
Em um restaurante, é preciso que haja uma análise contínua das principais tendências do mercado para identificar aquelas mais atrativas e, consequentemente, melhorar os resultados do estabelecimento. Take away é uma delas. Especialmente para os estabelecimentos que desejam reduzir custos e/ou aumentar a margem de lucro, trata-se de uma prática que contribui para implementar um modelo mais moderno e que impacte de forma positiva a experiência do cliente.
Se você nunca ouviu falar sobre o termo, não se preocupe. Neste material, a gente explica um pouco mais do que se trata, as diferenças para outros modelos já existentes, além de apresentar dicas para que a implementação seja efetiva. Continue a leitura e tire suas dúvidas!
O que é o take away?
Primeiro, vamos entender do que se trata essa tendência. Aqui, temos um modelo de negócios utilizado tanto por restaurantes quanto por lanchonetes ou food trucks. Para essa estratégia, o estabelecimento vai preparar o prato escolhido pelo cliente. Em seguida, a própria pessoa vai retirar o pedido em outro espaço fora do restaurante.
Hoje, até mesmo os próprios aplicativos de delivery já contam com essa opção. Em grande parte dos empreendimentos, você tem a alternativa de “retirar o pedido” diretamente na loja.
Esse tipo de prática começou a ser muito comum, especialmente durante a pandemia. Com a necessidade de fechar as portas para atender aos decretos municipais e estaduais, restaurantes dos mais diferentes estilos e tipos de públicos passaram a oferecer a opção da pessoa fazer a retirada e poder usufruir do prato em sua própria casa ou onde desejar.
Diferença de take away, delivery e drive-thru
Uma dúvida muito comum entre donos de estabelecimentos está relacionada à diferença existente entre take away, delivery e drive-thru. Entenda:
- take away: como explicado, o cliente vai fazer o pedido por aplicativo, telefone ou WhatsApp. Depois que o restaurante fizer a confirmação da solicitação, é estipulado um prazo e, dentro desse tempo, pode retirar o pedido na própria loja;
- delivery: trata-se de um modelo já muito tradicional entre os brasileiros, que se tornou ainda mais presente durante a pandemia. Aqui, o cliente faz a solicitação e o restaurante realiza a entrega do pedido no prazo estipulado com a taxa acordada previamente, tanto por aplicativos próprios quanto por meio de canais de mensagens;
- drive-thru: nesse caso, o cliente faz o pedido de dentro do seu carro. Comum especialmente em redes de fast foods. Nesse sentido, a principal diferença para o take away está na forma como é feito o pedido: enquanto o primeiro acontece diretamente no estabelecimento, a segunda é realizada por meio de aplicativos e a pessoa se desloca para retirar o pedido.
Existe um modelo melhor a ser implementado?
Independentemente de qual seja a estratégia a ser implementada, muita gente se questiona se há um melhor modelo a ser adotado. Porém, não existe “receita de bolo”. Alguns aspectos devem ser avaliados: o comportamento do público que já realiza pedidos de seu estabelecimento, comportamento do público de sua região, modelos que mais deram certo de acordo com o perfil de seu pedido, entre outros.
De qualquer modo, quando você oferece ao cliente múltiplas possibilidades de solicitação, abre margem para atrair diferentes nichos, de modo que a própria pessoa possa optar por aquela que mais é viável para a sua realidade e para aquele momento. Isso, sim, contribui para aumentar as vendas e a lucratividade de seu negócio, de modo que as metas preestabelecidas sejam alcançadas com mais facilidade.
Quais são as vantagens do take away?
A seguir, selecionamos algumas das principais vantagens do modelo take away para seu negócio. Confira!
Mais facilidade na hora de montar os pratos
Quem trabalha com restaurante sabe que a experiência do consumidor deve ser levada em conta nas diferentes etapas do processo, desde o atendimento até a qualidade do prato. Nesse sentido, quem também trabalha com delivery entende que existem algumas limitações que impedem a ampla possibilidade de diferentes opções no cardápio.
