Por que é importante se preocupar com o café da manhã de hotel? Muitos fatores contribuem para que o seu estabelecimento se destaque no mercado e atraia um número maior de clientes. Um bom atendimento, campanhas de marketing atrativas para o seu público e diferenciais que chamem a atenção das pessoas são alguns deles.
Nesse contexto, a primeira refeição do dia é dos pontos que mais tendem a chamar a atenção de quem está em busca de um bom hotel. Não à toa, muitos estabelecimentos usam fotos chamativas de mesas postas para atrair mais hóspedes.
Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda melhor a importância de oferecer um café da manhã de qualidade aos seus hóspedes, incluindo os itens que não podem faltar nessa refeição. Continue a leitura e saiba mais!
Qual é a importância do café da manhã de hotel?
A seguir, selecionamos alguns pontos que demonstram a importância de oferecer um café da manhã de qualidade em seu hotel. Confira!
Estratégia de marketing
Uma mesa chamativa certamente é um diferencial para quem procura por um bom lugar para se hospedar. Para isso, o ideal é que o seu negócio tire fotos de qualidade e as divulgue nas redes sociais ou em seu site. Dessa forma, o cliente terá a oportunidade de verificar o café da manhã e como ele é servido.
Se o hotel oferecer, ainda, cardápios diferenciados de acordo com o dia da semana, destaque esse detalhe nas publicações. Assim, o cliente terá mais informações para tomar sua decisão.
Experiência valorizada pelos clientes
Mesmo que o cliente opte por apenas uma xícara de café e um pedaço de bolo, a experiência de ter à sua disposição itens variados para o café da manhã conta muito no momento em que ele for avaliar a qualidade de sua recepção.
Isso porque quem está viajando geralmente não quer ter que se deslocar logo nas primeiras horas do dia em busca de uma padaria ou lanchonete para poder se alimentar. Quem viaja a trabalho tem pouco tempo para fazer as suas atividades. Do mesmo modo, quem está a passeio não quer outras preocupações além dos programas marcados para aquele dia.
O que oferecer no café da manhã de hotel?
Agora que já ficou clara a importância de um bom café da manhã de hotel, chegou o momento de explicarmos alguns itens que não podem faltar nessa refeição, de acordo com as tendências observadas nos estabelecimentos. Confira!
Frutas
Hoje as pessoas têm se preocupado muito com um estilo de vida mais saudável. Não é porque o hóspede está fora de sua rotina que isso tende a se modificar — principalmente se ele estiver a trabalho.
Por essa razão, não deixe de oferecer uma variedade significativa de frutas frescas. Maçã, banana e mamão são algumas das clássicas que não podem faltar em seu cardápio. Dependendo de sua região, é possível, ainda, apostar em frutas locais — se forem exóticas, isso possibilitará que o hóspede já tenha contato com a cultura da região logo na primeira refeição.
Além disso, o seu negócio pode optar por comprar produtos orgânicos, o que criará um diferencial para o hotel e fortalecerá o comércio local por meio de parcerias com fornecedores da região.
Opções de proteínas
Proteína não pode faltar para os seus hóspedes começarem bem o dia. Por essa razão, ofereça uma variedade significativa delas para os clientes, sem se esquecer das pessoas que são vegetarianas ou veganas — neste último caso, existem muitas alternativas disponíveis e que englobarão uma parcela maior de seu público, como:
- waffle de grão-de-bico;
- shake de manga com leite de coco;
- wrap integral de alface com cenoura;
- muffin de quinoa etc.
Para quem não adota esse estilo de vida, o hotel pode oferecer alternativas como:
- iogurte natural;
- omelete;
- queijos.
Não se esqueça de colocar à disposição chá e café de qualidade, sem açúcar ou adoçante, para que o hóspede tenha a possibilidade de acrescentá-los de acordo com a sua preferência.
Por fim, além do leite de vaca, também pode ser interessante oferecer opções veganas, como leite de soja ou de amêndoas.
Comidas regionais
Falamos sobre as frutas típicas para que o cliente conheça diferentes produtos vendidos na região de seu hotel, porém não se limite a elas. Quando uma pessoa conhece um local diferente, ela pesquisa previamente quais são os pratos mais famosos daquele lugar.
Quem vai à Minas Gerais, por exemplo, certamente quer experimentar o famoso pão de queijo, da mesma forma que o cuscuz e a carne seca são muito procurados pelos clientes que vão até alguns estados do nordeste.
Por isso, entenda quais são os itens que mais chamam a atenção na sua região e capriche na apresentação deles. Ao lado dos alimentos, coloque alguma curiosidade sobre o prato e o porquê de ele ser tão famoso nessa área. Assim, você consegue aliar comida de qualidade com cultura, ambos aspectos muito apreciados por turistas.
Frios e laticínios
Frios e laticínios são muito utilizados em diferentes tipos de café da manhã, uma vez que são quase unanimidades entre as pessoas. Afinal, se há pão fresquinho, é normal que os clientes gostem de ter um acompanhamento para deixá-lo mais reforçado e saboroso.
No entanto, como ressaltamos, é importante que esses itens estejam sempre frescos. Essa característica será um importante ponto no momento em que o hóspede avaliar a qualidade do café da manhã do hotel.
Entre as alternativas que podem ser oferecidas, destacamos:
- muçarela;
- presunto;
- queijo branco;
- manteiga.
Lembre-se, ainda, de sempre fornecer produtos que não tenham lactose, pois, hoje em dia, muitas pessoas têm intolerância. Para atender a diferentes perfis, é essencial manter um cardápio diversificado.
Como o café da manhã é um diferencial competitivo para o hotel?
Alguns gestores do segmento acreditam que o café da manhã gratuito acaba sendo dispensado pelos hóspedes pelo fato de que existe uma infinidade de opções atrativas do lado de fora. Mas acontece que nem todos os clientes estão interessados em explorar as opções da cidade e essa refeição também acaba sendo a principal do dia.
Por esse motivo, investir em opções atrativas de café da manhã pode se tornar um diferencial competitivo para os hotéis. Aproveite essa oportunidade para colocar o turista em contato com a cultura e a culinária do local e vá além da oferta de alimentos tradicionais. Insira alimentos típicos da região e surpreenda-os.
Permita que os hóspedes do hotel saiam do estabelecimento alegres e dispostos a comentar o maravilhoso café da manhã que foi servido. Com isso, outros potenciais clientes ficarão sabendo da farta refeição matinal oferecida e podem decidir conhecer melhor os serviços ofertados. Mostre aos interessados o local onde a refeição é servida.
Como oferecer um café da manhã de qualidade para os hóspedes?
Um café da manhã de qualidade não depende somente dos alimentos servidos pelo hotel. Possibilite que esse ambiente seja apropriado para a socialização dos hóspedes, que podem utilizá-lo para trocar dicas de passeios ou até mesmo contar as experiências vivenciadas para outros clientes logo no início do dia. Faça investimentos para a criação de uma área confortável e convidativa.
O hotel que almeja atingir a excelência no café da manhã deve evitar filas e agilizar os serviços realizados pelos colaboradores. Também é indispensável posicionar corretamente as cadeiras e as mesas de modo que a circulação dos hóspedes seja facilitada e não misture os alimentos na mesa; separe-os por sessões para agilizar a escolha dos clientes.
Preste atenção na decoração, que não deve ser difícil de higienizar e muito menos acumular sujeiras. Você pode colocar televisões com volume baixo ou músicas que combinem com o estilo do hotel. Verifique se existem hóspedes que preferem receber a refeição no quarto ao invés de se dirigirem até a área especialmente preparada para alimentação.
Como gerenciar o café da manhã?
O gerenciamento do café da manhã de hotel precisa ser realizado por um profissional experiente, tendo em vista que o público está mais exigente a cada dia que passa. Organize um cardápio com várias opções para essa refeição, por exemplo, produtos sem glúten ou lactose, alimentos veganos, orgânicos e naturais, para quem tem algum tipo de restrição alimentar.
Além disso, considere os pontos abaixo para sempre oferecer a melhor experiência ao seu clientes.
Pontualidade
A pontualidade é primordial na hora de servir o café da manhã, já que muitos clientes fazem uma programação conforme o horário das refeições. Não aceite atrasos por parte dos colaboradores, contudo sirva os alimentos com antecedência se um hóspede solicitar. Demonstre preocupação e se esforce para que ele seja bem atendido.
Identifique os alimentos
Talvez você conheça todos os alimentos servidos no hotel, mas os hóspedes podem ter dificuldades para identificar cada opção disponibilizada. Identifique os pratos para evitar desperdícios ou até mesmo enganos por parte dos clientes. Mantenha o ambiente bem iluminado e arejado, com aparelhos de ar condicionado ou aquecedores.
Equipamentos elétricos
Coloque no ambiente alguns equipamentos, como sanduicheiras e torradeiras para que seus hóspedes se sintam à vontade. Isso poderá tornar a experiência mais positiva, inclusive se a disposição dos móveis oferecer boa acessibilidade ao buffet. Invista em equipamentos e mobílias ergonômicas, que ofereçam aos clientes o bem-estar que estão procurando.
Equipe especializada
Tenha um time especializado para receber os hóspedes no ambiente em que vão tomar o seu café da manhã. Os colaboradores precisam ser gentis, cordiais e estar dispostos a repor os alimentos com agilidade. Evite que os clientes fiquem esperando no momento em que vão se servir e impeça que louças ou talheres sujos fiquem sobre as mesas.
Neste conteúdo, você pôde conferir alguns itens que não podem faltar em um café da manhã de hotel. Essa preocupação será muito importante para a satisfação e a fidelização de seus clientes, contribuindo para que essas pessoas indiquem o lugar a amigos e familiares. Aplique as dicas fornecidas ao longo do texto e observe as mudanças.
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