Conecte-se conosco

Gestão

Treinamento de garçons: como ajuda no desenvolvimento do negócio?

Bares e restaurantes têm metas em comum, e a principal é a satisfação do cliente. Para alcançá-la, é preciso ir muito além de servir saborosos pratos e bebidas, pois o atendimento é tão importante quanto a qualidade da comida. Por isso, é fundamental que o seu negócio invista no treinamento de garçons.

Os garçons são responsáveis por duas etapas importantíssimas no conjunto que causa a impressão dos clientes — a primeira e a última. Muita coisa pode acontecer entre o momento em que um cliente chega para escolher uma mesa até a hora do pagamento da conta. Sendo assim, é fundamental que exista uma boa relação entre ambos.

Continue a leitura e descubra como o treinamento de garçons ajuda no desenvolvimento do negócio!

Qual é a importância do garçom no seu negócio?

Ser garçom não é somente carregar bandeja. Contudo, infelizmente, não são todos os proprietários e gerentes de bares e restaurantes que compreendem o sentido dessa afirmação.

Assim como outras profissões, o garçom tem seu papel e faz parte da coletividade responsável pelo desenvolvimento do seu negócio. Ele é o agente que lida com o cliente — aquele que costuma não ver ou experimentar o produto antes de comprar.

Por esse motivo, o garçom é como um vendedor. Ele precisa ser comunicativo e saber instigar o cliente, comportando-se de maneira educada para que cada momento no restaurante se transforme na melhor experiência possível.

Por que investir no treinamento de garçons?

Tendo em vista a importância do atendimento para o seu negócio, é fundamental garantir que seus clientes tenham uma experiência inesquecível nesse e em outros quesitos. Contudo, é preciso investir na capacitação e treinamento de garçons.

Para estabelecer e manter um alto nível de qualidade no seu negócio, existe um conjunto de ações que devem estar alinhadas — desde o ambiente aconchegante e com móveis confortáveis até o atendimento dos profissionais.

E como são vendedores, os garçons precisam ser treinados e capacitados para que atendam prontamente o cliente. Isso confere a eles capacidade de se antecipar aos problemas que possam surgir, agindo de maneira segura para resolvê-los.

Quais são os principais tipos de treinamento?

Vendas

O principal produto do seu negócio precisa ser vendido da maneira correta. Por isso, o garçom deve aprender o máximo de informações sobre os pratos, harmonização com bebidas e técnicas de negociação e convencimento.

Atendimento

Educação, gentileza, postura e cuidados com a vestimenta são aspectos básicos que envolvem o atendimento ao cliente. Somente um profissional que sabe aplicar esses conceitos em seu cotidiano consegue se apresentar da maneira correta.

Aprimoramento

Não basta treinar e capacitar seus garçons uma vez. É preciso reciclar os conhecimentos com certa frequência, pois novidades surgem a todo instante — do modo como o consumidor se comporta às tecnologias adotadas pelo negócio.

Quais são os benefícios desse investimento?

Atração e fidelização de clientes

Bem atendidos, os clientes vão voltar mais vezes ao seu bar ou restaurante. A partir daí, outros virão por indicação com a expectativa de serem atendidos com a mesma qualidade que seus amigos.

Geração de mídia espontânea para o negócio

Isso acontece porque o consumidor atual, quando tem uma experiência extremamente positiva ou negativa, deseja compartilhá-la em suas redes sociais — gerando mídia espontânea para seu estabelecimento.

Redução de absenteísmo e rotatividade

Treinados e capacitados, os garçons obterão mais sucesso em suas rotinas, o que colabora com a satisfação desses profissionais e a consequente redução do absenteísmo (faltas e atrasos) e rotatividade (demissões).

Aumento das vendas

Como consequência dos pontos abordados até aqui, seu negócio presenciará uma melhora significativa nas vendas — aumentando a quantidade de recursos que permite a valorização da equipe e o sucesso do trabalho.

Quando investir em treinamento para garçons?

Os garçons são a cara e a voz do negócio, portanto, é fundamental que você invista no treinamento deles antes de começar a operação do estabelecimento. Se o seu bar ou restaurante já estiver funcionando, não tem problema. Ainda há tempo!

O treinamento de garçons deve acontecer com frequência para alinhar o nível de qualidade de todos os profissionais, inclusive aqueles que já vieram com experiência. Afinal, muitos podem ter atitudes viciadas e indesejadas de outros negócios.

Sendo assim, você deve investir no treinamento dos seus profissionais assim que for possível, pois isso evita o surgimento de problemas de relacionamento com os clientes e já deixa a equipe alinhada.

Como treinar esses profissionais?

O processo de treinamento de garçons pode acontecer dentro e fora do negócio. Se você obtiver o conhecimento necessário em um curso, por exemplo, pode servir de agente multiplicador entre os membros da equipe.

Compartilhe técnicas de venda com os garçons, indicando pratos e bebidas que possam melhorar a experiência do consumidor e, ao mesmo tempo, aumentar o valor gasto por ele. Ensine e teste também o conhecimento sobre os pratos da casa.

Frequentemente, faça perguntas sobre as opções do cardápio para garantir que os profissionais estejam com o conhecimento em dia. E como gestor do negócio, dê o exemplo tanto para os mais novos quanto para os garçons antigos.

Onde encontrar bons treinamentos?

Existem muitos cursos, presenciais e online, de treinamento e capacitação para garçons. Uma rápida pesquisa na rede já traz como opção a realização do treinamento no seu negócio pela internet ou em uma escola.

Independentemente do tipo de curso, é fundamental que você conheça a grade curricular e que tenha uma certificação — pois essa é uma maneira de garantir a aprovação e o reconhecimento do colaborador.

A grade curricular desse curso deve atender aos pontos que foram abordados neste artigo, além de suprir as necessidades do negócio. Desse modo, você conduz os profissionais pelo caminho desejado e alcança os resultados esperados.

Lembre-se que o treinamento de garçons possibilita o desenvolvimento desses profissionais e do seu negócio, que terá as vendas maximizadas por meio de um atendimento de qualidade e convidará outras pessoas para experimentá-lo.

Aproveite para ler aqui outro artigo que mostra como você pode investir na qualificação de colaboradores que trabalham no seu bar ou restaurante, com dicas para obter o máximo de sucesso com seu negócio!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Gestão

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Aviso: Nós da Franco Bachot utilizamos de cookies com ferramentas do Google e Facebook para verificar informações e melhorar a experiência de nossos clientes para oferecer melhores produtos e serviços.
Send this to a friend