A decoração de restaurante pequeno é o desafio de muitos proprietários. Afinal, como fazer com que um espaço diminuto se torne encantador? A saída, muitas vezes, está na simplicidade e na proposta temática do estabelecimento.
No entanto, algumas coisas não podem ficar de fora do seu projeto. Pensando nisso, preparamos este post com a intenção de auxiliá-lo em seu processo decorativo e separamos 5 dicas indispensáveis.
Se você tem interesse pelo assunto e deseja otimizar seus metros quadrados, continue a leitura até o final!
Qual é a importância da decoração?
Subestimar o poder da decoração para restaurantes é um equívoco cometido por muitos empreendedores da área. Os detalhes podem comunicar muitas coisas aos consumidores, ambientando-os e causando diferentes sensações.
Reflita: você gostaria de passar seu momento de lazer em um local descuidado? Se sentiria bem ao comer olhando para enfeites quebrados ou desgastados? Conseguiria prestar atenção somente na comida se estivesse cara a cara com alguma peça muito extravagante?
A resposta para essas perguntas é, provavelmente, um sonoro “não”. Por que será que isso acontece? Ora, não é tão difícil encontrar a solução para esse problema: quando pensamos no bem-estar, o ambiente tem um peso muito significativo. Para que ele seja agradável, é de suma importância que seja decorado da melhor maneira possível.
Além disso, é fundamental pensar na experiência do consumidor como um todo. Ela depende de inúmeros fatores e a ornamentação certamente está entre eles, porque pode causar impactos positivos e negativos, independentemente do tamanho do restaurante.
Como fazer a decoração de restaurante pequeno?
Antes de qualquer coisa, é válido ressaltar que não há uma receita pronta para decorar corretamente o seu estabelecimento. Aspectos como estilo, estratégia e funcionalidade são relevantes e devem ser levados em consideração.
Dito isso, listamos, logo abaixo, algumas recomendações especificamente pensadas para espaços reduzidos ou limitados. Veja quais delas se ajustam melhor aos seus objetivos.
1. Aproveite todos os espaços
Se você já morou em um apartamento pequeno, sabe muito bem o que isso significa. Quando um ambiente não tem muito espaço, é preciso aproveitar as brechas que ele dá. Por isso, pense em formas de decorar:
- os corredores;
- o hall de entrada;
- a região dos banheiros;
- os utensílios das mesas;
- as quinas e cantos.
Você evidentemente não precisa distribuir objetos decorativos em todos esses espaços. Basta analisar quais deles podem ser úteis no sentido de deixar sua propriedade mais bonita e acolhedora. Você se surpreenderá ao notar que aquele cantinho inutilizado pode servir para dar um charme ao lugar.
2. Aposte em paredes com cores claras
Essa dica não é uma regra, pois as cores e revestimentos do seu estabelecimento precisam combinar com a proposta geral de ambientação. Contudo, tonalidades claras ou pastéis geralmente são uma boa pedida para um restaurante pequeno.
Isso acontece porque uma cor clara aumenta a sensação de profundidade que temos ao olhar para a parede. Na prática, é como se o ambiente “aumentasse” aos olhos do consumidor. Ou seja, é uma tática interessante para “ganhar” alguns metros quadrados.
3. Utilize a iluminação estrategicamente
À primeira vista, essa recomendação pode parecer confusa ou complexa demais. Na realidade, porém, a história é outra, já que a estratégia em questão consiste no melhor aproveitamento da iluminação.
É de grande relevância ponderar se você pretende criar um clima mais intimista ou se a ideia é dar um tom sofisticado ao seu empreendimento. Isso porque as cores das lâmpadas tendem a interferir significativamente na imagem que seu empreendimento passa.
Tenha em mente que tonalidades frias, como azul e branco, são comumente associadas à higiene e modernidade. Uma lâmpada quente, entre o amarelo e o vermelho, favorece a proximidade.
A ideia, em ambos os casos, é que você posicione os soquetes de forma que as pessoas consigam ver seus pratos com clareza. Ou seja, mesmo que você escolha fazer um restaurante mais escuro, certifique-se de que ainda assim é possível ver a refeição.
Não se esqueça de pensar no conforto. O mau posicionamento dos iluminadores, bem como a intensidade das luzes, pode fazer com que o consumidor tenha momentos desagradáveis e não é isso que você quer, certo?
4. Capriche nos móveis
A mobília é essencial na concepção de um lugar. Quando falamos de espaços reduzidos, então, essa relevância se torna ainda maior. Por isso, na hora de montar seu projeto, leve isso em consideração.
Dê preferência, por exemplo, aos móveis customizados. Eles são a chave para que você crie uma identidade marcante na decoração do restaurante. Trata-se de um método legítimo para fazer os clientes se lembrarem do seu estabelecimento, já que foram impactados pela singularidade de seu mobiliário.
Além disso, com cadeiras e mesas produzidas sob demanda, há maiores chances de você aproveitar melhor as limitações espaciais de seu empreendimento, otimizando-o ao máximo.
Uma saída interessante é optar por mobílias extremamente compactas. Entretanto, isso não quer dizer que você deve abrir mão do conforto. Muito pelo contrário: se os assentos não forem confortáveis, você dificilmente encantará a clientela. Portanto, encontre um modo de aliar beleza à comodidade.
5. Escolha os enfeites certos
Novamente, é oportuno frisar que o contexto e a mensagem que você quer passar aos clientes devem ser preservados. Ou seja, de nada adianta escolher os objetos decorativos mais bonitos do mundo se eles não combinarem com o resto do ambiente. Veja, a seguir, algumas dicas gerais:
- faça um jardim vertical;
- decore as mesas sutilmente para não atrapalhar os consumidores;
- considere fazer um mosaico de quadros;
- use itens que tenham relação com as refeições servidas no local (japonesa, italiana, francesa, hamburgueria etc.);
- pendure objetos nas paredes (nada de excessos!).
Teste diferentes combinações e conte com a ajuda de outras pessoas. Nessas horas, opiniões divergentes são mais que bem-vindas. Com paciência e dedicação, você perceberá o que funciona melhor.
Como vimos ao longo desse post, a decoração de restaurante pequeno demanda uma grande atenção aos mais variados detalhes. Porém, com delicadeza e bom-senso, é possível aproveitar o espaço e decorá-lo.
Que tal? Gostou deste artigo? Então aproveite para baixar nosso guia do bom restaurante — ele é totalmente gratuito!