Há aquelas alternativas, por exemplo, que dificilmente chegarão intactas ao cliente, o que poderia levar à insatisfação e, até mesmo, a comentários negativos nas redes sociais (além de a avaliação online ficar abaixo da expectativa).
Porém, quando você opta pelo take away, é o próprio cliente quem leva o prato até a casa dele. Em um automóvel, ele pode se organizar melhor para não haver nenhum tipo de problema com o pedido. Consequentemente, o restaurante pode oferecer mais diversidade em seu cardápio, de modo que o cliente tenha à sua disposição várias possibilidades.
Vale ressaltar: isso não quer dizer que seu estabelecimento não deve oferecer embalagens de qualidade. Pelo contrário! Sua importância permanece. Escolha aquelas que permitem o deslocamento sem grandes dificuldades e que também garantam a temperatura do alimento.
Redução de custos
Reduzir custos sem que isso afete a qualidade dos produtos e serviços oferecidos é um desafio para grande parte das empresas. Para restaurantes, não é diferente. Se você opta pelo delivery de aplicativos, precisa arcar com taxas administrativas. Se a entrega for feita pelo próprio app, os custos ficam ainda maiores.
No caso do take away, como é o próprio cliente quem busca pelo produto, não há necessidade de deslocamento. Além disso, os riscos de haver qualquer tipo de erro com a solicitação reduzem consideravelmente, pois a pessoa tem a possibilidade de fazer a conferência do pedido na própria loja.
Novamente, destacamos a necessidade de apresentar embalagens que brilhem aos olhos do cliente, pois elas contribuirão de forma direta para manter a imagem de qualidade do que é produzido em seu negócio.
Facilidade de implementação
Independentemente de qual seja a estratégia a ser implementada, o negócio precisa avaliar sua capacidade para executar o que foi planejado. Questionamentos simples precisam ser feitos, como:
- há equipe suficiente para arcar com essa estratégia?;
- a empresa conta com a tecnologia necessária para ampliar o alcance da marca e, consequentemente, ter resultados mais atrativos?;
- caso haja um extenso número de pedidos, o time da cozinha vai conseguir suprir com a demanda?.
No caso do take away, além de oferecer muitos benefícios para o estabelecimento, como mencionamos, o serviço tem como diferencial sua facilidade de implementação. Por essa razão, é indicado especialmente para estabelecimentos que estão iniciando no mercado.
Facilidades para o consumidor
De nada adianta adotar uma estratégia que oferece muitos diferenciais para sua empresa, se ela é pouco conveniente para o cliente, concorda? Se isso acontecer, as chances de reduzir o fluxo de pedidos aumentam significativamente, o que leva o negócio a reduzir os ganhos e a prejudicar seus resultados.
Nesse caso, o take away funciona como um importante aliado também de seu público. Afinal, não vai haver a necessidade de pagar frete, além de possibilitar que pessoas que moram próximas ao estabelecimento possam fazer o pedido sem problemas (sem sair de casa) e só se deslocar quando o prato estiver finalizado.
Além disso, você vai ampliar o alcance. Normalmente, quando o negócio opta apenas por delivery, há um raio de entregas para facilitar a logística. Aqui, caso o cliente sinta vontade e disposição, ele pode estar em qualquer região da cidade, o que contribui para aumentar sua base.
Como implementar o take away no estabelecimento?
Para usufruir de todos os diferenciais apresentados, é preciso ter em mente quais são as práticas mais indicadas para implementar o take away. A seguir, selecionamos algumas dicas. Confira!
Tenha um cardápio simplificado
Montar um cardápio é sempre um desafio para o restaurante, mesmo se ele for self-service. Nesse caso, o ideal é que você tenha opções mais simplificadas. Como mencionamos, não são todas as opções indicadas para levar para casa ― e se deve ter isso em mente no momento de colocar as alternativas para as pessoas que optarem pelo delivery ou take away.
Além disso, destaca-se o fato de que os produtos dessa categoria precisam ser preparados com mais agilidade, o que leva à necessidade de identificar quais são os itens disponíveis para seu público que contam com ingredientes mais práticos e execução mais simples.
