Para criar um ambiente que traduza o conceito do seu negócio, vale não só investir em estratégias presenciais, mas também focar os esforços no aspecto online. As redes sociais para restaurantes, por exemplo, são uma tendência e tanto no meio digital.
De acordo com a última pesquisa Social Media Trends, 94,4% das empresas responderam que estão presentes nas redes sociais. Dados assim só reforçam a importância desse meio de comunicação para criar campanhas qualificadas e, com isso, agradar os clientes diariamente.
A fim de ajudá-lo a criar estratégias eficientes e que coloquem você um passo à frente da concorrência, trouxemos um guia com algumas das principais dicas para se dar bem nas mídias sociais. Continue a leitura e confira.
Pesquise sobre seu público-alvo
Não basta montar um negócio e esperar os resultados positivos surgirem do nada. É preciso analisar o mercado, as oportunidades e, principalmente, as necessidades do público. A utilização das redes sociais serve para despertar o desejo que já estava presente no consumidor e, com isso, propiciar algo que o agrade de alguma maneira.
Antes de montar os perfis nas redes, pesquise qual o tipo de público se interessa pelo seu restaurante, a fim de transformar o estabelecimento e agregar valor a cada refeição feita ali. Para tanto, monitore o que as pessoas mais comentam nas mídias, quais são as tendências e o que mencionam a respeito do restaurante, pois assim fica mais fácil reposicionar as estratégias e falar a linguagem do público.
Deixe o perfil completo
Se você reparar em alguns cases de sucesso na internet, identificará que existe uma característica em comum entre todos: o perfil costuma estar sempre completo. Quanto mais informações você colocar nas redes sociais, desde que elas façam sentido para a sua estratégia, muito melhor para chamar a atenção de novos seguidores e futuros clientes.
Preencha o nome de uma maneira que seja fácil de buscar, crie descrições simples e objetivas, invista no poder das cores para mostrar a identidade visual do estabelecimento e coloque os principais dados de contato. Quanto mais organizado estiver o perfil, maiores as chances de passar uma imagem de credibilidade e, assim, as pessoas confiarem que aquele local é bom de fato.
Produza posts relevantes
Dentro do marketing digital, uma das estratégias mais efetivas para alcançar uma boa audiência e transformá-la em um grupo qualificado para consumir o que oferta, sem dúvida, é a produção de conteúdo. No entanto, as postagens precisam ser relevantes e trazerem algo que incentive os seguidores a darem o próximo passo, tal como visitar o seu estabelecimento.
É indispensável ser criativo ao fazer a publicidade, pois isso contribui para alavancar o conteúdo e aumentar o poder da marca consideravelmente. Para que isso ocorra, capriche nas imagens dos pratos, mostre o layout do estabelecimento, escreva curiosidades gastronômicas, promova enquetes, entre outros recursos.
Avalie os melhores horários para postar
Ao investir nas redes sociais para restaurantes, você precisa agir de forma estratégica e se antecipar às oportunidades de negócio. É possível, por exemplo, acompanhar alguns indicadores nas principais mídias que facilitam muito o processo — dentre eles estão os gráficos de horários e dias da semana que o público está mais ativo nas redes sociais.
Saber quando o público está mais ativo nas redes é uma informação valiosíssima para postar sempre o conteúdo certo e no momento certo. Portanto, verifique quais são os dias de maior movimentação dos seguidores e avalie postar sempre nos mesmos horários, pois assim você terá a certeza de atingir um número maior de pessoas e, por consequência, aumentar as chances de engajamento.
Crie conteúdo ao vivo
Uma das tendências mais utilizadas nos últimos tempos nas redes sociais é o conteúdo ao vivo, seja por meio dos stories, seja em uma live no Facebook. Essa é uma jogada estratégica e tanto, pois permite a interação com o público e serve para identificar opiniões a respeito do estabelecimento, o que pode ser melhorado, anunciar as novidades etc.
Sempre que possível, prepare um bom material para produzir os conteúdos ao vivo e analise quais os assuntos que promovem mais engajamento, fazendo com que o restaurante seja participativo nas redes. É possível mostrar os bastidores do negócio também, algo como a preparação dos pratos, a participação em eventos, entre outros aspectos que evidenciem o lado humano da empresa e gerem simpatia.
Faça parcerias
Uma das maneiras mais eficazes de impulsionar os perfis da empresa nas redes sociais é contar com boas parcerias, tais como os influenciadores digitais. Muitos deles já dispõem de uma audiência fiel, o que vem a ser uma oportunidade imensa para atingir vários públicos e tornar seu restaurante mais atrativo.
A utilização de influencers nas redes para alavancar o negócio é uma forma de gerar o gatilho mental da prova social e, assim, mostrar para as pessoas que o seu estabelecimento é qualificado o suficiente, afinal, gente conhecida recomenda. Você pode oferecer descontos e pedir que eles postem fotos no local ou que gravem um vídeo para o canal deles falando sobre uma das refeições oferecidas, por exemplo.
Utilize bem as hashtags
Talvez você não saiba ainda, mas, em boa parte das redes sociais, os algoritmos presentes na plataforma costumam entregar os conteúdos para apenas parte dos seus seguidores. Entretanto, é possível reverter esse jogo de maneira simples e inteligente usando as famosas hashtags.
Ao colocar as mais variadas tags nas publicações, você consegue impulsionar os conteúdos de forma orgânica e, dependendo do assunto, até viralizá-los. Para tanto, observe as principais hashtags que podem ter a ver com o nicho de atuação, tais como #food, #gourmet, #doces, #culinária, #drink e #tbt (essa última sempre é utilizada com o propósito de postar uma imagem antiga às quintas-feiras).
Com isso, perceba que as redes sociais para restaurantes servem como uma ótima estratégia de baixo custo, permitem ampliar o alcance da marca, monitorar as interações, divulgar promoções em tempo real e, naturalmente, tornar o relacionamento com o cliente mais estreito.
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