Conecte-se conosco

Gestão

Saiba o que fazer para ter a melhor equipe de garçons em seu restaurante

Há vários detalhes que fazem um restaurante ser bem avaliado e obter sucesso. A comida servida é um deles, assim como o ambiente, a escolha das cadeiras, a iluminação e a própria equipe de garçons contratada para servir aos clientes.

Você certamente já presenciou uma situação em que o garçom não anotou o pedido correto, demorou muito para trazer as bebidas, foi grosso ou até mesmo esqueceu de repassar o pedido ao chef.

Essas e outras características devem ser evitadas quando se busca contratar uma equipe de garçons eficientes para o seu restaurante. Para que os clientes se sintam bem-servidos, é essencial que você os escolha bem quando for formar o seu time.

Neste post, nós apresentaremos a você algumas dicas para fazer a escolha certa e ter muito sucesso no seu restaurante. Veja:

Quais são os cuidados na hora de contratar?

Como dissemos, o atendimento em um restaurante é um dos elementos que mais influenciam na satisfação do cliente, que pode se encantar ou se decepcionar permanentemente com o seu restaurante. Sabemos que um cliente que teve uma primeira impressão ruim dificilmente retornará para dar uma segunda chance ao estabelecimento.

Um garçom pode arruinar ou salvar a noite de um cliente. Por esse motivo, é necessário observar alguns pontos cruciais ao contratar a sua equipe de garçons. Apresentamos aqui alguns deles:

Faça uma seleção rigorosa

O processo de seleção de uma equipe de garçons deve ser feito calma e minuciosamente. Não tenha pressa! Observe cada detalhe da personalidade e da atitude (ou falta dela) no garçom que deseja contratar.

Observe se ele é qualificado, educado e eficiente. Não abra mão de uma boa entrevista, na qual você perguntará sobre as experiências anteriores do garçom e observará também se ele sabe se comunicar eficientemente, transmitindo a mensagem adequada.

Observe se o candidato é paciente

Outra característica a se observar no profissional é se ele é paciente. Essa é uma qualidade que faz muita diferença quando clientes mais difíceis de lidar ou mais impacientes aparecem. Afinal, é necessário que o garçom tenha jogo de cintura para fazer esse tipo de atendimento sem perder a calma e a compostura e, ainda, deixando o cliente satisfeito.

Você certamente já conhece aquela premissa de que o cliente tem sempre razão, certo? Pois bem, ela é primordial para que o atendimento seja bem-sucedido, e é claro que a paciência faz toda a diferença nessas horas.

Além disso, o garçom terá que lidar com todo tipo de gente, desde os clientes mais educados até os mais exigentes. Independentemente de quais sejam, ele deverá estar preparado para satisfazer suas necessidades e expectativas.

Contrate garçons que tenham o perfil do seu restaurante

Antes de qualquer coisa, durante a seleção, observe se o garçom tem o perfil do seu restaurante. O local é formal ou mais descontraído? Isso é muito importante para que a sua equipe contribua para a consistência da identidade do ambiente.

De nada adianta fazer uma seleção demorada e bastante rígida se você contratar profissionais cujo perfil não tenha nada a ver com o do seu restaurante. Nesse sentido, as características e habilidades profissionais do candidato farão muita diferença, mas isso não é tudo.

Observe também o seu perfil comportamental e como ele reage ao que acontece à sua volta. Isso determinará se ele é mais rígido ou descontraído, além de ajudar a entender alguns outros traços da sua personalidade.

Por que é importante fazer o treinamento dos garçons?

Depois de já ter escolhido aqueles que você julgou terem mais compatibilidade com o seu restaurante, vem o treinamento da equipe de garçons, que é um passo crucial para o sucesso dessa escolha.

É necessário que os garçons sejam treinados de tempos em tempos para manter o nível de qualidade do atendimento e implementar novidades no trato com os clientes.

Inicialmente, pode parecer dispendioso investir no treinamento dos colaboradores. No entanto, essa é uma estratégia relevante para aumentar a qualificação da sua equipe e entregar serviços mais satisfatórios.

Portanto, assim que contratar novos funcionários, certifique-se de que eles passarão por uma preparação adequada antes de começar a trabalhar. O mesmo vale para aqueles colaboradores mais antigos, que podem passar por uma reciclagem de tempos em tempos.

