A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, afinal de contas ela é capaz de otimizar a rotina e proporcionar novas experiências. E um dos recursos tecnológicos que têm se destacado em restaurantes e estabelecimentos afins é o cardápio online.
Há diversas formas de implementar essa novidade em seu estabelecimento e várias são as vantagens de utilizá-la. Por isso, neste artigo, você entenderá o que é esse tipo de cardápio, quais os benefícios em oferecer essa opção aos clientes e quais cuidados tomar no momento de montá-lo. Você também verá 5 modelos de cardápio online para que você possa escolher qual se adequa melhor ao seu negócio. Confira!
Entenda o que é um cardápio online
O cardápio online é semelhante ao cardápio comum no que diz respeito às informações apresentadas ao cliente. Contudo, ao invés de ser impresso em papel, o cardápio online é acessado por meio de dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets ou notebooks, por exemplo.
Justamente por isso, convém destacar que o cardápio é caracterizado como online porque é preciso dispor de acesso à internet para que o cliente possa realizar seu pedido à distância.
Como mencionado previamente, há diversos modelos de cardápio online e cada um deles possui suas especificidades, sendo necessário apresentar cada um individualmente para explicar seu funcionamento. Confira abaixo!
Conheça 5 modelos de cardápio online
Cardápio digital
Geralmente, o cardápio digital é disponibilizado por meio de smartphones ou tablets com touch screen localizados sobre a mesa do restaurante, bar ou pub. Sendo assim, basta o cliente se acomodar no assento e apanhar o dispositivo eletrônico para consultar o cardápio e realizar o pedido.
Cabe ressaltar que, nesse caso, é preciso dispor de um sistema de gestão integrado que encaminhe o pedido diretamente para a equipe da cozinha. Além disso, esse modelo de cardápio é ideal para estabelecimentos com atendimento presencial e consumo local.
Totem de autoatendimento
Além de disponibilizar smartphones e tablets para os clientes, é possível posicionar um determinado número de totens de autoatendimento dentro do estabelecimento de acordo com a demanda local. Além disso, o totem é uma excelente opção para estabelecimentos drive-thru, visto que os clientes podem estacionar o veículo em frente à central de atendimento, efetuar o pedido, pagar e levá-lo para consumir onde desejar.
Cardápio QR Code
Uma forma simples de disponibilizar o cardápio online aos clientes é por meio de placas com QR Codes. Assim, basta o cliente apontar a câmera do celular ou smartphone em direção ao código e o cardápio aparecerá no visor do dispositivo. Assim como o cardápio digital, esse modelo é ideal para estabelecimentos abertos ao público presencialmente.
Cardápio no catálogo do WhatsApp Business
Uma alternativa muito acessível de cardápio online é a função catálogo do WhatsApp Business. Para habilitar esse recurso, basta possuir uma conta no WhatsApp Business e selecionar os seguintes passos:
Menu > Configurações > Configurações da Empresa > Catálogo
Ao acessar a função catálogo, você terá duas opções: inserir um produto ou um serviço. Selecione a primeira opção e, depois, inclua quantas imagens desejar dos pratos, os nomes e os preços. Na sequência, preencha os campos de descrição, link para compra, o código do produto e selecione a opção salvar.
Esse modelo de cardápio é recomendado para estabelecimentos de delivery, take away e restaurantes com espaço presencial que oferecem serviço de tele-entrega.
Cardápio em apps de delivery
Por fim, uma opção muito acessível e, por isso, amplamente utilizada são os cardápios disponíveis nos aplicativos de delivery. Para isso, abra uma conta nos aplicativos de delivery que são mais utilizados pelo seu público-alvo e siga as instruções para adicionar os itens do cardápio com seus respectivos valores.
Convém enfatizar que incluir imagens é uma excelente maneira de atrair a atenção dos clientes, entretanto é preciso que as fotografias estejam em alta qualidade e que a composição dos elementos seja harmoniosa. Nesse sentido, vale a pena investir em um trabalho profissional, tanto para esse modelo quanto para os demais.
Confira as vantagens de oferecer um cardápio online aos clientes
Agora que você já conheceu os 5 principais modelos de cardápio online, confira as vantagens que essa tendência pode oferecer ao seu estabelecimento.
Proporciona autonomia ao cliente
Umas das principais vantagens de oferecer um cardápio online é a maior autonomia que os clientes têm na hora de realizar o pedido. Assim, você os deixa mais à vontade para consultar o cardápio e não corre o risco de deixá-los aguardando muito tempo para requisitar o pedido, já que eles mesmos o farão.
Promove maior interatividade
Ao dispor de um cardápio online, você terá maior liberdade para oferecer uma nova experiência de consumo ao cliente. Por exemplo, você pode incluir em cada prato e bebida a lista de ingredientes que o compõe, país de origem, histórico, entre outros pontos que possam atrair a atenção do público.
Seria possível criar um cardápio impresso com todas essas informações, mas ele ficaria muito extenso e poderia dificultar a visualização dos itens. No caso do cardápio online, você pode disponibilizar a opção de o cliente clicar em um ícone para exibir o conteúdo adicional se desejar.
Além disso, o cardápio online possibilita a inserção de imagens em alta resolução que, certamente, deixarão os clientes com água na boca. Vale destacar, ainda, que esse tipo cardápio permite que o cliente possa interagir com as imagens e outros recursos que, porventura, você deseje incluir no menu.
É importante salientar que, ao investir em estratégias que atraiam a atenção do cliente para o cardápio, ele passa mais tempo conferindo os pratos e bebidas e, consequentemente, pode acabar realizando mais pedidos.
Maior economia
Como o cardápio online dispensa a necessidade de uma extensa equipe de atendentes, justamente porque eles poderão focar em apenas levar o pedido até a mesa do cliente, há uma redução de custos com encargos trabalhistas.
Ademais, há menos chances de ocorrer equívocos no momento de registrar o pedido, tendo em vista que o próprio cliente o fará e poderá confirmá-lo no visor. Isso também contribui com uma maior economia, visto que reduz as chances do restaurante ser responsabilizado por um eventual equívoco.
Como você pôde perceber, os cardápios online são alternativas interessantes para aprimorar a experiência de consumo, otimizar o atendimento, atrair e fidelizar clientes, reduzir custos e aumentar o faturamento do seu estabelecimento. Portanto, verifique qual modelo de cardápio online se adequa melhor ao seu negócio e implemente-o para não ficar de fora dessa tendência.
Já que estamos falando sobre cardápios, aproveite para descobrir como divulgar seu cardápio nas redes sociais em 6 dicas infalíveis!