As redes sociais se tornaram uma parceira importante para diversos negócios. Ideais para divulgar informações, atrair a atenção do público e se manter sempre presente na memória dos clientes, elas também são uma boa solução para quem procura meios de divulgar cardápio nas redes sociais.
Além da grande abrangência, o que facilita para atingir o público específico de cada estabelecimento, opções como o Instagram podem realmente otimizar o funcionamento do seu estabelecimento. Além do feed e dos stories, a rede social tem uma ferramenta apropriada para restaurantes divulgarem o seu cardápio com o botão “pedir refeição”.
Quer saber mais sobre o assunto e descobrir como divulgar cardápio nas redes sociais? Então, vem com a gente!
1. Conheça o seu público
Não tem jeito: se você quer proporcionar um cardápio funcional e atrativo, você precisa conhecer os seus clientes e aquilo que eles estão buscando. Apresentar uma espécie de menu nas redes sociais demanda que você saiba quais são as informações que realmente chamam a atenção das pessoas e fazem elas desejarem os seus pratos.
Pensando nisso, procure descobrir algumas informações como:
- seus clientes estão buscando praticidade ou variedade?
- quais são as suas preferências na hora de escolher a comida?
- como essas pessoas se comunicam?
Isso vai ajudar você a planejar postagens irresistíveis, com uma linguagem adequada, opções de pratos chamativos e imagens de dar água na boca.
2. Invista nas imagens
Atenção para esta dica: apostar em fotos com alta resolução, um ótimo ângulo e pratos com uma apresentação impecável vão realmente impactar o seu público. Seja para postar no feed ou nos stories, é interessante caprichar em todas as capturas.
No entanto, não se limite às fotos dos pratos. Vá além e busque outros registros que possam ser interessantes para o seu público. Aqui vão algumas sugestões:
- mostre os bastidores do restaurante, incluindo a cozinha e a preparação dos pratos;
- faça registros da equipe, afinal, isso é o que dá a “cara” do seu restaurante;
- divulgue fotos de treinamentos e cursos que a sua equipe faz;
- compartilhe momentos importantes, como o fechamento de uma nova parceria;
- oriente o público com dicas para melhorar a sua food experience.
O interessante é variar o conteúdo das postagens e gerar engajamento. Por isso, lembre-se: você precisa testar as opções e descobrir o que funciona com o seu público.
3. Crie ofertas e promoções
Uma boa forma de divulgar itens específicos do seu cardápio é criando promoções que deem ênfase a eles. Isso pode ser feito por meio de uma estratégia de “prato do dia” ou por meio de combos. Além de facilitar no momento da divulgação, isso ainda ajuda a atrair mais clientes e a aumentar a visibilidade do seu perfil.
Outro aspecto positivo das ofertas e promoções é que você pode ajudar o cliente a experimentar opções diferentes do seu cardápio. Um combo do dia, por exemplo, pode influenciar alguém a pedir uma opção de prato que ele nunca provou.
O sorteio também é uma ótima forma de fazer isso. Você pode preparar um supercombo ou utilizar essa estratégia para lançar novas opções de pratos, pedindo para que os seus seguidores compartilhem uma foto oficial. Assim, além de divulgar o seu cardápio, você ainda dá um up no alcance da sua conta no Instagram.
4. Utilize os stories para compartilhar receitas
Você pode também separar alguns itens do seu cardápio para falar mais sobre eles nos stories e até compartilhar as receitas, ensinando seus clientes a prepararem alguns pratos. Ok, você deve estar pensando: “mas como eu vou entregar o segredo dos ovos de ouro?”. Calma, vamos explicar como você pode se beneficiar dessa tática.
Muitas pessoas têm curiosidade em saber como os pratos são feitos, no entanto, não têm tempo, não gostam ou simplesmente não têm jeito para cozinhar. Assim, você consegue se aproximar do seu cliente oferecendo algo original e autêntico, mostrar o funcionamento real do restaurante e, ainda, ganhar seu público com algo inesperado.
Além disso, você pode ensinar apenas aquelas receitas mais simples, práticas e fáceis, que as pessoas podem adotar no dia a dia. Os pratos mais complexos ficam a cargo do seu estabelecimento.
5. Explore os highlights
Você já deve ter visto e talvez até utilizado aqueles stories que ficam fixados no perfil do Instagram, certo? Ele é um ótimo recurso para montar um cardápio simples e superatrativo na rede social. Além de poder deixar tudo salvo ali, você ainda pode organizar o cardápio por seções, como “petiscos”, “pratos quentes”, “sobremesas”, “bebidas” e assim por diante.
Os stories são ótimos para criar imagens superintuitivas e ainda dão a opção de você adicionar um adesivo “pedir refeição”, sobre o qual você vai conferir mais adiante. Ainda existem outros recursos interessantes para saber quais são os pratos favoritos do seu público, como as enquetes com duas opções de resposta ou aquelas deslizáveis.
Essa organização facilita muito a vida de quem está procurando informações para fazer um pedido, mas não sabe se liga, se pede por aplicativo, pelo site ou pelo direct. Assim, quando um usuário acessa seu perfil, já pode conferir todos os itens do cardápio.
6. Use a opção “pedir refeição”
Essa alternativa é fruto da parceria entre o Instagram e o Uber Eats, Rappi e iFood. Ela permite que você adicione um botão “Pedir Refeição” que fica disponível logo abaixo do link “Seguir” no perfil. Assim, quando o usuário acessa esse botão, é redirecionado para o cardápio cadastrado no site do parceiro.
Ainda é possível adicionar um sticker nos stories, que funcionará da mesma maneira. Você pode tirar uma foto chamativa do prato que quer divulgar, convidar a pessoa a fazer o pedido e disponibilizar o link, tudo pelo mesmo local.
Essas são apenas algumas dicas de como divulgar cardápio nas redes sociais, especialmente durante o período de distanciamento social. É importante que as pessoas saibam que o seu estabelecimento continua funcionando, mesmo de forma remota, e divulgar suas opções de menu ajudam bastante nessa missão.
E aí, este conteúdo ajudou você? Então que tal ficar de olho em todas as nossas novas postagens para dar uma guinada nas vendas durante a pandemia? Siga-nos no Instagram e Facebook para ficar por dentro das novidades!