Você acredita que uma comida boa é suficiente para agradar clientes no restaurante? Apenas isso não basta! Para atrair e fidelizar consumidores, é preciso ficar atento a todos os detalhes do estabelecimento.
O consumidor moderno não deseja apenas um lugar para se alimentar, ele procura uma experiência única e completa. Por isso, para deixar o cliente encantado, é necessário cuidar do ambiente, da mobília, do cardápio, do atendimento e de vários outros aspectos.
Mas, afinal, o que fazer? Continue a leitura e saiba como satisfazer os consumidores de seu restaurante!
Invista em um ambiente bonito e confortável
Um espaço agradável e aconchegante é essencial para o cliente se sentir acolhido. Afinal de contas, antes mesmo de provar a comida do local, ele desfruta da infraestrutura. Por isso, a ambientação é uma das peças-chave para agradar clientes.
Um dos elementos mais significativos na composição do lugar é a mobília. Além de acomodar os consumidores, os móveis também têm papel fundamental na decoração.
No entanto, não basta optar pelos objetos mais confortáveis e de design arrojado. O importante é escolher a mobília de acordo com o público do seu restaurante e com a proposta do negócio.
Os modelos convencionais, por exemplo, são recomendados para restaurantes de giro rápido, como o self-service. O consumidor desse estabelecimento, geralmente, prefere agilidade em vez de sofisticação. Já os ambientes temáticos e cheios de personalidade podem exigir móveis customizados.
A iluminação também merece uma atenção especial. Uma luz adequada pode valorizar os móveis escolhidos, além de proporcionar conforto e bem-estar ao cliente. Os restaurantes que abrigam casais em noites românticas, por exemplo, utilizam luzes suaves e indiretas.
Porém, vale lembrar que os elementos precisam ter equilíbrio: móveis, revestimento, cores, texturas, objetos decorativos e a sonorização do local devem estar em harmonia e representar a identidade do espaço. O ideal mesmo é contratar um arquiteto que crie um projeto conforme as necessidades da sua empresa.
Faça do cardápio o cartão de visitas do restaurante
Além de ser a vitrine do seu negócio, o cardápio também é uma poderosa ferramenta de marketing. Afinal de contas, o primeiro contato que o cliente tem com os pratos oferecidos pelo seu restaurante é por meio dele.
Para ter um cardápio de sucesso, o primeiro passo é fazer escolhas inteligentes para o menu. É essencial que as refeições oferecidas combinem com o estilo do seu restaurante e sejam adequadas ao público.
Se o seu estabelecimento é dedicado às famílias, por exemplo, é importante diversificar os pratos para conseguir agradar todos os membros, inclusive as crianças. Além disso, vale a pena incluir alternativas sem glúten, sem lactose, pratos vegetarianos e veganos.
No entanto, para seu negócio se destacar da concorrência, é fundamental oferecer opções diferenciadas. Por isso, crie pratos exclusivos e fique atento ao feedback dos clientes.
Outro ponto de destaque no cardápio é o design, pois é a primeira coisa que chama a atenção. Por essa razão, é essencial que ele seja atraente e tenha imagens apetitosas. A foto de um prato suculento, por exemplo, pode estimular a salivação e induzir o consumidor a pedi-lo. Mas não se esqueça que as fotos devem ser reais, para não frustrar o cliente.
Contudo, para um resultado eficiente, o recomendado é contratar um profissional qualificado para cuidar do layout. Além disso, vale a pena investir em materiais inovadores e de qualidade para o formato e para a impressão.
Mantenha os colaboradores bem treinados
Sem uma capacitação adequada, seus colaboradores não conseguirão manter a qualidade do atendimento. Por essa razão, é essencial investir na qualificação dos funcionários para padronizar a postura e a abordagem ao cliente.
Além disso, todos os garçons precisam conhecer muito bem os serviços que o estabelecimento oferece. Um colaborador bem treinado é capaz de fazer sugestões de pratos de acordo com o perfil do cliente.
No caso de restaurantes com comida típica, por exemplo, o funcionário deve entender sobre a cultura da região, além de ter informações sobre os ingredientes utilizados nos preparos.
No entanto, a capacitação também serve para motivar e engajar a equipe de atendimento. Um funcionário insatisfeito pode destratar os clientes e comprometer a reputação do seu negócio. Por isso, os treinamentos precisam ser contínuos e aliados a uma boa gestão de pessoas.
Personalize o atendimento
Um atendimento ao cliente de qualidade não deveria ser considerado um diferencial competitivo, mas sim uma obrigação de qualquer estabelecimento comercial. Mesmo assim, o restaurante que consegue prestar uma assistência eficaz e personalizada sai na frente da concorrência.
Cada cliente tem gostos, hábitos e expectativas distintas. Por isso, tratar todos eles da mesma maneira é um erro. Você não adora quando entra em um restaurante e é chamado pelo nome? Ou quando o garçom lembra do prato pedido na última visita? O atendimento personalizado gera aproximação entre o cliente e o restaurante.
Mas como fazer isso? Ouvindo, observando e utilizando tecnologias para armazenar os dados. Ao implementar programas de fidelidade, por exemplo, é possível monitorar toda a jornada do consumidor e entender suas necessidades. Dessa forma, você consegue ofertar serviços adequados e um atendimento individualizado.
Disponibilize mimos para agradar clientes no restaurante
Todo mundo gosta de ganhar benefícios, não é mesmo? Oferecer pequenos mimos ao cliente faz com que ele se sinta importante e valorizado. Essa é uma forma de criar elos com o consumidor e, consequentemente, fidelizar.
Que tal oferecer um drink de cortesia antes do jantar? Ou um brigadeiro de sobremesa após o almoço? No caso dos bares, um abridor de garrafa personalizado pode fazer a alegria do cliente. Acredite: esses pequenos agrados fazem toda a diferença.
Com essas ações, o consumidor sai satisfeito e fica mais propenso a voltar. Além disso, ele pode recomendar o estabelecimento para amigos e familiares e ainda fazer postagens positivas nas redes sociais.
Faça pesquisas de satisfação
A pesquisa de satisfação é uma ferramenta poderosa para melhorar os resultados do seu restaurante. Além de obter informações valiosas sobre o que o cliente pensa sobre seu estabelecimento, o recurso possibilita que a empresa tome decisões mais precisas.
Para conseguir dados estratégicos, é necessário fazer formulários estruturados e incentivar a participação dos clientes. No entanto, para simplificar a coleta de feedbacks, você pode manter um canal de comunicação direto para receber críticas e sugestões.
Porém, é essencial que esses resultados não fiquem esquecidos na gaveta da administração. Ao fazer uma reclamação, o consumidor espera uma solução efetiva. Por isso, use as opiniões para fazer mudanças estruturais, corrigir falhas e trabalhar de forma preventiva.
Agradar clientes no restaurante é fundamental para fidelizar e garantir resultados positivos no negócio. Afinal de contas, consumidores satisfeitos serão frequentadores assíduos e ainda vão recomendar o estabelecimento para amigos e familiares. Por isso, ter atenção a todos os detalhes pode destacar a sua empresa da concorrência.
Você viu que cada cantinho do estabelecimento tem participação fundamental na satisfação do consumidor, não é mesmo? Então que tal investir em uma mobília de qualidade para agradar clientes no seu restaurante? Entre em contato com a Franco Bachot e conheça o portfólio de produtos.