Tenha uma cozinha organizada
Pode parecer uma dica óbvia, mas muitos restaurantes pecam pela desorganização da cozinha. Para chegar a um resultado efetivo, que otimize as funções de toda a sua equipe, é preciso seguir algumas práticas:
- entenda se o design da sua cozinha é funcional para que as pessoas possam executar suas atividades de forma mais simplificada;
- avalie quais são os materiais indispensáveis para o dia a dia de seu restaurante e não deixe que eles faltem em nenhum momento;
- faça uma gestão de estoque eficaz;
- tenha uma equipe específica para organizar a limpeza da cozinha;
- tenha regras internas e garanta que todos os funcionários as conheçam e as pratiquem no dia a dia.
No caso do take away, o ideal é que você tenha um pequeno time responsável por esse tipo de entrega, principalmente se a demanda for grande. Se não houver pedidos suficientes, indicamos que uma pessoa seja a responsável por dar andamento a esse tipo de demanda sempre que ela chegar, de modo que haja uma delegação mais clara das atividades da cozinha.
Tenha, ainda, uma ordem de preparo bem definida, de modo que todos os profissionais compreendam o passo a passo a ser priorizado quando houver um pedido novo.
Divulgue os serviços
Independentemente de qual seja a estratégia adotada, a divulgação é a alma do negócio. Antes de mais nada, você precisa entender quem é seu público e quais são as redes sociais onde ele está presente. A partir disso, identifique os tipos de conteúdo consumidos por essas pessoas e faça materiais que gerem alcance e engajamento. Você vai chegar a essas respostas na prática: produza dicas e demais materiais e analise sempre quais são os resultados gerados por eles.
Após ganhar certa audiência, é recomendado que haja sempre a divulgação de suas promoções e novidades. Sendo assim, quando implementar o modelo de take away, não deixe de fazer uma excelente campanha. Pode ser ofertado, por exemplo, um cupom de desconto para que as pessoas tenham um simbólico abatimento na primeira compra nessa modalidade.
Além disso, caso você possua um site, coloque-o em evidência para qualquer pessoa que acesse seu canal seja impactada com a novidade.
Conte com o apoio da tecnologia
Não importa qual será o canal utilizado para atrair clientes: é preciso ter um bom atendimento e contar com o apoio da tecnologia como aliada. Novamente, é importante identificar o perfil de seu público para, então, definir aqueles canais que mais geram engajamento para o seu negócio.
O pedido pode ser feito via WhatsApp, em aplicativos próprios de delivery ou, até mesmo, por meio de um app desenvolvido específico para o seu negócio. Assim, você tem a oportunidade de identificar quais das ferramentas mais oferecem retorno, analisar relatórios oferecidos pelas próprias soluções e realizar estratégias específicas para determinada fonte de atração quando ela não estiver muito atrativa.
Não se esqueça de seu espaço físico
Porém, um erro muito comum cometido pelos estabelecimentos é o de esquecer seu espaço físico quando começa a investir muito no âmbito digital. Lembre-se sempre: ir até um restaurante para almoçar ou jantar ainda é um programa muito querido pelas pessoas, de modo geral. Nesse sentido, tenha sempre em mente a importância de contar com um espaço bonito, com móveis aconchegantes e, também, ter uma equipe que ofereça um bom atendimento.
Por essa razão, algumas dicas sempre são bem-vindas, como:
- invista em atrações para seu espaço físico em datas especiais;
- conte com fornecedores de qualidade, especialmente quando o assunto for o mobiliário de seu espaço;
- personalize o atendimento;
- invista em pratos com um bom visual, entre outros.
E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre a tendência de take away? Conforme abordamos, independentemente de qual seja a estratégia adotada em seu negócio, é importante contar com um bom planejamento, além de entender quais são as mudanças necessárias após a implementação para oferecer ao cliente uma boa experiência e, consequentemente, gerar satisfação e fidelização.
Se você conhece alguma outra boa prática que não mencionamos, deixe um comentário e compartilhe com a gente!
Gostou das informações apresentadas neste post? Aproveite para assinar a newsletter e receber mais conteúdos relevantes no seu e-mail. Basta preencher o formulário abaixo!
