O WhatsApp caiu no gosto popular, por isso, é difícil encontrar alguém que não tenha o app instalado no celular. Então, por que não aproveitar o WhatsApp para restaurantes para atrair mais clientes? Saiba que o aplicativo, no início usado exclusivamente para relações pessoais, tornou-se um instrumento poderoso para fazer negócios.
Porém, não basta criar uma conta e mandar mensagens indiscriminadamente. Se a comunicação for invasiva, você vai afastar clientes em vez de conquistá-los. Logo, é essencial ter cuidado com a estratégia.
Quer entender melhor como usar a ferramenta no seu estabelecimento? A seguir, você vai conhecer as vantagens do WhatsApp para restaurantes e ver algumas dicas práticas para utilizar o aplicativo. Confira!
Vantagens de usar o WhatsApp no marketing do restaurante
O WhatsApp lidera o ranking de aplicativos com usuários mais ativos. O app está à frente, inclusive, do próprio Facebook. Por isso, ele tem sido utilizado pelas empresas como uma ferramenta de marketing que oferece benefícios ao negócio e contribui para o aumento do fluxo de clientes.
De acordo com o Digital In 2019 — relatório sobre o comportamento digital da população mundial — o WhatsApp tem mais de 1,5 bilhões de usuários no mundo inteiro. Só no Brasil, já são mais de 124 milhões de pessoas utilizando o app.
No bar ou restaurante, a ferramenta pode ser aplicada para fazer reservas de mesas, nutrir relacionamentos, receber pedidos de delivery, realizar pesquisas de satisfação, divulgar ações e por aí vai. Existem diversas vantagens de utilizar a plataforma no marketing. Veja as principais delas!
Baixo custo
O app é gratuito e não requer um grande investimento em relação à produção dos conteúdos.
Alta taxa de abertura
Um estudo norte-americano revelou que cada pessoa toca no celular, em média, 2.617 vezes por dia. Esse dado evidencia que ninguém resiste a uma notificação e logo corre para checar o teor das mensagens.
Conteúdos dinâmicos
O aplicativo suporta diversos formatos como texto, imagens, áudios e até gifs.
Proximidade com os clientes
Por ser uma ferramenta de comunicação pessoal, o WhatsApp possibilita a interação com o consumidor de maneira mais próxima.
Mensuração dos resultados
O app apresenta recursos com o objetivo de acompanhar o desempenho das campanhas. Assim, fica mais fácil perceber se a sua estratégia apresenta resultados efetivos ou é necessário fazer ajustes.
Dicas práticas para usar o WhatsApp para restaurantes
Não há dúvidas de que usar o aplicativo é uma oportunidade de aumentar o movimento do restaurante. No entanto, é preciso adotar uma postura profissional para não correr o risco de afastar os consumidores em potencial.
Assim, você garante a credibilidade na comunicação, atrai mais clientes e, até mesmo, conquista indicações espontâneas. Acompanhe, a seguir, algumas dicas práticas ao utilizar o WhatsApp para restaurantes.
Use uma conta comercial
Existem duas versões do aplicativo: a comum e a Business. O WhatsApp Business é uma ferramenta voltada para negócios e apresenta diversas funcionalidades que facilitam a comunicação com os clientes. Com esse app, é possível:
- criar um perfil comercial com uma breve apresentação da empresa;
- utilizar etiquetas para categorizar e organizar as conversas;
- salvar modelos de mensagens. No caso de reservas, por exemplo, você pode armazenar textos padronizados para agilizar o atendimento;
- configurar respostas de envio automático de boas-vindas ou avisos de ausência;
- ter acesso às estatísticas de mensagens recebidas, enviadas, entregues e lidas.
Vale lembrar que é essencial adquirir uma linha e um aparelho exclusivo para o uso do restaurante — dá para usar, inclusive, um número fixo no cadastro da conta comercial. Afinal, misturar o WhatsApp profissional com o pessoal é um erro muito comum que atrapalha as operações do estabelecimento.