Conheça os diferentes tipos de treinamento

Nem todo treinamento é igual e serve para atender o mesmo tipo de demanda. Por isso, é preciso conhecer cada um deles e entender como eles podem ajudar em diversas situações específicas. Veja:

  • treinamento de integração — geralmente, participam os funcionários efetivos, os temporários e os terceirizados, para conhecer melhor a empresa;
  • treinamento on-the-job — geralmente realizado por um funcionário antigo para preparar alguém recém-chegado à empresa;
  • treinamento obrigatório — são aqueles obrigatórios por lei, como os de segurança no trabalho e os de ordem sanitária;
  • treinamento técnico — normalmente ocorre quando a empresa adquire um novo equipamento ou software;
  • treinamento de procedimento — voltados para a preparação para funções específicas ou entregas pontuais;
  • treinamento comportamental — muito útil para ajustar aspectos do comportamento individual ou da equipe;
  • treinamento de liderança — pensados especificamente para preparar e desenvolver profissionais para cargos de liderança e/ou supervisão.

Ofereça cursos de capacitação à equipe de garçons

Não pense nesses cursos como um gasto, mas sim como um investimento na qualidade do serviço de atendimento do seu restaurante. É muito melhor receber elogios e garantir uma clientela sempre fiel do que ter problemas com reclamações dos clientes pelo fato de não ter investido em treinamento no momento certo.

A capacitação dos garçons será necessária mais cedo ou mais tarde. Cabe a você decidir se vai investir no início, para evitar desgastes, ou deixar para depois que os clientes se sentirem insatisfeitos.

Um detalhe importante é que nem sempre os cursos precisam estar associados diretamente à atividade do garçom. Você pode focar em desenvolver aspectos específicos, como a capacidade de boa liderança, de atendimento ao cliente ou de oratória, por exemplo.

Exija que a sua equipe tenha boa postura

A palavra postura aqui ganha mais de um significado. Ela pode significar a postura física, a forma como os garçons se apresentam e até mesmo a vestimenta adequada à função. E todos esses pontos são extremamente significativos.

A postura corporal e a forma como os garçons se apresentam transmitem segurança. A vestimenta também é bastante relevante quando o cliente precisa solicitar o garçom, necessitando diferenciá-lo dos outros clientes. É por isso que boa parte das empresas adota o uso de uniforme.

Hoje em dia, existem diversos cursos de atendimento ao público que são extremamente úteis para ajudar os garçons nessa tarefa. Isso inclui a forma como eles se posicionam diante do cliente e como mediam e resolvem eventuais conflitos que possam surgir.

Além disso, esse aspecto pode ter a ver com:

  • a discrição nos atendimentos;
  • a atenção com os clientes e colegas;
  • a pontualidade no trabalho;
  • a capacidade de trabalhar em equipe;
  • entre outros.

Qual é a relevância do bom atendimento em um restaurante?

O mau atendimento já soma mais de US$ 200 bilhões em perdas para as empresas que tiveram seus clientes migrando para a concorrência em função de algum problema nesse aspecto. Um bom atendimento, por outro lado, contribui para a atração e a fidelização de clientes.

Na verdade, essa estratégia é bem mais barata do que ter que conquistar novos clientes, investir em marketing e propaganda ou mesmo pagar para fazer anúncios na internet.

Muitos são os casos de estabelecimentos que aumentam o seu público em função dos bons atendimentos que prestam. Nesse caso, fatores como preço, localização e outros benefícios ficam em segundo plano na avaliação do cliente no momento de escolher o lugar para frequentar.

Isso ocorre principalmente porque, quando a equipe de garçons é treinada, as necessidades dos clientes são mais facilmente satisfeitas, a comunicação é mais clara e assertiva e a agilidade, a cordialidade, a atenção e o respeito aumentam, apenas para mencionar alguns aspectos. Os benefícios são mesmo diversos.

Os desafios para esses profissionais também não param. Com as mudanças ocorridas no mercado e a entrada da tecnologia como uma aliada dos bares e restaurantes, as equipes precisam estar cada vez mais preparadas para atender bem nos mais diversos canais.

Pedidos online, entregas por delivery, atendimento por meio do WhatsApp ou das redes sociais… Pecar em uma dessas vias é um risco alto demais para se correr, podendo colocar a perder todo o esforço feito na modalidade de atendimento presencial, por exemplo.

