Para que um estabelecimento possa alcançar resultados mais atrativos, é preciso buscar continuamente por estratégias que contribuam para um melhor atendimento e que aperfeiçoem a experiência do cliente, além de possibilitar o desenvolvimento de produtos cada vez melhores.
Nesse sentido, torna-se necessário trazer inovações para os restaurantes, de modo que o negócio consiga alcançar seus objetivos.
Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira algumas ideias. O ideal é que você as analise, entenda as necessidades de seu estabelecimento e as adapte para a sua realidade. Continue a leitura e saiba mais!
1. Aposte em vistas convidativas
Caso o seu restaurante tenha uma vista convidativa, o ideal é adaptar o espaço para que os clientes possam usufruir dessa paisagem enquanto consomem os produtos em seu ambiente.
Como grande diferencial dessa proposta, destacamos o engajamento gerado pelas imagens postadas nas redes sociais. Afinal, quando o ambiente é muito bonito, as pessoas se interessam em fazer registros e postar em seus canais, sempre marcando o nome do seu estabelecimento.
Consequentemente, isso desperta o interesse de outros clientes em conhecer o espaço, o que contribui para a atração de um público maior. Existe a possibilidade até mesmo de realizar um marketing em cima dessa estratégia, elaborando sorteios mensais para pessoas que fizeram a publicação com a marcação do estabelecimento.
2. Tenha um cardápio diferenciado
Apesar de o atendimento ser muito importante para o seu restaurante, o que vai encantar os seus clientes é o cardápio. Por isso, é preciso que ele seja pensado de forma inteligente.
Muitas vezes, ao criar um prato, são utilizados produtos de baixo giro cuja expiração é mais rápida. Nesse sentido, aumentam as chances de desperdício, o que não é sustentável nem ambientalmente nem economicamente.
Além disso, é recomendado que o cardápio seja revisitado anualmente. Avalie quais são os pratos mais vendidos e que devem ser mantidos e considere novidades do mercado. Faça visitas aos seus principais concorrentes (uma espécie de cliente oculto) e avalie o que pode ser reaproveitado em seu menu.
Por fim, o ideal é que você mantenha a identidade de seu espaço. Caso seja um restaurante temático com comida de certa região, é preciso que a inovação seja relacionada a esse perfil. Caso contrário, aos poucos, o seu estabelecimento vai perdendo a proposta, algo negativo para a fidelização de público.
3. Ofereça um atendimento online
Especialmente em um período no qual o delivery ganhou grande relevância no mercado, é preciso que o seu estabelecimento tenha um atendimento online para alcançar diferentes parcelas de público.
Para isso, o primeiro passo é contar com uma plataforma multicanal de delivery. Afinal, sabemos que apostar apenas em pedidos por telefone não é uma boa estratégia, uma vez que os clientes têm preferido a facilidade de utilizar aplicativos.
Além disso, invista na capacitação da equipe. Essa estratégia contribui para aumentar o engajamento dos colaboradores, uma vez que demonstra interesse no aprendizado contínuo deles enquanto profissionais. Outra vantagem é a melhoria contínua no modo como o seu negócio lida com o público, que deve ser pautado em uma linguagem que se aproxima das pessoas.
Entre as vantagens observadas ao adotar essa estratégia, destacamos:
- maior comodidade para os clientes;
- agilidade na implementação do atendimento online;
- facilidade para o gerenciamento;
- possibilidade de metrificar os resultados, contribuindo para a elaboração de ações efetivas em momentos de baixo fluxo;
- maior consumo em um único lugar;
- possibilidade de divulgar em massa os seus produtos;
- redução de problemas de comunicação.
4. Ofereça bebidas diferenciadas
É indicado, ainda, que o estabelecimento ofereça bebidas diferenciadas aos seus clientes. Aqui, há a possibilidade de contar uma história em seu cardápio. Quais são as narrativas que estão por trás das suas receitas? Esse tipo de estratégia contribui de forma direta para o maior engajamento dos clientes, uma vez que vai além de apenas apresentar os ingredientes.
Além disso, há a possibilidade de fazer bebidas diferenciadas com as frutas da sua região e da estação. Dessa forma, vai haver mais facilidade de encontrar os produtos, contribuindo para a reposição de estoque.
No cardápio, você ainda tem a oportunidade de trazer informações sobre a fruta, sobre a história da região, sobre o modo como aquela fruta faz parte da história da cidade, entre outras curiosidades interessantes. É uma maneira de produzir conteúdo dentro de seu próprio cardápio — além de ser material relevante para as suas redes sociais.
5. Aposte no uso da tecnologia
A tecnologia vem surgindo como uma importante aliada para os restaurantes. Por meio dela, os clientes têm amplas possibilidades de contato com o seu estabelecimento. Além disso, os colaboradores também se beneficiam com os avanços tecnológicos.
O cardápio digital, por exemplo, pode ser utilizado nos smartphones dos clientes ou ainda em um tablet disponibilizado pela própria empresa. Assim, em um único aplicativo, o cliente vai visualizar o menu disponível, a foto dos pratos, a descrição e os demais conteúdos que o espaço disponibilizar.
Essa solução ainda contribui para a integração de sites e demais aplicativos, de modo que haja a centralização dos pedidos. Desse modo, os colaboradores terão acesso às principais informações, reduzindo os riscos de erros — que, vale ressaltar, geram reclamações nas redes sociais.
Além disso, há a comenda digital, que funciona como uma espécie de cartão com código de barras e numeração. Com esse modelo, o consumo do cliente é anotado por meio de uma tag. Sendo assim, o atendimento se torna mais ágil, contribuindo para uma experiência mais positiva do cliente.
Por fim, a tecnologia também pode ser utilizada no preparo dos pratos. Por meio da tecnologia de Cook Chill, os profissionais utilizam o método de embalagem a vácuo.
Assim, o produto é feito em baixas temperaturas — em um tempo maior do que o convencional —, sem a interferência de fogo. Isso permite que os alimentos sejam armazenados após o preparo mantendo a textura, o sabor e a qualidade.
Neste conteúdo, você pôde conferir algumas dicas de inovação em restaurante que podem gerar importantes insights para o seu estabelecimento. Conforme abordado, o ideal é que você entenda quais dessas ideias podem ser aplicadas em seu espaço, além de manter um bom planejamento para que haja êxito na implementação.
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