peculiaridades do estilo contemporâneo!
Busca do melhor de cada estação
Para um chef contemporâneo, a valorização dos alimentos frescos é fundamental. Também chamada de “cuisine du marché” ou cozinha da estação, esse tipo de culinária tenta aproveitar os produtos de cada época do ano, buscando o que há de melhor na temporada, no auge de seu frescor e exuberância.
A utilização de produtos orgânicos e até de flores comestíveis segue a tendência de cuidado com a saúde. Logo, as ervas e todos os componentes devem estar frescos. O tempo de cozimento também precisa ser considerado para que as características e os sabores dos alimentos sejam mantidos.
Como essa cozinha valoriza os ingredientes frescos, orgânicos e regionais, muitos cozinheiros se destacam ao priorizar produtos feitos artesanalmente em determinada região, tornando-se quase que embaixadores de alimentos locais.
Ou seja, para os chefs dessa culinária, é importante encontrar, no mercado brasileiro, algum produto italiano, por exemplo, com o mesmo frescor dos ingredientes locais colhidos no auge da estação. O mesmo ocorre com alimentos tipicamente brasileiros, cobiçados e muito bem cotados nos restaurantes do exterior que também seguem essa linha.
Utilização de novas tecnologias no preparo das refeições
Uma das facetas da escola contemporânea é se servir da globalização, da inovação e da tecnologia. Graças aos avanços de última geração, é possível acondicionar e transportar alimentos preservando todas as suas características. Grandes chefs e restaurantes premiados utilizam algumas técnicas, como o cozimento a vácuo.
Nunca ouviu falar? Nós explicamos: na técnica “sous vide”, o alimento é acondicionado em embalagens plásticas com alta resistência térmica e submetido ao cozimento em forno combinado (que permite o cozimento a vapor) ou em um termocirculador (aparelho que cozinha com temperatura controlada).
O processo garante a retenção e a manutenção do gosto, da cor, da textura, do odor, dos nutrientes e da aparência das carnes e vegetais. Após essa etapa, o alimento é imediatamente resfriado ou congelado, o que faz com que o período de validade desses alimentos seja maior mesmo sem a adição de conservantes.
Isso significa que a distribuição global de produtos agrícolas, aliada ao avanço tecnológico, possibilita aos apreciadores da boa comida obter peixes, aves, leguminosas, carnes, frutas e produtos lácteos em qualquer época do ano.
Criações multiculturais
O domínio de técnicas para armazenar alimentos por longos períodos de tempo contribui também para a confecção de pratos com ingredientes de outros países e o resultado são as criações multiculturais.
Os nomes dos pratos, em geral, são em francês. Nesse sentido, ainda que a descrição no menu seja em português, a imaginação do consumidor é desafiada. O chef de cozinha tem a possibilidade de ousar, por exemplo, incluindo ingredientes venezuelanos em pratos peruanos, como o ceviche. Assim, além de atrair clientes admiradores e nativos dos dois países, novos consumidores terão a curiosidade aguçada e experimentarão a comida.
Apresentações diferenciadas
A comida é vista como uma obra de arte comestível, na qual há uma sincronia entre a culinária e a pintura. Por isso, um chef digno dessa filosofia utiliza o maior número possível de cores no prato. Além de prezar por elementos que contribuem para uma vida saudável, na cozinha contemporânea a alimentação significa mais do que uma satisfação biológica.
Assim, cores, aromas e sabores são trabalhados com harmonia, de forma a valorizarem igualmente a estética. A exposição característica das receitas reflete, até mesmo, nas louças usadas, cujas cerâmicas muitas vezes são elaboradas unicamente para determinado prato de um chef.
Aposta em porções minimalistas
Os adeptos dessa cozinha também sabem que degustar é diferente de saciar a fome. Por isso, alguns restaurantes servem um menu degustação com o objetivo de oferecer aos clientes uma viagem gastronômica. Além disso, em um restaurante contemporâneo, você jamais encontrará pratos em grandes quantidades e comidas muito pesadas.
Nesse tipo de estabelecimento, os pratos são leves e servidos em porções reduzidas para que o cliente possa experimentar vários. Logo, as refeições são minimalistas. A intenção é proporcionar uma experiência gastronômica singular, por isso os chefs prezam por suas criações e querem oferecer aos clientes a maior variedade de receitas em um menu.
Outro ponto fundamental da porção minimalista é a redução do desperdício. Servindo pequenos pratos, o cliente pedirá apenas aquilo que conseguirá comer, evitando que alimentos sejam jogados no lixo. Além disso, o mercado para restaurantes que estão repensando o assunto está em alta, isso porque cada vez mais as pessoas estão ligadas à questão da fome mundial.
Eliminação de preconceitos
Quem se propõe a trabalhar com essa modalidade não pode ter preconceito. O salgado se junta aos pratos doces; o regional, ao sofisticado; e assim por diante. No entanto, o uso da imaginação nas composições deve ser dosado para que os sabores não se choquem. Assim, são construídas combinações improváveis que surpreendem os paladares mais exigentes.
Negar preconceitos significa ousar. Uma maneira de fazer isso é por meio da gastronomia molecular. As refeições são elaboradas de forma aliada à ciência e seus fenômenos físico-químicos, o que leva a uma maior qualidade nutricional e a novos sabores e texturas. Sendo assim, o chef não só muda os ingredientes, mas engrandece o prato pelo modo de preparo excepcional.
Investimento no vinho como acompanhamento
O vinho tem um papel de destaque nesse cenário, por isso é necessário fazer a combinação certa para ajudar na apreciação do sabor do prato. Em um menu degustação, normalmente, são servidas sete refeições acompanhadas com o vinho apropriado a cada uma delas.