Como valorizar a sua equipe de garçons?

Agora chegou a hora de conhecer algumas dicas que o ajudarão a fazer com que a sua equipe se sinta valorizada no dia a dia. Vamos lá?

Seja um bom líder

É importante entender que, para uma equipe atingir o patamar desejado em termos de qualidade de atendimento, ela precisa receber suporte e orientação de uma boa liderança. A equipe de garçons anda junto com o seu supervisor e precisa ter nele uma referência para seguir.

Por isso, ofereça sempre o auxílio necessário para que eles não o vejam como um chefe mau, mas um líder respeitável.

Gerencie a sua equipe

Há uma importante constatação quando o assunto é gestão de funcionários: eles tratarão os clientes da mesma forma que são tratados pela empresa. Para que o garçom atenda bem os clientes, é necessário que ele esteja satisfeito com o lugar em que trabalha. Não há nada pior que ter que trabalhar em um lugar cujos bastidores são uma verdadeira bagunça.

Portanto, é de responsabilidade do dono do restaurante oferecer condições dignas no ambiente de trabalho — não só aos garçons, mas a todos os que contribuem para o funcionamento do estabelecimento. Nessa e em outras funções, é importante que a equipe encontre um líder seguro para resolver as situações que incomodam.

Remunere de forma justa

Outra recomendação é oferecer um salário que faça jus à função exercida pelo profissional. Ninguém trabalha satisfeito quando sabe que não recebe uma remuneração justa, que não condiz com o serviço que presta. Por outro lado, receber uma contraprestação satisfatória é um motivo muito forte para trabalhar feliz.

Reconheça os esforços

Valorizar a sua equipe de garçons não é apenas uma questão financeira ou de liderança. Não se esqueça de manter uma comunicação clara e efetiva, oferecendo feedbacks sempre que possível.

Peça dedicação naquilo que precisa ser melhorado e reconheça os esforços de todos os envolvidos. Você contribuirá constantemente para o ânimo dos seus funcionários se fizer elogios e reconhecer quando eles adotarem uma atitude positiva. Afinal, como vimos, a atitude é uma característica essencial e muito difícil de se encontrar.

Elogios são sempre muito bem-vindos, mas lembre-se: elogie em público, corrija sempre em particular. Destaques e premiações também são ótimas formas de fazer com que a equipe se sinta valorizada.

Invista em inovação

Por fim, mas não menos importante, indicamos que você invista na inovação. É isso mesmo! Sua equipe certamente trabalhará muito mais motivada se sentir que tem acesso a facilidades que farão diferença no seu dia a dia.

Trabalhar com cardápios digitais, oferecer um novo treinamento que aumente a segurança no atendimento, estimular uma abordagem inusitada e outros fatores como esses podem, por si só, ajudar a equipe de garçons a se sentir mais identificada com o restaurante e, consequentemente, mais valorizada também.

Como você viu, não existe uma receita pronta para obter a melhor equipe de garçons. Na verdade, essa condição é o resultado de uma série de melhorias que podem ser adotadas e, é claro, da busca por um aperfeiçoamento contínuo.

Lembre-se de que a sua equipe é o seu primeiro público, o seu público interno. Se ela não estiver satisfeita, muito provavelmente os clientes também não estarão. Dessa forma, faça com que seus colaboradores sejam uma extensão da imagem que você quer que o seu empreendimento tenha, que eles comuniquem “a alma do negócio”.

Esse é um processo de construção constante e que pode exigir ajustes. Mas, com o tempo, você verá que será cada vez mais fácil identificar quando alguém está alinhado com o restante do seu time e pronto para entregar seus serviços da forma como você precisa.

Além disso, você também desfrutará de uma série de benefícios por manter e investir em uma equipe de alta qualidade — desde aspectos básicos, como a melhora da eficiência e redução de desperdícios, por exemplo, até a efetiva melhora no nível profissional de todos, aumentando sua segurança e responsabilidade profissional.

Agora que você já sabe como garantir uma boa equipe de garçons, deixe nos comentários as suas principais dicas e sugestões para garantir a satisfação do cliente!

1 Comentário

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Gestão

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Aviso: Nós da Franco Bachot utilizamos de cookies com ferramentas do Google e Facebook para verificar informações e melhorar a experiência de nossos clientes para oferecer melhores produtos e serviços.
Send this to a friend