Você sabia que os clientes millennials são os que mais concentram suas compras em restaurantes? Um levantamento realizado pela Visa Performance Solution mostra que os gastos com alimentação fora do lar (7%) só perdem para as despesas com roupas (8%). Portanto, atrair e agradar esse público é fundamental.
A geração dos millennials representa os nascidos entre 1980 e 2000. Esses clientes são altamente conectados, bem informados, exigentes, valorizam a opinião de outros compradores e prezam por boas experiências de consumo. Sendo assim, para ganhá-los, é necessário investir em estratégias alinhadas às expectativas deles.
Mas você sabe como conseguir isso? Continue a leitura e veja sete dicas valiosas para atrair os clientes millennials!
1. Crie experiências
“Encantar” é a palavra-chave para conquistar os millennials. Afinal de contas, eles estão cada vez mais preocupados com experiências e valorizam os momentos únicos que o seu estabelecimento pode proporcionar.
Portanto, trabalhe para que cada instante do cliente dentro do seu restaurante seja positivo: recepção acolhedora, ambiente confortável, comida saborosa, atendimento de qualidade, formas de pagamento e até mesmo a pesquisa de satisfação após a estadia dele.
Vale lembrar que esse público é viciado em tecnologia, superconectado, adora fotografar e compartilhar os momentos nas redes sociais. Por isso, os estabelecimentos que disponibilizam wi-fi de graça também ganham pontos no quesito experiência.
No entanto, é importante estudar a estratégia com cuidado. Se o seu negócio não foi planejado para receber clientes por longos períodos, a ação pode estender o tempo de permanência, mas sem aumentar o consumo.
2. Invista nas mídias sociais
O marketing tradicional não tem vez com os clientes millennials. Propagandas em rádios, jornais, revistas, outdoors e até mesmo os banners em sites e redes sociais não convencem os consumidores dessa geração.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Elite Daily, publicada pela Forbes, apenas 1% dos millennials afirmaram que um anúncio convencional os faria confiar mais na marca.
Portanto, não utilize o ambiente virtual apenas para publicar materiais promocionais. O que diferencia as estratégias nas mídias sociais, gera engajamento e aproxima o consumidor do bar ou restaurante é a interação.
Portanto, crie contas nas redes sociais preferenciais do seu público — como Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, entre outros — e compartilhe conteúdos interessantes. Você pode usar o espaço para dar dicas de culinária, mostrar como funciona a cozinha do restaurante e deixar seus públicos informados sobre os novos pratos do estabelecimento.
Vale até postar memes e conteúdos descontraídos, pois tanto as redes sociais quanto os millennials permitem uma certa informalidade. No entanto, não esqueça de interagir e responder todos os comentários dos consumidores.
Aliás, o wi-fi gratuito, mencionado no tópico anterior, é super útil nessa estratégia. Isso porque os clientes podem fotografar o local, compartilhar em tempo real e ainda marcar o estabelecimento nas postagens. Isso gera uma propaganda espontânea, sem custos e de alta confiança.
Afinal de contas, o millennial valoriza a opinião de outros consumidores. Ao entrar nas redes sociais da empresa e ver postagens positivas, ele terá vontade de visitar o local.
3. Aposte na comunicação multicanal
As novas tecnologias vieram para facilitar a vida da empresa e do cliente. Então, por que não aproveitar essa oportunidade? Hoje, os canais de comunicação não podem se limitar apenas ao telefone.
Por isso, estude a implementação de novos pontos de contato para fazer reservas pelo WhatsApp, redes sociais, site ou pedir comida em casa por meio de aplicativos especializados.
No entanto, é importante manter uma comunicação homogênea em todos os canais de atendimento. O ideal é contar com recursos que centralizam os contatos para evitar demandas duplicadas.
4. Ofereça serviços personalizados
Os clientes millennials valorizam o que é único e especial. Portanto, para atraí-lo para o seu negócio, é fundamental suprir as expectativas dele nesse sentido.
Apesar de os consumidores dessa geração terem características semelhantes, nenhum deles é igual ao outro. Por isso, é interessante investir em estratégias de inteligência de mercado para identificar as novas tendências de consumo e oferecer serviços que parecem que foram feitos sob medida.
Os clubes de fidelidade também são excelentes recursos para monitorar toda a jornada do cliente e entender as suas necessidades. Dessa maneira, é possível oferecer infraestrutura adequada e um atendimento individualizado.
Quanto mais personalizados forem os serviços, mais confortável e acolhido o consumidor se sentirá. A regra da customização vale para os móveis, atendimento, ofertas, mimos, entre outros.
5. Valorize a instantaneidade dessa geração
Os millennials querem tudo para ontem. Mesmo que o seu restaurante tenha uma recepção acolhedora e um bom ambiente para espera, uma fila longa demais vai afastar o consumidor dessa geração.
Sendo assim, é essencial se preparar para atender as demandas com agilidade e consistência. Além disso, você pode aproveitar para transformar essas melhorias em diferenciais competitivos.
Disponibilizar cardápios virtuais, por exemplo, pode suprir o imediatismo desse consumidor. Assim, ele tem acesso ao menu do restaurante no conforto de sua casa ou enquanto ainda está no escritório e já chega no estabelecimento com a escolha na cabeça. Outra solução é permitir que ele faça o pedido à distância e reduzir ainda mais o tempo de espera.
Vale ressaltar que essa agilidade também é necessária para responder mensagens pelas redes sociais, implementar melhorias de acordo com os feedbacks etc.
6. Destaque o trabalho da equipe
Os millennials sempre procuram ocupações que ofereçam muito mais do que um bom salário: eles buscam satisfação pessoal no trabalho. Por isso, mesmo que não seja a área de atuação dele, esse tipo de cliente observa como as empresas tratam seus colaboradores.
Se ele vir um garçom sendo humilhado pelo gerente do restaurante, por exemplo, vai tomar as dores do trabalhador. Portanto, é essencial que você mantenha um posicionamento de valorização e incentivo aos funcionários e deixe essa postura bem evidente aos consumidores.
Entretanto, é claro que essa filosofia não deve ser usada apenas para atrair clientes. Afinal de contas, os colaboradores de um restaurante tem papel fundamental para o desenvolvimento do negócio.
No mais, vale a pena investir na contratação de millennials também. Isso porque eles sabem como ninguém como agradar pessoas com características semelhantes às deles.
7. Apresente os valores da empresa
Os clientes millennials gostam de criar vínculos com as empresas. Mas para que isso aconteça, eles precisam se identificar com os mesmos valores e convicções do estabelecimento.
Dados de uma pesquisa publicada pela Forbes revelam que 75% dos clientes esperam que as empresas façam algo para a sociedade, em vez de apenas lucrar. Portanto, desenvolva projetos de responsabilidade socioambiental, faça campanhas de conscientização nas redes sociais e tenha uma gestão transparente.
Implementar políticas de redução do desperdício no restaurante, recolher o excesso de alimentos em boas condições e doá-los para organizações sociais ou para pessoas necessitadas são bons exemplos.
Enfim, atrair clientes millennials exige estratégias alinhadas aos hábitos de consumo deles. A característica mais marcante desse público é a conectividade, por isso, as ações online merecem atenção especial. Contudo, lembre-se também de que eles são socialmente engajados e supervalorizam as empresas que compartilham das mesmas crenças e valores que eles. Coloque todas essas dicas em prática e conquiste os millennials!
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