Estar atento às tendências da gastronomia para 2021 é essencial para manter a competitividade diante das mudanças ocasionadas pelo comportamento do consumidor. A busca por um estilo de vida saudável, por exemplo, vem ganhando cada vez mais adeptos e está por trás da maior parte das tendências aqui sinalizadas.
Novidades estão redesenhando o cenário gastronômico e, por isso, você precisa conhecê-las. Pensando nisso, elaboramos este post com as principais tendências para que você possa avaliar se o seu restaurante está em sintonia com esses movimentos.
Deseja saber um pouco mais sobre as tendências gastronômicas para o ano de 2021? Continue a leitura!
Saiba quais são as tendências gastronômicas atuais
Nos tópicos seguintes, apresentaremos os costumes e tendências que os consumidores vêm adotando, como alimentação saudável e natural, sustentabilidade, alimentos probióticos, entre outros. Afinal, nunca é demais lembrar: o cliente é a razão da sua existência, e o seu negócio deve acompanhar suas mudanças de hábitos.
A seguir, entenda as novidades!
Comida de rua
Comecemos com o conceito de comida de rua, que é um fenômeno culinário atual. Essa tendência ganhou terreno e seguidores em todas as partes do mundo. Os food trucks encontraram seu lugar em todos os tipos de eventos, parques e ruas onde é possível encontrar propostas gastronômicas deliciosas e interessantes.
Agora, muitos restaurantes e chefs da alta gastronomia estão criando uma versão chique e barata de seu menu para se aproximar de um consumidor que busca uma cozinha de assinatura a preços acessíveis. Desse modo, essa é uma oportunidade interessante para levar a culinária de alto padrão aos amantes da comida de rua.
Mindfoodness
Uma tendência que vem com força é a da dieta consciente, também conhecida como alimentação mental, que tem a ver com a maneira como nos relacionamos com a comida que comemos. Essa tendência está em harmonia com o saudável e com a busca do equilíbrio entre corpo e mente.
Afinal, os consumidores estão se tornando cada vez mais conscientes da origem dos alimentos. Assim, eles pedem transparência na rotulagem dos produtos para poderem ser devidamente informados sobre sua origem, composição e os processos pelos quais foram desenvolvidos.
Realfood
Sob o slogan “mais mercado e menos supermercado” o #realfood (com a hashtag incluída) é uma das tendências que já invadiu as redes sociais e continuará em alta em 2021. O movimento prioriza a compra de alimentos “reais” e o consumo deles em seu estado mais natural possível.
Em acordo com essa tendência está a comercialização de produtos orgânicos locais, a fim de reduzir a cadeia de compra e ser mais amigável com o meio ambiente. O declínio no uso de alimentos industrializados permitirá aos chefs e redes de food service se destacarem ao oferecer pratos com ingredientes frescos, naturais e, preferencialmente, orgânicos.
Alimentos “raw” (crus)
Essa tendência californiana traz um detalhe importante: legumes, nozes de todos os tipos e alimentos ricos em amido, além de carnes e peixes, servidos crus. Esse modo de preparo ajuda a preservar melhor os nutrientes: proteínas, carboidratos, os lipídios, minerais e vitaminas.
Além de saudáveis, alimentos crus ajudam muito na apresentação dos pratos, o que aguça os sentidos dos clientes. Portanto, em 2021, a habilidade de explorar os alimentos na sua forma mais natural será muito apreciada no meio gastronômico.
Algas, flores e brotos
Uma das tendências da gastronomia para 2021 são as algas. A valorização e o aumento do consumo de espécies como wakame, spirulina, ágar-ágar, nori e cochayuyo começam a ser percebidos pouco a pouco.
Nos últimos anos, novos produtos surgiram no mercado com base nessas plantas. Além disso, é comum que se divulguem as propriedades e benefícios delas para a saúde.
Flores comestíveis e brotos fazem parte da tendência de alimentos saudáveis e orgânicos. Eles começaram a ser usados com frequência em restaurantes para decorar pratos da alta gastronomia. Depois, seu consumo se expandiu pouco a pouco até chegar na cozinha caseira.
Bowls
Os bowls são bastante versáteis, perfeitos tanto para um lanche rápido quanto uma refeição mais completa. Esse tipo de prato é capaz de agradar diferentes públicos, atraídos pela novidade.
Além disso, os bowls permitem boa apresentação do alimento, o que torna esse tipo de prato bastante adequado para delivery e “grab and go”.
Bowls de frutas, smoothies e saladas em porções generosas estarão muito mais em alta em 2021 e atrairão muito a atenção dos millenials, com o aumento significativo de pedidos feitos pelos aplicativos de entrega.
Grab and go
O “grab and go” é um nicho de alto valor e bastante comum mundo afora. No Brasil, esse segmento ainda tem bastante espaço para crescer.
A essência desse conceito é ofertar alimentos mais saudáveis e frescos embalados de forma prática e que valorize o prato.