Aderência ao estilo de vida saudável
Ultimamente, uma das maiores tendências entre os restaurantes, e o comércio em geral, é o foco na alimentação saudável. Isso porque, cada vez mais, as pessoas tomam consciência da importância de ingerir alimentos naturais e orgânicos, enquanto outras, infelizmente, ainda buscam o padrão estético alcançado apenas com a redução de calorias ingeridas.
O aumento de atletas e pessoas que buscam um bom condicionamento físico também é um fator impulsionador para a reeducação alimentar e, consequentemente, para a busca de restaurantes com cardápios recheados de opções que contribuam para uma boa qualidade de vida.
A sacada nesse conceito de restaurante é inovar nas refeições, já que a maior parte desse público está cansada de comer sempre os mesmos pratos, seja em casa, seja em outros estabelecimentos. O chef e os demais cozinheiros devem apostar na criatividade e nos temperos para deixar esses pratos saborosos e conquistar a parcela da população que é adepta a esse estilo de vida.
Incorporação do veganismo e do vegetarianismo
Cada vez mais cresce o número de adeptos ao vegetarianismo e ao veganismo. Segundo uma pesquisa do IBOPE, em 2011, 9% da população brasileira se declarava vegetariana. Em 2018, esse número subiu para 14%. Nas regiões metropolitanas, os índices chegaram a 16%, ou seja, um crescimento de, aproximadamente, 75%.
Além disso, a pesquisa aponta que o interesse por produtos veganos (isentos de qualquer ingrediente de origem animal) está crescendo. Mais da metade dos entrevistados afirmaram que consumiriam mais desses itens se existisse maior disponibilidade no mercado e preços mais acessíveis.
Toda essa mudança no cenário do consumo de alimentos de origem animal é resultado de ações mundiais com foco em uma alimentação mais benéfica, sustentável e ética. Os benefícios de uma alimentação vegetariana, por exemplo, transcendem a saúde, afinal boa parcela das pessoas que optam por excluir alimentos de origem animal do cardápio também buscam meios — não apenas alimentares — de reduzir os impactos ambientais relacionados à agropecuária.
Infelizmente, poucos estabelecimentos atendem quem escolheu esse tipo de alimentação. Desse modo, cabe ao empreendedor do ramo alimentício se inteirar das mudanças de hábitos e incluí-las no cardápio para ganhar esse público e transformá-lo em clientes fiéis.
O que você não verá em um restaurante contemporâneo?
Uma prática que jamais estará presente é o preparo antecipado de grandes quantidades de comida, com o objetivo de apenas montar os pratos durante o expediente. Isso é inadmissível nesse estilo gastronômico, até porque um dos grandes pilares desse estilo é o frescor dos alimentos. Além disso, o uso do micro-ondas é algo impensável para os chefs dessa culinária.
Quais as vantagens de incluir os conceitos da cozinha contemporânea no seu restaurante?
Incluir os conceitos da cozinha contemporânea no seu restaurante pode resultar em algumas vantagens. Confira as principais logo abaixo!
Oferecer uma nova experiência de consumo aos clientes
Ao aderir a essa tendência gastronômica, você poderá oferecer uma nova experiência de consumo aos seus clientes e fidelizá-los, bem como atrair um novo público para o seu restaurante e, consequentemente, aumentar o faturamento do seu negócio.
Para proporcionar uma experiência ainda melhor, converse com o chef responsável por comandar a cozinha do seu restaurante e veja louças, talheres, copos, entre outros utensílios que contribuirão com o processo criativo de apresentação dos pratos. Lembre-se também de rever a decoração interna do ambiente. Como se trata de pratos e bebidas de diferentes culturas e períodos, uma ideia interessante é focar em um estilo atemporal e criativo.
Destacar-se da concorrência
A cozinha contemporânea é uma novidade no mundo da gastronomia e muitas localidades carecem de um espaço com essa proposta. Portanto, ao aderir a esse estilo, você pode estar trazendo um novo ambiente para a população local, o que fará com que o seu negócio se destaque dos demais.
Mesmo que já existam restaurantes com essa ideia, se você estiver em um local bem localizado ou for a opção mais próxima de uma grande parcela dos residentes da cidade, ainda pode ser interessante investir na cozinha contemporânea, tendo em vista que você poderá identificar falhas no demais estabelecimentos a partir de pesquisas de mercado, como surveys e cliente oculto, por exemplo. Analise a viabilidade de aderir a essa tendência e contrate uma empresa especializada em pesquisas de mercado.
Atrair um maior público
Como mencionado acima, hábitos alimentares mais saudáveis, vegetarianismo e veganismo são conceitos contemplados pela cozinha contemporânea. Assim sendo, ao apostar nessa tendência, você pode atrair um público que geralmente possui dificuldade em encontrar estabelecimentos que ofereçam refeições e bebidas de qualidade e que, ao mesmo tempo, atendam às suas necessidades alimentares. Portanto, essa pode ser uma excelente estratégia para atrair um público que tem grandes chances de ser fidelizado, já que há poucos restaurantes que atendem aos requisitos citados anteriormente.
Em suma, a cozinha contemporânea tem de tudo um pouco, mas sempre traz algo novo e utiliza ingredientes de diferentes culturas. Chegamos ao fim deste artigo com o desejo de que esses novos conceitos de restaurante o ajudem a extrair todo o potencial dos alimentos e, assim, oferecer uma experiência exclusiva ao consumidor do seu restaurante.
Agora que você já sabe quais novos conceitos de restaurante aplicar ao seu negócio, que tal assinar a newsletter do blog Servir com Requinte para receber ,ais dicas como essa? Basta preencher o formulário abaixo!