Preencha todos os campos de apresentação
No perfil pessoal, é possível visualizar o nome do usuário, o número, a foto e uma frase de status, certo? Já as informações visíveis do aplicativo comercial são mais completas, o que confere credibilidade à empresa.
Portanto, preencha todos os campos. O WhatsApp para os negócios tem espaço dedicado aos seguintes dados:
- nome do bar ou restaurante;
- foto de perfil;
- breve apresentação da empresa;
- horário de funcionamento;
- website ou perfis nas redes sociais;
- endereço físico;
- telefone;
- e-mail.
Responda com agilidade
O WhatsApp é um canal de comunicação rápido e prático, logo, o cliente espera por respostas quase que instantâneas. A depender do volume de contatos, o ideal é deixar um colaborador responsável pelo atendimento por esse canal.
Há, também, modelos de mensagens que o perfil comercial permite salvar, de forma a contribuir com a celeridade das respostas. Sendo assim, utilize o recurso e jamais deixe o cliente sem um retorno.
Crie listas de transmissão segmentadas
Além de um atendimento receptivo, você deve atuar de forma proativa para disseminar conteúdos promocionais e atrair o público para o restaurante. Criar listas de transmissão é uma boa estratégia para isso. Com esse recurso, é possível enviar a mesma mensagem a vários clientes de uma vez só.
Embora apenas os contatos que tenham o número comercial salvo no telefone recebam o conteúdo, é bom ter cuidado com a frequência de envios e segmentar muito bem as listas de transmissão. Afinal, é fundamental enviar mensagens relevantes para o público certo.
Quer um exemplo prático? Imagine que você quer atrair aniversariantes com o objetivo de comemorarem a data especial no seu estabelecimento. Nesse caso, o ideal é falar somente com as pessoas que fazem aniversário no mês, certo? Lembre-se de que investir em uma comunicação personalizada é um bom caminho para agradar clientes de restaurantes.
Por outro lado, bombardear os contatos com mensagens genéricas, irrelevantes e insistentes pode levar o cliente a bloquear o seu número. A comunicação invasiva é incômoda e coloca em risco um ponto de contato direto e valioso com o consumidor, além de ferir a imagem institucional.
Tenha cuidado com o horário dos envios
Ninguém gosta de acordar no meio da noite com a notificação de um conteúdo promocional no celular, não é mesmo? Além de inconveniente, a prática pode resultar em bloqueios. Portanto, cuidado com os horários de envios.
Como o funcionamento de bares e restaurantes não está limitado ao horário comercial, é válido disparar as mensagens nos fins de semana. Mesmo assim, deixe para fazer isso em momentos oportunos, ainda que o estabelecimento funcione de madrugada.
Atente para a linguagem
Apesar de também ser usado nos negócios, o WhatsApp é essencialmente um meio de comunicação mais informal. Afinal, ele foi criado para relacionamentos pessoais — é bom ter isso em mente na hora de elaborar as mensagens. Para acertar nesse quesito, fale a mesma língua do seu cliente.
Se o seu restaurante recebe muitos executivos em reuniões de negócios, por exemplo, a formalidade na comunicação precisa ser mantida no aplicativo. Por outro lado, se o seu público é mais jovem e descontraído, o ideal é adotar linguagem mais leve com o intuito de gerar aproximação. Vale até usar gírias e memes, mas com moderação.
Contudo, essa informalidade toda não significa que você pode relaxar com o português. É preciso lembrar-se de que erros na escrita rebaixam a credibilidade da empresa e, claro, causam prejuízos à reputação.
Usar o WhatsApp para restaurantes é uma oportunidade para atrair clientes e nutrir relacionamentos. No entanto, é necessária prudência na hora de lançar mão do app. Afinal, conteúdos irrelevantes e enviados com frequência geram inconvenientes e atrapalham a sua estratégia.
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