Essa tendência é reflexo do estilo de vida agitado dos consumidores, que vivem cada vez mais ocupados, exigindo mais conveniência, especialmente quando se trata de obter refeições.
Assim, disponibilizar opções “grab and go” em restaurantes é uma maneira de atender um público que não quer gastar muito tempo comendo no estabelecimento.
Delivery
Como já ficou claro até aqui, facilitar a vida do cliente se tornou essencial. Em 2020, a falta de embalagens adequadas foi um dos maiores entraves para a expansão do delivery, mas, com o recente desenvolvimento de embalagens especiais, a tendência ficou ainda mais forte.
Em 2021, refeições completas poderão ser consumidas em casa sem o menor esforço e sujeira na cozinha.
Além disso, principalmente devido ao isolamento social que deverá continuar nos próximos meses, o modelo de delivery continuará crescendo em 2021. Respeitando as medidas de segurança, refeições que antes eram consumidas apenas no salão do restaurante hoje podem ser facilmente pedidas via aplicativos, como iFood, Rappi e Uber Eats, entre outros.
Essa expansão se dá em todos os segmentos da gastronomia, inclusive o das sobremesas mais requintadas.
Assim, almoços e jantares especiais em família ou com os amigos não dependerão mais da ida aos restaurantes. Seus clientes poderão pedir seus pratos preferidos e recebê-los no conforto de suas casas.
Alimentação saudável e natural
Os consumidores estão, cada vez mais, atraídos pela alimentação saudável e natural. A preocupação de uma parcela significativa da sociedade com a sua saúde aumentou consideravelmente após o início da pandemia de COVID-19. Por isso, vale a pena investir na confecção de pratos que contenham vitamina C, alho e cogumelos.
O veganismo e o vegetarianismo também seguirão presentes em 2021 no segmento alimentício. Criar e servir refeições com ingredientes frescos ou alternativas de lanches e sobremesas naturais poderá ser um diferencial para o seu negócio.
Alimentos probióticos
Os alimentos probióticos ou pró-vida são compostos por micro-organismos vivos que beneficiam a saúde humana. Alguns dos mais utilizados são gengibre e pepino em conserva, kefir, chucrute, beterraba fermentada etc.
Esse tipo de alimento é indispensável para o bom funcionamento do organismo, já que contribui para a flora intestinal e auxilia na digestão, destruindo agentes causadores de enfermidades e produzindo vitaminas.
As bactérias que compõe esses alimentos são separadas em grupos e denominadas Lactobacillus, Bifidobacterium e Saccharomyces boulardii. Dentre os benefícios que elas oferecem para a saúde, pode-se mencionar:
- prevenção contra diarreia;
- redução dos sintomas da síndrome do intestino irritável;
- prevenção de distúrbios alérgicos como dermatite e rinite;
- proteção da saúde bucal, combatendo cáries;
- proteção da saúde de bebês, combatendo a cólica e a enterocolite necrosante em recém-nascidos;
- combate a resfriados;
- prevenção de doenças hepáticas.
Por essas razões, eles farão parte das tendências do ano 2021, tendo em vista que as pessoas estão preocupadas em manter o bom funcionamento do seu corpo. Nesse contexto, vale ressaltar que os micro-organismos agem de diversas formas, tais como:
- ajudando a manter estável a colônia de micro-organismos do intestino;
- estabilizando as barreiras do trato digestivo contra agentes nocivos;
- combatendo os micro-organismos patogênicos;
- aumentando a imunidade.
Como você pode observar, os probióticos promovem o aumento de micro-organismos benéficos e impedem o crescimento das bactérias que provocam doenças. São eles que promovem a harmonia da população bacteriana, favorecem o funcionamento ideal do metabolismo e auxiliam o sistema imunológico.
Conscientização para a sustentabilidade
A sustentabilidade é um assunto de grande relevância para todos os segmentos empresariais. Os consumidores estão cientes de que precisam proteger o meio ambiente para as futuras gerações e se interessam em consumir alimentos em empreendimentos sustentáveis.
Assim, uma ideia interessante é reduzir o desperdício reciclando alimentos. Um exemplo é o uso da casca de abacaxi para fazer sucos incluindo capim cidreira.
Outro exemplo é o vinho em caixa, uma tendência ainda pouco conhecida no Brasil, mas que vem ganhando espaço no mundo inteiro. A medida contribui para a sustentabilidade pois, diferentemente das garrafas de vidro, as embalagens utilizadas são mais econômicas e ecologicamente viáveis.
Além disso, o transporte se torna mais fácil e parte da emissão de dióxido de carbono no ambiente é eliminada.
Essas são as principais tendências gastronômicas para 2021. Elas serão fundamentais para o sucesso de um empreendimento food service, permitindo, além de atrair, fidelizar o cliente e, consequentemente, expandir o faturamento do negócio. Adote essas práticas em seu restaurante e tenha excelentes resultados.
Achou interessante conhecer essas estratégias que vão impactar o mercado em um futuro próximo? Então, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais?