Em março de 2020, prefeituras e governos estaduais publicaram decretos que pausaram o funcionamento de restaurantes, bares e lanchonetes em todo o país. Com a liberação para que alguns estabelecimentos voltem a funcionar de forma presencial, aos poucos, a rotina vai voltando a ser o que era — seguindo protocolos de higienização e segurança para colaboradores e clientes.
Nesse contexto, você sabe quais são as principais medidas que devem ser adotadas para conquistar a confiança do cliente nesse “novo normal”? E quais os ganhos de adotar um ambiente externo em restaurantes durante esse momento de reabertura? Pensando nesses pontos, elaboramos este conteúdo para que você tire suas dúvidas. Continue a leitura e saiba mais!
A experiência do consumidor no restaurante
A experiência do consumidor sempre foi importante para obter melhores resultados e conquistar a fidelização de clientes. Em períodos desafiadores como o atual, garantir uma ótima experiência é prioridade. Hoje, muito mais do que apenas oferecer um atendimento de qualidade e pratos que encantam o seu público, também é preciso garantir a segurança sanitária e alimentar.
Nesse contexto, como é possível proporcionar essa experiência? O primeiro passo é respeitar os protocolos estabelecidos pelo governo de sua cidade. Cada prefeitura estabelece medidas diferenciadas, o que exige do gestor do restaurante um estudo de quais são as medidas necessárias em sua localidade. No entanto, alguns pontos são comuns a todas as regiões, como:
- oferecer álcool em gel para os clientes higienizarem as mãos;
- garantir um distanciamento seguro entre as mesas;
- capacitar os colaboradores para que possam atender de forma adequada aos clientes nesse retorno.
De acordo com Simone Turíbio Brígido, sócia-diretora da Choque Arquitetura, o ideal é que os clientes vejam essa preocupação com a higienização do local. Ou seja, sempre que um cliente chegar ao restaurante, a orientação é que as mesas sejam novamente limpas para garantir essa confiança e credibilidade por parte do público.
A inovação em tempos de crise
Para que os restaurantes possam continuar operando e alcançando bons resultados, existe a necessidade de trazer inovação e de se destacar no mercado. Nesse sentido, é preciso trabalhar com novas formas de compra no intuito de oferecer diferentes experiências gastronômicas ao cliente. Assim, é possível incrementar a receita mesmo com a redução da capacidade do estabelecimento (norma presente em grande parte dos decretos).
A adaptação a essa nova realidade
Além do álcool em gel, existe a necessidade de adaptar outros pontos para garantir a segurança de clientes e colaboradores. A primeira preocupação está em oferecer pontos de higienização em todo o espaço. Assim, sempre que o cliente se deslocar, terá fácil acesso a um espaço para lavar as mãos, por exemplo. Em relação aos colaboradores, a vestimenta também precisa se adequar a essa nova realidade, como o uso de luvas e máscaras durante todo o atendimento.
Ainda, é preciso higienizar mesas e cadeiras de forma constante — especialmente quando clientes saírem do estabelecimento e chegarem novas pessoas —, dar preferência a cardápio em QR Code, para evitar que o cliente tenha contato físico com esse tipo de material, entre outros pontos importantes.
Os benefícios do ambiente externo para o restaurante
Com o objetivo de manter um ecossistema da microeconomia local saudável, o ambiente externo em restaurantes é essencial para garantir bons resultados. Afinal, em grande parte das cidades, houve essa necessidade de reduzir o número de clientes por estabelecimento.
Além disso, esse tipo de espaço garante uma melhor experiência ao cliente, já que proporciona um ambiente mais descontraído, além de ser um chamativo para quem não conhece o seu estabelecimento e ainda apresenta certo receio de ir a espaços mais fechados.
O mobiliário Mondiale Enjoy como solução
A escolha do mobiliário é fundamental para que os objetivos da implementação de um ambiente externo sejam alcançados com êxito. A linha Mondiale Enjoy, da Franco Bachot, por exemplo, resgata a nostalgia das praças, dando um charme ainda mais especial ao seu espaço. Assim, há uma maior permanência dos clientes no local devido à qualidade e à comodidade dos móveis.
Para a implementação desse novo mobiliário, o ideal é que o espaço tenha um caráter temporário, sem a necessidade de reformas evasivas. Existem exceções, especialmente no que diz respeito a estabelecimentos com um ambiente muito reduzido — no entanto, é possível que essas alterações sejam feitas sem a necessidade de realizar uma grande obra.
Cuidados necessários
Em relação aos cuidados necessários, é preciso contar com uma peça que resista à constante higienização. Conforme explicamos, esse será um ponto fundamental para a retomada das atividades, principalmente quando houver clientes ocupando esses locais.
Além disso, é preciso que os móveis consigam aliar estilo com funcionalidade. Eles não podem ser muito pesados, uma vez que os clientes se ajeitam a todo o instante na mesa (o que exige a escolha de um material que tenha facilidade de uso). Esse ponto é importante até mesmo para seus profissionais, que precisarão adotar uma rotina de limpeza mais rígida.
Em relação às mesas, é preciso que elas sejam elaboradas de forma que o profissional de seu restaurante consiga fazer a limpeza da superfície nos momentos indicados, garantindo a segurança de todos no estabelecimento.
A iluminação nesses ambientes
Além da preocupação com o mobiliário e com a higienização, também é necessário ter atenção quanto à iluminação do local. Por meio dela, é possível estender a permanência do cliente. De acordo com Simone, “a qualidade da venda de um produto está diretamente ligada à qualidade técnica da iluminação”.
Nesse sentido, esse conforto visual demonstra segurança e que o local está limpo, além de possibilitar que o usuário veja a disposição de cada coisa no estabelecimento, verificando a qualidade da limpeza dos pratos e dos talheres, por exemplo. Ou seja, a higiene também é consequência da luminosidade do ambiente.
E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre a importância do ambiente externo em restaurantes em um contexto de pandemia? O ideal é contar com um bom planejamento para essa retomada, estudar o decreto de seu município e garantir com que o cliente veja o comprometimento do seu estabelecimento com a higienização do local para que, assim, ele possa frequentar o restaurante em segurança.
Quer implementar um ambiente externo seguro em seu restaurante? A Franco Bachot pode auxiliar. Converse com um de seus profissionais!